Transferência de arquivos lenta

Fala galera, tenho encontrado problemas ao tentar copiar arquivos grandes, acima de 3 GB, do meu computador para mídias removíveis (e vice-versa). Além da lentidão, muitas vezes a transferência não é realizada, dando erro próximo ao final da transferência. Utilizo o Linux Mint 19.1, com gerenciador nemo. Já tentei formatar meu pen-drive como ext4, mas sem grandes ganhos de velocidade (na verdade, me pareceu mais lento). Alguma dica ou solução? É um problema que vem atrapalhando bastante minha experiência com Linux : /

Verifique a velocidade das suas portas USB (algumas máquinas antigas, ainda trazem portas lentas… USB 1.0 - raras de se ver, e a comum 2.0, infelizmente). E também, ver qual tecnologia seu pendrive tem (se ele for 2.0, não adianta conectar em porta 3.0).

Faça a formatação completa do pendrive (aquela que demora mais)… visando eliminar qualquer falha na gravação de dados.

Indico usar o formato NTFS, pois aceita arquivos maiores que 4GB… e pode ser usado no Linux, quanto no Windows.

2 curtidas

Obrigado pela resposta, amigo. As portas são 2.0 e 3.0, e o usb 2.0. Formatei o pendrive para o formato NTFS conforme sugerido e consegui realizar a transferência, sem que aparecesse a mensagem de erro (Erro ao unir o arquivo: Arquivo muito grande). Aproveitando a oportunidade, saberia dizer o motivo para que isso ocorra quando utilizo o formato FAT32?

É uma limitação do formato… já é antigo :sweat_smile:. Falam que a evolução do FAT32 é o exFAT (vulgo FAT64)… Mas não vejo adoção nativa do exFAT pelo Linux.

Se for usar o pendrive em outros dispositivos (Smart TV, por exemplo)… só vai ler formatos FAT32 e NTFS; então indico usar o NTFS por ser mais completo (dentre estes formatos).

1 curtida

FAT32 tem uma limitação de 4GB por arquivo. Quanto a velocidade, a maioria dos pendrives disponíveis no mercado tem uma taxa de escrita de 5 a 8MB/s, são bem lentos mesmo, não tem nada a ver com o sistema.

1 curtida