Touchpad não ativa automaticamente no ZORIN OS

Amigos ontem formatei o PC da minha irmã e coloquei o Zorin OS 15 Core, tudo funciona perfeitamente, exceto o Touchpad, ele funciona apenas pressionando Fn + F7 para ativá-lo manualmente, é meio irritante ter que fazer isso toda vez que ligo o PC, procurei na bios algo pra isso, mas o PC dela tem uma Bios que mal mal dá pra configurar a tela de boot, é um notebook meio antiguinho, um Aspire E1 com Celeron e 4gb de ram. Enfim, Se alguém souber como fazer o touchpad ficar ativo após reiniciar me dá uma luz ai, antes ela usava Win 7 mas o mesmo está perdendo o suporte, e ela achou o Zorin OS muito atraente.

1 curtida

Não acho que seja driver, já que ele funciona ao pressionar Fn F7 (posso estar errado).
Me veio algo na mente: Será que seria algo relacionado aos serviços que iniciam com o sistema? Sei que é possível adicionar algo pra iniciar junto com o SO utilizando o systemctl :thinking: :slight_smile:

1 curtida

Quando iniciou pelo modo live também precisou fazer isso?
Provavelmente tem como configurar isso, nem que seja rodando um script para dar o comando dessas teclas sempre que iniciar o sistema, mas não sei como fazer isso :sweat_smile:

2 curtidas

Estou trabalhando em um script que pode te ajudar.

Mas antes, vá no seu terminal e coloque:
xev | awk -F'[ )]+' '/^KeyPress/ { a[NR+2] } NR in a { printf "%-3s %s\n", $5, $8 }'

Deve abrir uma janela quadrada em branco clique nela e pressione a tecla fn, volte ao terminal e veja qual a saída do teclado foi indicada. Com isso, crie um script usando xdotool, algo como “xdotool key --delay 50 fn+f7”.

Não tenho certeza se funcionará com a tecla fn, mas não custa tentar né…

1 curtida

Desculpa a demora, só voltei na casa da minha irmã hoje. Eu tentei isso no terminal, mas a tal janela branca não apareceu, simplesmente ficou piscando a ultima linha no terminal e não importava o que eu apertava o terminal não me devolveu nada.

Então no modo live também tive que fazer isso…

Não é questão de drivers já que funciona ao acionar os botões, sobre o systemctl não sei se é isso, mas se for, não sei qual serviço chamar na inicialização.

1 curtida