Travamento de note

Estou com um problema que não consegui achar a solução.

Tenho um notebook lenovo Ideap 320 com 4G de memória um SSD de 120G e um HD de 1T, atualmente estou com o Manjaro Gnome 20 (mas ocorreu o mesmo problema no ubuntu e mint).
Estou começando a aprender programar em HTML. CSS e JS; estou utilizando o Visual Studio Code e navegador Firefox ou Chrome.
Sem nenhum motivo e só com duas abas abertas o sistema trava e só consigo voltar a utilizar desligando o note no botão de desligar.
Segue as imagens do meu note.

Qual é o processador?

Existem duas principais possibilidades, na minha visão:

  • Pode ser o Kernel que está dando random freeze (mais provável - já ocorreu comigo)
  • O Visual-Studio-Code pode estar puxando muita RAM (menos provável)

Eu estou com o Manjaro Kernel 5.4.38-1. Veja qual o seu kernel com o uname -r. Ou pela interface nas configurações de seleção de Kernel.
Caso necessário baixe uma versão de Kernel LTS seja o linux414, linux419 ou linux54. Estes 3 citados são LTS no Manjaro OS.

Obs.: Lembre também de instalar os respectivos cabeçalhos para o kernel; dê um reboot para efetuar a troca do kernel; atualize o sistema (para utilizar as versões respectivas dos pacotes); Reinicie a máquina novamente (Não tão necessário, mas dependendo do que seja alterado é bom fazer).

$ sudo pacman -Sy linux54 linux54-headers
$ reboot
$ sudo pacman -Syu
$ reboot

@Sleepy minha versão do kernel já era o 5.4.39-1-MANJARO só refiz os comandos para ver se não tinha nada de errado ou faltando alguma atualização.
@swatquest meu processador é um intel I5.

E ainda continua com o mesmo problema, tem alguma forma de ver o log do sistema antes do travamento.

Tinha esquecido de mencionar usa a versão snap do visual Studio Code.

Pelo menos num é random freeze rsrs pq isso é muito ruim :cry:
snap no manjaro :confused: ?

Tem GPU ativa no manjaro? Se for só a integrada da intel, dá uma olhada neste link

Dica: Acho que você pode baixar direto do aur, utilizando o yay (facilita demais e é semelhante ao pacman, pra instalar use), antes desinstale a versão que você está utilizando no manjaro.

ele vai no código-fonte, normalmente do github

pacman -S yay
yay -Syu code-git

@Sleepy fui tentar instalar o code pelo yay como você falou mas travou fiz mais duas tentativas para ver o monitor do sistema e o que esta travando é a memoria e especificamente o node pelo que você pode ver nas fotos.

então é a questão de lentidão, acho que você se pode dar ao luxo de aprender uma nova tecnologia Docker, que isso vai lhe auxiliar a limitar o quanto de RAM o node pode puxar.

Se der e for de interesse:
Recomendo que você faça uma partição de SWAP com uns 8GB (as recomendações é fazer igual a sua RAM ou o dobro da RAM). Você pode fazer utilizando o GParted, ou o programa de disco que você tem instalado aí

O que acho interessante é que isso ocorreu na instalação do VScode via yay , não sei qual é o motivo disso, onde consigo ver algo legal de docker? e pq 8Gb de swap se só tenho 4G no note?

A sua memória está completamente cheia e o seu sistema não tem Swap.
Adicionar um pouco de Swap ajudaria um pouco, pelo menos para não travar completamente, especialmente se estiver no SSD.

Eu não sei se isso é muito recomendado para a vida útil do SSD, mas definitivamente vai te ajudar. E também não adianta adicionar uma quantidade enorme porque se está usando um pouco de Swap já não é muito bom, e se tiver usando muito é muito ruim. O Swap é pensado para ser um pequeno respiro quando o sistema precisa usar muita memória por pouco tempo, e não como um substituto para a RAM.

Fora isso, a única solução é tentar reduzir o uso de memória. A dica de usar o Docker para limitar a quantidade de memória usada pelo Node pode ser uma boa, principalmente porque, pelo o que o monitor do sistema está mostrando, esse é o processo que mais está consumindo memória. Você também pode tentar usar uma interface ou programas que consumam menos recursos.

2 curtidas

4GB se swap é pedir para travar…

Se tiver sdd coloque no sdd

Crie um arquivo de swap
De pelo menos 4 GB…
Se for em vdd vai ficar lento, mas não vai travar por completo

Esquece o que vê no Windows pelo google…
Até no Windows com 4gb trava…

Tentei seguir uma ordem cronológica para sair comentando.

Basicamente, por estar entrando no mundo da programação, eventualmente será necessário softwares mais “pesados” para realizar o desenvolvimento de aplicações mais completas e complexas. E, além disso, o VScode é um software pesado (minha opinião, mas eu considero ele uma IDE bem pesada).

Tem o próprio site que possui uma documentação bastante completa, porém em inglês, mas é bem tranquilo.

O provável motivo disto foi a falta de RAM para poder compilar o VScode, pois o SO estava utilizando RAM para outra aplicação.

Como o nosso colega citou,

e são recomendações bastante difundidas, porquê esse espaço de Swap será criado como partição no seu HD/SSD então é como uma memória, porém muito mais lento, justamente para evitar situações como essa.

Ao meu entendimento, não vale a pena fazer a partição de Swap no SSD pois via denegrir a vida útil do dispositivo, melhor fazer no HD mesmo.

Eu concordo parcialmente com isso, pois o windows tem um recurso de limitar até x% da memória RAM para a interface gráfica, e tem os delays, mas não trava - ao menos no pc que estou utilizando aqui para teste

  • i5 6500U
  • GPU: a integrada da intel, apenas
  • 4GB de RAM
  • OS: Windows10-en

Uma outra coisa que você pode fazer é trocar a sua interface por uma mais leve, por exemplo a i3-wm, awesome, xfce (é baseada no gnome), qualquer uma da série minimalista, para não usar muita RAM. Eu gosto bastante da i3 e do xfce, ambas dão boot na minha máquina utilizando ~300-400MB de RAM a interface com os próprios programas do boot.

A xfce é menos “impactante” e dá para fazer muita coisa com ela. Além disso, ela é uma das interfaces padrões do Manjaro.