Trabalho de Design gráfico no linux

Ola pessoal, me apareceu uma vaga para trabalhar como ‘designer’ gráfico em uma gráfica perto de casa e quero saber quais são os melhores programas linux para usar.
Eu quando criança fiz um curso usando o Corel Draw x3 e o photoshop, mas faz muito tempo que não pratico. Vou ter que dar uma estudada e aprender a usar os ‘softwares’.
Em programa vetorial não sei se escolho o inkscape ou o krita.
Em programas de edição de foto tem o Gimp no qual eu não me acostumei bem com ele.
Queria dicas de quais são os melhores programas e se tem algum link de como ensinar a usar eles.
Baixei uma cacetada de livros sobre estilos, cores e tipografia para dar uma lida. Queria mesmo era focar na faculdade, mas preciso de dinheiro pra pagar ela (risos).

Eu não trabalho profissionalmente de designer gráfico, mas sou o amigo photoshopeiro que todo mundo pede ajuda pra quebrar um galho, e já fiz alguns trabalhos de design gráfico como parte do meu trabalho de programador.
Realmente o Gimp é um software poderoso se você souber usar, mas ele tem um workflow bem diferente do Photoshop, então você vai ter que gastar um tempo tendo que aprender a fazer as coisas que você fazia no Photoshop nele. Caso você não tenha tanta vontade de ter que reaprender tudo, como eu… Você pode instalar Photoshop facilmente no Linux pelo PlayOnLinux, é bem baba mesmo e funciona perfeitamente.
Para desenho vetorial sempre usei Inkscape, e posso dizer que ele sempre satisfez minhas necessidade, tem um canal que me ajudou bastante com tutoriais sobre ele, que é o Logos by Nick, talvez te ajude também.
O Krita é um programa com mais foco em pintura digital do que imagem vetorial, com base nisso eu não recomendaria, mesmo nunca tendo tentado fazer imagens vetoriais nele, porque ele não foi desenvolvido com esse foco, e o Inkscape foi e é muito bom nisso, mas se quiser tentar usar ele manda bala.
Acredito que com essas tecnologias você consegue sim o emprego, até porque geralmente em design gráfico as pessoas estão bem mais preocupadas com você conseguir fazer as edições, ilustrações ou produtos que elas querem, a ferramenta não importa. Sem falar que dificilmente o empregador iria reclamar caso você queira usar ferramentas que além de ser gratuitas, são multiplataforma.
Mas é isso aí, o negócio é ir estudando mesmo, eu sinceramente prefiro aprender fuçando e assistindo tutoriais, mas como você já se mostrou disposto a estudar em livros mais na parte teórica você vai se dar bem.

1 curtida

Caso lhe interesse exite o PhotoGIMP que é um patch que facilita a vida de quem está migrando do ecossistema da Adobe, com o Photoshop, para o GIMP e para quem gosta de um software de edição de imagens simplificado. Ele foi criado originalmente por Diolinux.

E ele está disponível em snap

sudo snap install photogimp
1 curtida

GIMP, Krita e Inkscape são uma boa trinca pra design. É só uma questão de prática com as ferramentas.

1 curtida

Estou sofrendo com o inkscape. Algumas coisas que eu fazia no corel draw, no inkscape da pouco mais de trabalho.

Quando você migra de programa sempre tem essas diferenças, vantagens e desvantagens, é bem chatinho mas as vezes vale muito a pena.

1 curtida

Já olhou o canal Maquete Eletrônica no youtube?

1 curtida