Travamento de note

Estou com um problema que não consegui achar a solução.

Tenho um notebook lenovo Ideap 320 com 4G de memória um SSD de 120G e um HD de 1T, atualmente estou com o Manjaro Gnome 20 (mas ocorreu o mesmo problema no ubuntu e mint).
Estou começando a aprender programar em HTML. CSS e JS; estou utilizando o Visual Studio Code e navegador Firefox ou Chrome.
Sem nenhum motivo e só com duas abas abertas o sistema trava e só consigo voltar a utilizar desligando o note no botão de desligar.
Segue as imagens do meu note.

Qual é o processador?

Existem duas principais possibilidades, na minha visão:

  • Pode ser o Kernel que está dando random freeze (mais provável - já ocorreu comigo)
  • O Visual-Studio-Code pode estar puxando muita RAM (menos provável)

Eu estou com o Manjaro Kernel 5.4.38-1. Veja qual o seu kernel com o uname -r. Ou pela interface nas configurações de seleção de Kernel.
Caso necessário baixe uma versão de Kernel LTS seja o linux414, linux419 ou linux54. Estes 3 citados são LTS no Manjaro OS.

Obs.: Lembre também de instalar os respectivos cabeçalhos para o kernel; dê um reboot para efetuar a troca do kernel; atualize o sistema (para utilizar as versões respectivas dos pacotes); Reinicie a máquina novamente (Não tão necessário, mas dependendo do que seja alterado é bom fazer).

$ sudo pacman -Sy linux54 linux54-headers
$ reboot
$ sudo pacman -Syu
$ reboot

@Sleepy minha versão do kernel já era o 5.4.39-1-MANJARO só refiz os comandos para ver se não tinha nada de errado ou faltando alguma atualização.
@swatquest meu processador é um intel I5.

E ainda continua com o mesmo problema, tem alguma forma de ver o log do sistema antes do travamento.

Tinha esquecido de mencionar usa a versão snap do visual Studio Code.

Pelo menos num é random freeze rsrs pq isso é muito ruim :cry:
snap no manjaro :confused: ?

Tem GPU ativa no manjaro? Se for só a integrada da intel, dá uma olhada neste link