Tentei seguir uma ordem cronológica para sair comentando.
Basicamente, por estar entrando no mundo da programação, eventualmente será necessário softwares mais “pesados” para realizar o desenvolvimento de aplicações mais completas e complexas. E, além disso, o VScode é um software pesado (minha opinião, mas eu considero ele uma IDE bem pesada).
Tem o próprio site que possui uma documentação bastante completa, porém em inglês, mas é bem tranquilo.
O provável motivo disto foi a falta de RAM para poder compilar o VScode, pois o SO estava utilizando RAM para outra aplicação.
Como o nosso colega citou,
e são recomendações bastante difundidas, porquê esse espaço de Swap será criado como partição no seu HD/SSD então é como uma memória, porém muito mais lento, justamente para evitar situações como essa.
Ao meu entendimento, não vale a pena fazer a partição de Swap no SSD pois via denegrir a vida útil do dispositivo, melhor fazer no HD mesmo.
Eu concordo parcialmente com isso, pois o windows tem um recurso de limitar até x% da memória RAM para a interface gráfica, e tem os delays, mas não trava - ao menos no pc que estou utilizando aqui para teste
- i5 6500U
- GPU: a integrada da intel, apenas
- 4GB de RAM
Uma outra coisa que você pode fazer é trocar a sua interface por uma mais leve, por exemplo a i3-wm, awesome, xfce (é baseada no gnome), qualquer uma da série minimalista, para não usar muita RAM. Eu gosto bastante da i3 e do xfce, ambas dão boot na minha máquina utilizando ~300-400MB de RAM a interface com os próprios programas do boot.
A xfce é menos “impactante” e dá para fazer muita coisa com ela. Além disso, ela é uma das interfaces padrões do Manjaro.