Transição Windows > Linux

Boa tarde pessoal!

Sou um usuário do Windows e tenho pouco conhecimento em Linux (Distros Mint) e estou pretendendo migrar para Linux, uma vez que as ferramentas (e jogos) que uso no Windows há também no Linux. Gostaria de uma recomendação de Distro Linux para começar tendo por base o hardware do meu computador. Veja abaixo:

• Processador AMD A4-6300 (Dual Core)
  • 16 Gb RAM DDR3
  • 120 Gb SSD
  • Nvidia GeForce 210 1 Gb GDDR3
  • Placa de captura Avermedia
  • 1 Tb HD para armazenamento

Eu gostaria também de saber se há alguma forma de usar a minha placa de captura da Avermedia no Linux. Em caso positivo, qual software.

Abraços a todos!

2 curtidas

Linux Mint, Zorin Os, BigLinux.

Sobre sua placa de captura, utilize no OBS Studio

2 curtidas

Olá.

Recomendo para você o Linux Mint.

Se sua placa de vídeo tiver suporte da nvidia pro Linux ainda, o sistema irá sugerir a instalação do driver apropriado. Do contrário, o driver utilizado será o Nouveau, que tem menos recursos mas ao menos vai dar imagem na tela.

Para uso de Linux sem dor de cabeça, recomendo usar CPU e GPU da AMD, um SSD de 1TB pra ficar sossegado mas não é ultra necessário, e 16GB de ram pra ficar sossegado também.

Espero ter ajudado.

2 curtidas

Dei uma pesquisada rápida no site da Nvidia e achei este aqui.

É aí que está irmão: eu tenho uma placa de vídeo da nvidia bem antiga, a 8400 GS e ela roda exatamente com essa versão de driver, a 340.108. O problema é que esse módulo só é compatível com kerneis mais antigos, e a ultima distro que eu sei que ela funciona malemá é a Linux Mint 20.3. O Linux Mint já está na versão 22. Acho que compensa mais utilizar o nouveau, não tanto pra jogos, mas pra uso geral. E não tem jeito estável de forçar o 340.108 no Mint 22, e ainda no 20.3 eu acho que é necessário usar um repositório alternativo ppa de um cara chamado kelebek ou algo assim.

Resumo: Use o Linux Mint mais recente com os drivers Nouveau até poder fazer um upgrade pra um sistema novo full amd.

Recomendo: Ryzen 4600G, 32GB RAM (solução de placa integrada); Ryzen 5 5600 e RX 580 ou se puder 6600 numa placa mae AM4 com suporte a pcie gen 4. Daí no futuro você adquire um Ryzen 5700X3D/5800X3D pra fazer uma máquina gamer ultimate, e taca logo uma RX 6900 XT ou algo do tipo, é o last e melhor upgrade pra plataforma AM4.

1 curtida

Se for usar o driver dessa 210 o MX Linux suporta a instalação do driver, nessa APU só tive sucesso pra rodar jogos usando distros com base Arch apenas.

Se for optar por base Arch, sugiro a Endeavour OS.

1 curtida

Eu não acredito, essa placa ainda circula por aí ? kkk

O jogos que pretendo jogar no Linux é um emulador de Super Nintendo. Fora isso, farei trabalho de escritório mesmo.

2 curtidas

Nao, eu que tenho ela mesmo por que fui levando o pc antigo o maximo que deu. kk

2 curtidas

Nesse caso eu acho que ira funcionar bem com o Nouveau. Pode ir sem medo. Nao tenho condicoes de testar aqui por que minha placa mae P5LD2-X/1333 deve ter ido pro saco.

Sorte!

1 curtida

Com essa placa em 2022 eu pude rodar até alguns títulos no PCSX2, emulador de PS2 com essa placa pois nessa época eu ainda usava o windows.

1 curtida

Linux Mint é uma excelente ideia para esse computador. E quanto a Placa de Vídeo, como já foi dito pelos colegas, use o Driver nouveau. Ele não tem tantos recursos, mas funciona minimamente.

Aparentemente essa placa tem suporte para Linux. E provavelmente ela pode funcionar no OBS Studio.

Para o emulador de Super Nintendo, encontrei o Snes9X. Provavelmente deve ter ele na loja do Linux Mint. E o Nouveau pode te atender bem.

Surgiu um problema: eu cheguei a instalar o Ubuntu 24.04.1. e finalizei. Quando reiniciei o computador, eu selecionei o Ubuntu normalmente e a tela ficou toda preta, não iniciando o sistema. Então tentei mudar para o Linux Mint Cinnamon mais recente (22 - Wilma) e nem chegou a iniciar a instalação, ficando a tela travada no carregamento de arquivos.

Alguma sugestão ou auxílio?

Tentou o Endeavour OS?

Vou baixar para experimentar.

Essa placa de vídeo muito provavelmente é mais fraca que o vídeo integrado da APU.

Já experimentou removê-la e testar? Vai te livrar de uma baita dor de cabeça no Linux e ainda pode melhorar o desempenho.

Pesquisei na internet e achei uma publicação do Diolinux em que ele testou varias distros e na maioria das testadas teve problema com drivers da NVidia, mas na maioria não teve com os da AMD. Uma distro que se saiu bem foi o POP!_OS, onde há uma imagem com drivers da Nvidia e outra com os drivers “normais”. Baixei a ISO para tentar. O problema relatado foi semelhante ao que eu passei.

Drivers da Nvidia sempre foram uma fonte de problemas no Linux, já que são proprietários e precisam ser configurados para ter compatibilidade com o kernel. Eu tive vários problemas com eles. A Nvidia agora tem drivers parcialmente abertos, mas só o tempo dirá se realmente funcionarão bem.

Para ser sincero, até no Windows tive problemas com a Nvidia. Comprei uma placa de vídeo AMD e nunca mais tive dores de cabeça. Hardware da Nvidia eu não quero mais.

O suporte da sua placa já foi encerrado há muito tempo pela Nvidia. O último driver suportado é o 340, que já não está presente nos repositórios da maioria das distros.

A .iso com drivers da Nvidia do Pop!_OS só é válida para placas que suportam o driver mais atualizado. Você pode tentar usar a outra .iso, sem drivers da Nvidia. Assim, funcionará com o Nouveau.

Sinceramente, a melhor alternativa é remover essa placa de vídeo do sistema e usar o vídeo integrado. Você vai contornar os problemas e ganhar desempenho.

3 curtidas

Hoje eu vou testar como fica. Dependendo do que for, irei tirar a placa mesmo.

1 curtida