Travamento ao suspender sessão - Kubuntu 22.04

Olá pessoal,

Estou com um problema chato que tem me atrapalhado no dia a dia. Trabalho em meu note em coworking e por vezes dou uma levantada pra beber agua, ir ao banheiro e etc e para tal o configurei para, ao fechar a tampa ou após cinco minutos de inatividade, ele ser suspenso.

O que tem acontecido é que ao ser suspenso não consigo retornar a sessão, o note simplesmente trava, so consigo utilizar novamente desligando pelo botão power.

Alguem tem alguma dica de como resolver esse problema?

Sistema operacional: Kubuntu 22.04
Versão do KDE Plasma: 5.24.4
Versão do KDE Frameworks: 5.92.0
Versão da Qt: 5.15.3
Versão do kernel: 5.15.0-30-generic (64-bit)
Plataforma de gráficos: X11
Processadores: 4 × Intel® Core™ i3-8130U CPU @ 2.20GHz
Memória: 7,7 GiB de RAM
Processador gráfico: Mesa Intel® UHD Graphics 620

vá no systemsettings e substitua por “bloquear tela”. o kubuntu ainda está na fase inicial e tem muitos bugs. neste endereço graphics - Ubuntu 18.04 crashes / freezes after sleep / suspend - Ask Ubuntu pede p vc acrescentar no grub:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet splash amd_iommu=off

depois:

$ sudo apt update-grub

reinicie e veja se funcionou (por sua conta e risco)

uma explicação do que é: amd_iommu=off or amd_iommu=fullflush | The Art of Code

diz que resolve. espero que sim. dê retorno.

Esqueci de falar que o travamento também ocorria no 20.04 que estava usando antes.

Vou fazer o procedimento descrito

Ja tentou usar kernel lts

Você usar drive intel ou modesetting?

O ideal mesmo é investigar no log do sistema qual o pipoco que está dando. O ubuntu tem um programinha gráfico pra isso que não lembro, mas em linha de comando precisa investigar através do journalctl

Utilizo intel.

Após fazer o procedimento descrito acima hoje recebi o seguinte erro.
Tentei executar o terminal, mas nao saiu do travamento. So consegui recuperar do erro usando o botão power.