Travamento na hora particionar - PCIe Bus Error

Não consigo instalar de maneira alguma qualquer distro linux (tentei Mint e Kubuntu), na hora de particionar o disco, fica travado (ou “pensando”) e não há como avançar

Ao teclar control alt F1 para sair, aparece:

PCIe Bus Error: severity=Corrected, type=Data Link Layer, (Receiver ID) (imagem anexada)

Infinitamente, sem possibilidade de parar ou desligar (tem como?)

Dados:

-O processor i5 10400 tem o vídeo integrado Intel Graphics 620, mas está sendo utilizado a off board Ati Radeon RX550, tentar =nouveau.modeset=0 splash quiet acpi=off o instalador do (K)Ubuntu permite esta edição com tab?

-Placa Asus B460 Tuff Gaming

-O Windows está instalado num SSD NVMe (gpt), mas o Linux instalarei num HD Mecânico (mbr)

Eu tava com esse problema. Fui na BIOS e desativei o Secure Boot. Além disso, adicionei no etc/default/grub “pcie_aspm=off”, conforme esse tutorial:

1 curtida

Obrigado!

Posso até desativar o secure boot, mas preciso ativá-lo depois (exigência para o futuro Windows 11)

Vou tentar adicionar como parâmetro no inicio da instalação, e se não der certo, vou tentar instalar o Fedora. Depois posto os resultados

Obs. o Linux não será instalado em dispositivo PCIe, mas num HD mecânico comum

1 curtida

Resolvi instalar o Fedora e a instalação correu bem

Todavia expirmentei um travamento após o outro, e sei que no Fedora isso não comum acontecer, utlizei do 27 ao 34 em diversas máquinas sem nenhum problema

Então desisti e apaguei os arquivos do HD deixando somente o Windows, que após o segundo boot deu um erro fatal (tela azul) e o SSD não foi reconhecido. Desliguei, tirei da tomada alguns segundos e ao reiniciar voltou a funcional. Consultando o log ví que um segundo antes deu problema em volmgr, o que pode denotar uma falha de disco. Reabrirei um outro tópico, pois com o Fedora não deu a mensagem PCIe Bus Error. Muito grato a atenção de todos!