Touchpads's no LInux

Recentemente voltei a usar o Linux, vim do W11(1 ano usando) e antes dele fiz várias aventuras pelo linux, sendo kubuntu a distro que passei mais tempo usando.
Acontece que por eu ser viciado em distro hoping eu optei por me desconectar do mundo linux, pois não conseguia estudar.
e por ter uma folga maior nesse fim de ano, eu me permitir voltar a esse mundo.
vamos lá.
Eu comecei a usar notebook a dois anos e me acostumei a usar o touchpad pra tudo, principalmente no w11 que pra navegar no edge é uma beleza, o zoom da pinça vai exatamente onde eu aponto e dá pra voltar e avançar facilmente arrastando pra direita ou esquerda.
escolhi o pop para voltar, já sabia que tinha gestos pois tinha experimentado no fedora 36, e pelo pop ter o gnome 40 eu já sabia.
Enfim ,após o uso eu percebi que o software não tem aquela precisão que o w11 entrega.
Aos que tem notebook e usam o touchpad, queria saber se, em alguma distro ou algum software(gestures, touché) eu consigo encontrar aquela precisão entregada pelo janelas 11.
inclusive, queria ter voltado para o kubuntu e não fui justamente pelo plasma não ter tantos gestos feito o gnome.
todos sabem o quanto touchpad é cansativo e o quanto os gestos deixam o uso mais fluido e dinamico.

2 curtidas

Olá @NiettS, tudo bem contigo?

Faz algum tempo que estou sem notebook, então não posso afirmar com certeza. Mas, as versões recentes do elementary OS são integradas com aquele software Touchegg e se realmente funciona como os vídeos indicam, pode entregar a experiência que você está procurando.

:vulcan_salute:

Instala o Fedora 37 e seja feliz.
O mais responsivo que já testei.