Transformar as pastas padrão em links para outras pastas

Pessoal, boa tarde, tudo bem?

Estou com o seguinte problema:

Utilizo popOs 22.04 em dual boot com o windows em um ssd nvme de 256 gb.

Tenho um hd de 2 tb compartilhado entre os dois sistemas, montado automaticamente quando incio o pop em que contém meus arquivos e faço o sync com o OneDrive usando o Insync (que comprei com o link do Diolinux :wink: )

Gostaria de linkar as pastas “Documentos”, “Pictures” e etc… que são criadas automaticamente com o sistema, para que quando eu clicar o conteúdo mostrado fosse das pastas que estão no hd.

É possível?

Link como no comando abaixo os diretórios correspondentes à cada pasta presente no HDD.

ln -s <CAMINHO/PARA/A/PASTA/NO/HDD/Documentos> ~/Documentos

Obrigado pela ajuda mas, neste caso ele cria um atalho para a pasta dentro de documentos:
image

Remova então o diretório existente antes com o comando abaixo. Esse comando só ira remover somente se o diretório estiver vazio

rmdir ~/Documentos

E então siga com a criação dos links, como informado.

Caso queira remover o link criado.

unlink <PASTA>

voce pode alterar as variáveis ‘xdg-user’, mas tenha certeza do que está fazendo para não bricar o sistema.

e se vai definir outro hd para salvar seus arquivos, tenha certeza que esse hd iniciará a sessão montado para seu usuário.
e também se tiver mais de um usuário no sistema que precise ter acesso a esse outro hd, precisara desmontar o hd após o logout ou troca de sessão.

/home/SEU_USUARIO/.config/user-dirs.dirs

Por esses e outros motivos, que links são mais práticos já que se algo acontecer, o sistema neste caso só não vai encontrá-los.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.