Aprenda a usar a suíte LibreOffice

Matéria em português do LinuxBuzz sobre o lançamento do LibreOffice 6.2:

Na matéria do Diolinux tem a guia para a instalação da nova versão do LibreOffice.

O LibreOffice atualiza automaticamente?

Creio que só as versões em Snap ou Flatpak, as distros que devem atualizar em seus repositórios padrão; aqui no Manjaro por exemplo vem o LibreOffice Still se não tiver enganado por padrão, mas pode-se instalar o Fresh que vem com as versões mais recentes. Atualizou ontem mas ainda não para o 6.2.

O fresh (v. Arch Linux - libreoffice-fresh 7.5.3-2 (x86_64)) já está na 6.2 no Arch, então já deve estar, no mínimo, no unstable do Manjaro. Em breve deve chegar ao stable do Manjaro.
O still (v. Arch Linux - libreoffice-still 7.4.7-2 (x86_64)) está ainda no 6.1.5 no Arch.

2 curtidas

Do tópico Você já levou a palavra do Linus Torvalds a alguém hoje? - #7 by a.bachmeier

"Considero interessante também o lado dos que usam LaTeX.

Sem desmerecer os editores WYSIWYG (LibreOffice, MS Office e outros), que são também úteis. Passei anos usando o conjunto de ferramentas da Microsoft (versões 2010 e 2013, 2016 não), sem muitos problemas, mas com problemas.
Os problemas não eram das ferramentas, os problemas seriam o mesmo com o conjunto do LibreOffice, só que numa outra forma.

No LaTeX, é possível simplesmente trabalhar, sem precisar arrancar tantos fios de cabelo com formatação.

Pessoalmente, creio que o LaTeX é ideal para o meio acadêmico, bastando a Universidade preparar um arquivinho .sty que todos poderiam importar no projeto para que o trabalho esteja de acordo com o padrão de diagramação da instituição.
o invés de gastar o tempo com formatação no padrão ABNT, preocupar-se com a qualidade do texto da publicação científica.
Se forem verificar os sítios de grandes empresas que lidam com puclicação científica, como a Springer, eles sempre disponibilizam, para cada publicação científica (caítulo de livro, artigo e afins), arquivos de referência bibliográfica, entre eles o formado .bib, que é um formato que é utilizado pelo LaTeX para o gerenciamento das bibliografias (citação no LaTeX, especialmente com o pacote abnTeX2, é diferente de citação em editor WYSIWYG). Já para facilitar um pouco mais a citação. No exterior o LaTeX já é um pouco mais usado no meio acadêmico.

Um outro meio que eu acho interessante é o empresarial. Novamente, a empresa prepara os arquivos de padrão de formatação, e já sabem o resto.

No LaTeX é necessário esforço para quebrar a diagramação, pois cada classe no LaTeX já tem a própria diagramação.

Com a classe Beamer ainda é possível criar apresentações funcionais, simples, mas, novamente, não é necessário se preocupar com detalhinhos acerca de fonte, posicionamento e coisas do tipo, somente com a qualidade do texto.

Editor WYSIWYG me parece mais próprio para atividades com demanda, digamos, mais criativa. Inclusive, para isso talvez não seja interessante, realmente, o LaTeX.

Se o camarada quer uma apresentação mais complexa em termos de efeitos visuais para fazer uma divulgação de produto ou outra coisa que vá precisar de alguma pirotecnia (com transições complexas, texto subindo e descendo), a ferramenta é um Impress, um PowerPoint.
Se o camarada precisa de documentos padronizados, nos mínimos detalhes, e quer, ao mesmo tempo um sistema em que o foco seja totalmente dedicado ao texto, a ferramenta é o LaTeX."

2 curtidas

O Marcos Esteves do Canal Aprendendo com Vídeos ao vivo em live no Toca do Tux, falando do LibreOffice!

Aula 6 - Custo de LibreOffice Impress - Melhores práticas para sua apresentação

1 curtida

Pack com 33 Modelos para o LibreOffice Impress - Download

Criei um tutorial de como inserir linhas em uma tabela do calc tipo o excel:
O Tosca16 pediu pra eu inserir o link aqui:

2 curtidas

Acho que cometi um erro. Baixei os pacotes e instalei o Libre 6.2, mas acabei duplicando: agora tenho o Libre Office anterior e o 6.2. Como eu faço?

Olá, pessoal. Iniciei um repositório no GitHub para colocar macros em LibreOffice Basic. Mas elas ainda necessitam de algum polimento, por isso ainda não coloquei nada lá. Preciso também de gente para contribuir, se alguém estiver interessado

A versão 6.2 é que tipo de pacote? Snap, Flatpak…

Baixei direto do site, é um arquivo tar.gz com pacotes .deb dentro. (como no tutorial do Dio)

1 curtida

Bom, dê algum comando para remoção do libreoffice, ou remova via central de software; acho que dará certo. Qualquer coisa vc exclui ambos e reinstala o tar.gz.

Eu ia instar o pacote mas na atualização de hoje o meu Libre já vai pra versão 6.2, no Manjaro. Vou testar a nova versão, estava ansioso já hehe.

Está muito boa mesmo! E a interface em abas já está muito melhor integrada.

1 curtida

Gente qual a melhor forma de instalar o Libre Office? Via PPA, SNAP, APPIMAGE, ou algum outro tipo. Qual dessas formas tem atualizações automáticas? E qual delas já tem disponível a versão 6.2? Atualmente tenho a versão antiga instalada

Qual sua distribuição?