Trava ao bloquear ou hibernar no Xubuntu em notebook da ASUS

Comprei um notebook Asus M570DD-DM122T e estou tendo dificuldade pra instalar o Xubuntu nele.
Tentei instalar o mesmo Xubuntu 20.04.1 que uso no meu Asus S400CA. O liveUSB rodou tranquilo no M570D então mandei instalar. Depois de instalado, tudo funcionou.
Foi depois que fiz as atualizações que os problemas começaram. Ao iniciar o sistema ficava com tela preta. Resolvi esse prolema mas aí surgem outros. Ao tentar bloquear o sistema o bloqueio não funciona, a tela simplesmente trava. Ainda consigo mover o cursor do mouse mas nada mais funciona. Ao tentar hibernar, hiberna mas ao religar fica na tela preta. Quando conecto a fonte de alimentação, abre a janela de configuração do monitor. Tentei instalar driver da nvidia e atualizar o kernel mas o problema continua.

Alguma dica? Vale a pena tentar outra distribuição? Algum histórico de problema do Linux com NVidia GTX1050, Ryzen5?

Minha experiência com Linux é instalar e usar, nunca tive esses problemas de instalação em notebooks anteriores. Qualquer dica vai me ajudar. Não aguento mais usar o Windows 10!

Agradeço desde já.

Bom, quando o meus olhos bateram em “nvidia”, o “medo” atacou de vez. Você chegou a instalar o driver proprietário de vídeo? Possa ser também algum conflito entre o driver open source da AMD + o nouveau em si. Complicado que, aparentemente, não existe um “sudo prime-select amd”…
Outra possível causa possa ser que o secure boot esteja habilitado…

Sim. nVidia é a OEM mais chata pra drivers no Linux, salve engano. Tente reinstalar o Xubuntu, mas antes de fazer a atualização procure no menu por “Drivers adicionais” e instale o proprietário da nVidia.

1 curtida

Grande JG, tentei instalar o driver proprietário indicado no site nvidia, mas não deu bons resultados. O secureboot eu desabilitei antes de instalar o linux.
Valeu a ajuda.

Mestre Aghbi,
tô sentindo na pele essa chatice da nvidia. malditos sejam!
Vou tentar essa reinstalação e digo se tiver sucesso.
Obrigado.

1 curtida