Touthpad não funciona no Linux Mint

Por favor me socorre

Meu notebook parou de funcionar o touthpad

Já tentei de tudo e nao consigo resolver

Uso pra faculdade e to desesperado

Ajuda aí

Linux mint

Dell Inspiron 5452

me socorre e to desesperado não são bons termos pra se usar quando se busca ajuda na internet.

Sem contar a formatação ruim que você usou, mas…

Seu notebook tem um botão físico pra ligar/desligar o touchpad?

Negativo !! Procurei essa alternativa , mas sem sucesso !!

Descreve o que você estava fazendo quando o touchpad parou de funcionar, porque não tem como saber o que aconteceu se você não der mais detalhes.

2 curtidas

@eudibento

Olá cara, tudo bem? Entendo que está desesperado e que precisa do equipamento para a faculdade, mas precisamos que você dê mais detalhes para a gente.

Isso é importante para a relevância do tópico, fazendo com que mais pessoas tentam resolver o seu problema.

Boa noite !!
Eu fiz uma prova online da faculdade 1 dia antes e desliguei o notebook normalmente .
No dia seguinte liguei,e ele fez a inicialização normal ,mas o Touthpad não estava funcionando …

Antes de tentar alguma coisa avançada, pode ter sido desabilitado sem querer.

Deixarei aqui alguns atalhos que pode habilitar o seu touchpad. Vale lembrar que varia de marca para marca do Notebook, se algum desses funcionou, avise, e se nenhum funcionou avise também.

Ok !!
Volto pra informar , positiva ou negativamente !!
Obrigado !

1 curtida

Tente achar a tecla de atalho para habilitar o touchpad (os icones geralmente são parecidos).


Acredito que em alguns notebooks tenha a opção de habilitar/desabilitar o touchpad na BIOS.

Espero ter lhe ajudado em algo.

1 curtida

Tentei todos ,mas nenhum sucesso aqui

Tentei aqui ,mas sem sucesso . Fazendo esse procedimento notei que o ponteiro do mouse pisca …
Mas não funciona !

No meu Mint 19 XFCE tem a opção de ligar/desligar o touchpad nas configurações.

No seu caso, sem o touchppad, abra o menu com o botão do Windows e pesquise mouse. Navegue entre as opções com a tecla TAB e selecione com o ENTER.

2 curtidas

Verifique se o pacote xserver-xorg-input-synaptics está instalado. Você também pode pesquisar por ele no Synaptic.

Mantenha pressionado a tecla Fn e em seguida aperte a tecla F3. Se não voltar aí você tenta desta vez com F7. Pra cada tentativa use o touchpad pra ver se voltou…

Falo assim porque a gente nunca sabe que tipo de usuário se fala. :smiley:

Fique ligado que a tecla que não corresponde ao seu touchpad, F3 ou F7, vai ligar ou desligar outra função do seu note.

1 curtida

Olá, aconteceu o mesmo com o meu Lenovo, tentei as combinações de teclas e não funcionou.
Mas através da dica de um amigo, atualizei o Kernel através do gerenciador de atualizações do sistema, instalei a última versão disponível. Sei que mexer no Kernel é coisa séria, mas depois que atualizei e reiniciei, tudo voltou ao normal!

1 curtida

Tentei esses mas sem sucesso !!!

O nosso amigo @Giovanni postou uma solução simples para seu problema.

Funcionou?

1 curtida

Excelente, muito obrigado pela dica! Aqui aconteceu o mesmo e a atualização do kernel resolveu.

Boa noite pessoal !!
Gostaria de agradecer pela ajuda de todos e, o que realmente resolveu foi atualizar o Kernel .

Mas deu uma trabalheira pois ,pra alcançar os comandos é complicado .

O que fiz foi o seguinte :
Reiniciei o Note segurando Shift ,então abriu uma tela preta com algumas linhas pra escolher versões do Cinnamon .( No windows eu diria ser aqueles pontos de restauração )
Escolhi a ultima e apertei Enter ,pronto ele voltou a funcionar !!! Mas …
Quando reiniciava ja não funcionava mais . Então fiz todo processo novamente e com o touchpad funcionando fiz a atualização do Kernel pra versão mais recente e aí sim voltou tudo ao normal !!

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda !! E perdoem se escrevi algo errado ,mas sou bem leigo no assunto Linux !! Estou usando a bem pouco tempo !!

2 curtidas

Felizmente esse problema teve solução.

Já que mais de uma pessoa foi atingida por esse mesmo problema de touchpad, indico que marque a postagem do @christiano ou a sua como solução (botão :ballot_box_with_check: abaixo do texto - clique nas reticências se não aparecer de cara) para quem buscar por esse problema saiba que nessa postagem há uma solução.

3 curtidas