Travadinhas no ubuntu

Instalei o ubuntu recentemente e estou com um probleminha, quando vou mudar o volume com a tecla FN da uma travada, como se estivesse “abrindo” algo para executar aquela ação e volta ao normal podendo aumentar ou abaixar o volume de boa, só que se depois de um tempo eu querer mudar o volume, da a mesma travada novamente. Nunca utilizei linux pra valer e estou começando agora, já pesquisei bastante sobre este problema mas não encontrei nada sobre.

Ubuntu 18.04.3 LTS
Intel Core i5-7200U placa de video integrada Intel HD Graphics 620
Gnome 3.28.2

Acredito que seja o mesmo problema que o meu: Congelamento de tela ao aumentar ou diminuir o vol , ou brilho ubuntu 19.04

1 curtida

Acontece com placas da Nvidia, é um bug no driver, ou alguma incompatibilidade com o Gnome, como os drivers da Nvidia são de código fechado é difícil solucionar o problema. Com Intel e AMD o problema não ocorre.

1 curtida

Ubuntu 18.04.3 LTS
Intel Core i5-7200U placa de video integrada Intel HD Graphics 620
Gnome 3.28.2

Experimente o Wayland, nesse caso talvez seja um bug do X.Org.

2 curtidas

Funcionou obrigado! muda muita coisa usar um ou o outro ? sou novo no mundo linux

1 curtida

Wayland é o substituto do X.Org e o padrão do Gnome a algum tempo, a Canonical que optou por utilizar o X.Org. Existem algumas coisas que ainda não são suportadas pelo Wayland, como o TeamViewer e os drivers da Nvidia, mas a maioria das coisas funciona normalmente, e com melhor performance, estou utilizando o Wayland a meses sem problemas.

2 curtidas

Meu notebook é apenas placa de video integrada da Intel, mas também acontece a mesma coisa quando vou aumentar/diminuir o volume ou brilho da tela
Eu até pensei que poderia ser porque meu notebook é fraco (CPU Intel Celeron dualcore de 1.1GHz e memória RAM de 4GB) :confused:

1 curtida

Vou testar com o Wayland :thinking:

Eu pensei nisso também, meu notebook possui apenas a placa de video integrada intel, depois que mudei para o Wayland está funcionando normalmente.

1 curtida

Testei aqui com wayland e funcionou sem problemas :slight_smile:

1 curtida

Olha , aqui também tenho o mesmo problema, interessante essa dica do wayland, testar aqui pra ver se funciona igual ao de vcs, depois informo se deu certo.

EDIT: Confirmado, usando o wayland no lugar do xorg o problema da travadinha do audio some completamente, agora sim, falta apenas descobrir porque sempre que reinicio o pc o sistema inicia com o audio setado em 50%, mesmo que eu deixe em 100% ao desligar.

No neon não tenho esse problema, mas no gnome sim, vai entender…

2 curtidas