Travamento de janelas durante videos ou videochamadas

Estou usando ubuntu 22.04

O problema que estou tendo é que sempre que estou em uma videochamada (teams ou zoom por exemplo) ou em alguma call (discord) e eu tento mover minhas janelas abertas a tela trava.

No caso não é um congelamento… ela da uma travada e eu consigo mover as janelas mas é como se eu tivesse com lag pra movimentar a janela. Isso acontece quando estou assistindo videos no youtube também.

Alguém tem alguma ideia de como consigo resolver isso ?

Edit - Informações sobre o hardware/software:

System:
  Kernel: 5.15.0-47-generic x86_64 bits: 64 Desktop: GNOME 42.4
    Distro: Ubuntu 22.04.1 LTS (Jammy Jellyfish)
Machine:
  Type: Desktop System: Gigabyte product: B250M-Gaming 3 v: N/A
    serial: <superuser required>
  Mobo: Gigabyte model: B250M-Gaming 3-CF v: x.x
    serial: <superuser required> UEFI: American Megatrends v: F6
    date: 11/08/2017
CPU:
  Info: quad core model: Intel Core i5-7400 bits: 64 type: MCP cache:
    L2: 1024 KiB
  Speed (MHz): avg: 800 min/max: 800/3500 cores: 1: 800 2: 800 3: 800
    4: 800
Graphics:
  Device-1: NVIDIA GM107 [GeForce GTX 750] driver: nouveau v: kernel
  Device-2: Logitech Webcam C270 type: USB driver: snd-usb-audio,uvcvideo
  Display: wayland server: X.Org v: 1.22.1.1 with: Xwayland v: 22.1.1
    compositor: gnome-shell driver: X: loaded: nvidia
    unloaded: fbdev,modesetting,nouveau,vesa gpu: nouveau
    resolution: 2560x1080~60Hz
  OpenGL: renderer: NV117 v: 4.3 Mesa 22.0.5
Audio:
  Device-1: Intel 200 Series PCH HD Audio driver: snd_hda_intel
  Device-2: NVIDIA GM107 High Definition Audio [GeForce 940MX]
    driver: snd_hda_intel
  Device-3: Logitech G432 Gaming Headset type: USB
    driver: hid-generic,snd-usb-audio,usbhid
  Device-4: Logitech Webcam C270 type: USB driver: snd-usb-audio,uvcvideo
  Sound Server-1: ALSA v: k5.15.0-47-generic running: yes
  Sound Server-2: PulseAudio v: 15.99.1 running: yes
  Sound Server-3: PipeWire v: 0.3.48 running: yes
Network:
  Device-1: Intel Ethernet I219-V driver: e1000e
  IF: enp0s31f6 state: up speed: 100 Mbps duplex: full mac: <filter>
Bluetooth:
  Device-1: Realtek Bluetooth Radio type: USB driver: btusb
  Report: hciconfig ID: hci0 state: up address: <filter> bt-v: 3.0
Drives:
  Local Storage: total: 1.35 TiB used: 42.3 GiB (3.1%)
  ID-1: /dev/sda vendor: Kingston model: SA400S37240G size: 223.57 GiB
  ID-2: /dev/sdb vendor: Western Digital model: WD10EZEX-00BN5A0
    size: 931.51 GiB
  ID-3: /dev/sdc vendor: Kingston model: SA400S37240G size: 223.57 GiB
Partition:
  ID-1: / size: 218.51 GiB used: 42.29 GiB (19.4%) fs: ext4 dev: /dev/sda3
  ID-2: /boot/efi size: 512 MiB used: 5.2 MiB (1.0%) fs: vfat
    dev: /dev/sda2
Swap:
  ID-1: swap-1 type: file size: 2 GiB used: 0 KiB (0.0%) file: /swapfile
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 29.8 C mobo: 27.8 C gpu: nouveau temp: 37.0 C
  Fan Speeds (RPM): N/A gpu: nouveau fan: 1170
Info:
  Processes: 265 Uptime: 21m Memory: 15.59 GiB used: 3.26 GiB (20.9%)
  Shell: Zsh inxi: 3.3.13

Olá!

Para conseguirmos ajudar melhor é importante que diga mais sobre seu equipamento e configurações. Aqui no fórum tem tópicos exclusivos para ajudar como postar suas configurações e detalhes que ajudarão a pensar em soluções.

Sobre essa “lentidão” é algo que acontece no ato de mover a janela e depois libera ou logo que ocorre o evento de lentidão tudo passa a ficar totalmente mais lento a partir daí?

Porque pode ser RAM/SWAP, ou driver de vídeo, ou alguma extensão no gnome que atrapalha (ja tive problemas assim), etc.

Então precisamos ter um mapa melhor de informações.

Ja aproveitando, em notebooks antigos com 4GB de RAM ja tive problemas na responsividade na alternância de janelas, bem como mover as janelas, ou acessar o menu devido a extensão nativa que o Ubuntu usa no Gnome que é a dash, a barra lateral, só de desativar ja mudava a performance nesses momentos e ainda eu desabilito as animações pra simplificar mais ainda o consumo gráfico da interface. Mas…

Diga ai mais detalhes para nós!

Olá editei o texto acima com os detalhes do hardware/software.

Quanto a “lentidão” ela acontece durante as transmissões de áudio/vídeo. Por exemplo: to assistindo um vídeo no navegador e quero abrir outra janela do navegador (ou outra janela qualquer) ao lado dessa, quando eu vou mover as janelas pra posicionar elas uma ao lado da outra essa “lentidão” acontece.

Eu tenho um i5 7400 e 16GB de RAM.

Ok.

Verificando que você tem uma Nvidia 750 usando wayland e com driver nouveau pode ser algo relacionado a isso. Modo geral as placas Nvidias ainda possuem problemas de compatibilidade com Wayland. Claro que ja há diversas pessoas notificando que conseguem utilizar perfeitamente, mas isso não ao menos nas linhas RTX 20XX e 30XX que são verdadeiramente o alvo para as mais recentes implementações dos drivers pela própria Nvidia. Mas como as composições de hardwares são bem diversificado é meio que loteria por enquanto principalmente para as linhas legacy. Salvo engano o último driver proprietário ja esta cortando o suporte para acima das GTX 1050.
No entanto, a 750 por ser bem mais antiga o driver aberto Nouveau tem um bom support mesmo que a performance em 3D não bata a top performance que a placa pode entregar.
Daí a questão é também a junção com o wayland que por si só é topzera, mas as Nvidias tem suas questões.

Pensando nisso penso algumas vertentes:

1. Você alterar para o ambiente com o servidor X11 e testar o mover as janelas; Se resolver talvez seja melhor manter nesse padrão caso não tenha intenção de fazer upgrade da placa de vídeo. (para mudar faça logoff no sistema e na tela de login verifique a engrenagem no canto inferior direito clique e mude para sessão xorg/X11 e faça o login). Se não resolver… retornar para o modo default wayland e partir pro 2

2. Você instalar o driver proprietário e precisa se no mínimo 515 se tiver como; Depois de tudo instalado refazer os testes. Se não ficar de acordo, testar o driver proprietário (maior permitido) usando o modo X11; senão 3

3. Manter o estado do driver proprietário no ambiente com x11 e verificar desabilitar extensão da barra lateral padrão do Ubuntu (use o gnome tweaks)

De modo geral, as specs de hardware permitem você usar com tranquilidade o Ubuntu (Gnome), mas é como eu falei, uma loteria em relação aos drivers x wayland x X11 e as questões de extensões e versões tbm interferem em muitos casos.

1 curtida

O que resolveu no meu caso foi a alteração para o ambiente com o servidor X11. Inclusive resolveu outros problemas que eu tinha como por exemplo o print usando o flameshot q não estava funcionando mais.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.