Travamento na Instalação do Ubuntu 20.04 LTS (Dual-boot com Windows 10)

Consegui seguir as orientações do “Como fazer DUAL BOOT com Windows 10 e Linux - Tutorial FÁCIL - 2020” até o minuto 11:00. Ocorre um travamento no instalador exatamente na etapa “Atualizações e outro software”. Estou com o pendrive inserido no computador, mas retornei à BIOS para mudar a ordem do boot para iniciar pelo Windows. Como devo proceder para fazer a instalação do Ubuntu não congelar?

A etapa em que ocorre o congelamento é esta:

  • iso Ubuntu baixada: ubuntu-20.04-desktop-amd64
  • secure boot desabilitado na BIOS
  • Tentei a instalação tanto conectado à internet quanto offline, ambos os jeitos tiveram fim no carregamento infinito (o que estou chamando de “congelamento”), por isso estou desconsiderando a possibilidade de ser o que sugeriram como resposta no Stack Overflow, que seria o programa, online, baixando os software.

Meu notebook:

  • Acer Nitro AN515-51
  • Windows 10 64bit
  • Processador Intel(R) Core™ i7-7700HQ CPU @ 2.80GHz, 2808 Mhz, 4 Núcleo(s), 8 Processador(es) Lógico(s)
  • Modo da BIOS UEFI
  • Memória Física (RAM) Instalada 16,0 GB

UPDATE: Fiz um segundo download da iso, desta vez através da alternativa Torrent. Refiz a criação do USB bootável com o Rufus, mas ainda está com travamento na etapa na imagem acima. Estou considerando refazer o USB no Rufus com o esquema de partição MBR para tentar o modo legacy. Bom, pelo menos foi isso que eu entendi como alternativa no tutorial. Acham que seria válido tentar? Quando tento isso, aparece a seguinte janela:

Olá, @mjfneto!

O travamento ocorre ao clicar no continuar ou na própria tela?
Realmente demora um pouco para a próxima tela aparecer, pois o programa precisa ler e identificar todas as partições. Perceba que até no vídeo aparece o símbolo de carregamento. Você tem mais de um HD e/ou um RAID configurado? Pois isso pode complicar ainda mais o processo.

E não é provável que seja problema com a ISO pois agora, por padrão, o instalador testa a integridade da media de instalação antes de começar o processo. Se você não cancelou este processo, então a media está corretamente criada.

Oi, @brunonzanette! Obrigado pela resposta.

O travamento ocorre ao clicar em continuar. E parece interminável! Deixei aqui por algumas horas, e nada de diferente aconteceu. Um detalhe é que o relógio continuava rodando, contudo, quando eu tentava sair da instalação, aí congelava tudo de uma vez, até aparecia uma janela falando que o processo de instalação havia encontrado um problema “insolucionável” (algo assim, não me lembro bem a palavra em inglês).

Estou iniciando nessa área, e só vi esse vídeo e o das partições — é tudo o que sei do assunto. Como faço pra ter informar com clareza se tenho mais de um HD e/ou um RAID configurado?

Achei essa recomendação num fórum da Acer:

  1. É sim necessário desativar a placa nvidia antes da instalação do windows. Para fazer isso, pressione a tecla “e” e digite cmd nouveau.nomodeset = 0 e pressione f10.

Contudo, essa é uma recomendação para instalação da versão 19.04. Acha que também pode servir para esse problema?

Essa recomendação normalmente é feita para os casos em que a ISO nem carrega, por causa de erros do driver do vídeo. Mas não custa nada tentar…

Sobre os HDs e o RAID, se você não fez então ta tranquilo, porque nunca vi isso vindo de fábrica.

Você sabe fazer o particionamento do HD? Se sim, pode usar o GParted na sessão Live (basta instalar pela loja de aplicativos ou pelo comando sudo apt install gparted), antes de iniciar o instalador, para criar as partições previamente. Pode ser que isso ajude.

Entendi. Posso tentar então.

O particionamento? Acho que sim, no tutorial foi passada a orientação de fazer o particionamento com o gerenciador de disco do Windows. É isso? Estou com uma unidade E: de 70GB.

1 curtida

@brunonzanette

Esqueci de compartilhar essa imagem:

error

Recentemente, incluí-a neste post à comunidade Acer e me responderam o seguinte:

Esses erros geralmente ocorrem por 2 fatores: a unidade de pendrive esta com setores danificados ou o kernel na instalação não reconhece os drivers dos discos.

Eu recomendo que tente com outra pendrive e verifique sua unidade de disco.
Caso possua duas (SSD+HDD) deve desabilitar ou desconectar o HDD.

Gostaria de saber o que acha da sugestão. O pendrive é novo, mesmo assim devo trocá-lo? E, quanto à unidade de disco, como posso verificar o que me sugeriram?

Opa eae @mjfneto blza man??? To vendo que o seu notebook é hibrido né hehehe e sei o calvário que é eheheh Esse travamento provavelmente é por causa do driver nouveau, mas é fácil contornar isso, na tela que você diz q ““trava””, basta clicar na opção “Instale software de terceiros para hardware gráfico…”, assim o Ubuntu vai fazer o processo automático da instalação do Driver Proprietário da NVIDIA e desabilitar o nouveau. Qq coisa, tem vídeos no meu canal mostrando como contornar isso. E outra, não ative o modo Legacy, da BO, deixa o UEFI mesmo. Tenho dualboot aqui do Win10 com o Ubuntu 20.04

1 curtida

Opa, @CanalOCaraDoTI2, obrigado pela resposta.

Estou dando uma olhada no canal!

Eu tentei isso de marcar essa opção, mas o carregamento infinito persiste, ocorrendo logo após o clique em “continuar”.

Seguindo algumas sugestões deste tópico, tentei desabilitar essa placa de vídeo colocando setparams 'Ubuntu' nouveau.modeset=0 no grub. Tentei isso também com a opção Ubuntu (safe graphics), sem sucesso. Tem a ver com a sua sugestão? E também me recomendaram duas coisas na comunidade Acer:

“(…) tente com outra pendrive e verifique sua unidade de disco.
Caso possua duas (SSD+HDD) deve desabilitar ou desconectar o HDD.”

Estou pesquisando como fazer isso.

PS.: Não sei se híbrido, não. Como faço pra ter certeza? O que eu vi foi isso, parece ser só uma HDD:

Mas não tenho certeza.

Opaa show, seja bem vindo ao canal :vulcan_salute: . O hibrido é na questão de ter Intel+NVIDIA. Faz o seguinte, baixa a ISO mais recente aqui e “queima” ela no pendrive e depois faz o procedimento q eu passo la no Canal (veja o vídeo de como Formatar com Linux). Pode ser q uma compilação mais recente corrija isso.

Oi, @CanalOCaraDoTI2,

Então posso me basear nesse procedimento do vídeo para fazer um procedimento de dual boot? E, como eu delimitei uma partição (afinal, estou seguindo o tutorial do DioLinux) para fazer o dual boot, ainda assim preciso me preocupar com backup?

Pode se basear nos dois se quiser, nao tem erro. Lembrando sempre de instalar primeiro o Win10 e depois o Linux.

Olá!
Estou com o mesmo problema. A tela trava em “Atualizações e outro Software”.

Somente após montar partições anteriormente, o instalador avança perguntando se deseja desmontar as partições para que seja possível remanejá-las. Tentei respondendo sim e outra vez não, mas o instalador não passa dessa tela.

Tenho dois discos, 1 Flash (que gostaria de instalar) e um rígido, onde estão meus dados.

Alguma dica/solução?
T.I.A.
Denis

Você conseguiu resolver, estou passando por essa mesma dificuldade, já mudei as config da BIOS e nada, fica travado “Atualizações e outro software”, preciso termina meu tcc até abril. Mais estou trava do nesse ponto de instalação.

Se algum pude ajuda !!!
Obrigado !!!