Top 3 distros por interface

Galera, gostaria de saber com vocês, qual distribuição e interface vocês usam e qual o TOP 3 melhores distros para cada interface?

Exemplo:
Qual TOP 3 melhor distro com gnome, xfce, kde, lxqt, mate, etc na opinião de vocês???

4 curtidas

Depende das necessidades do utilizador.

  • Quem busca leveza e rapidez:

    • BSPWN
    • i3
    • LXDE (LXQT)
    • XFCE
  • Quem tem mais de 8GB e busca completude:

    • CINNAMON
    • KDE
    • MATE
  • Quem busca beleza, elegância e perfeição:

    • Enlighment
    • Deepin
    • KDE
    • openBox
    • Pantheon
5 curtidas

Além de ambientes gráficos, distribuições dependem dos gostos e das profissões, não apenas junto com necessidades, do utilizador:

  • Quem busca amigabilidade, simplicidade, utilidade e usabilidade, e beleza e leveza não são seus pontos fortes:

    • elementary OS
    • endless OS
    • Linux Mint
    • MX Linux
    • Ubuntu
    • Xubuntu
  • Quem busca beleza e simplicidade:

    • elementary OS (Pantheon)
    • Endless OS (GNOME 3)
    • Deepin OS (Deepin)
    • Ubuntu (GNOME 3)
    • Zorin OS
  • Quem busca beleza, completude e tem mais de 8GB:

    • Antergos (KDE)
    • KDE neon
    • Manjaro (KDE)
    • Manjaro (Cinnamon)
    • openSUSE (KDE)
    • Pop OS
    • Solus (Budgie e GNOME 3)
  • Quem busca beleza, leveza e rapidez:

    • Manjaro (awesome)
    • Manjaro (bspwn)
    • Manjaro (i3)
    • Manjaro (XFCE)
  • Quem busca amigabilidade, beleza, leveza, rapidez, simplicidade, usabilidade e utilidade:

    • Linux Mint (XFCE)
    • Manjaro (GNOME 3)
    • Manjaro (XFCE)
    • Xubuntu
  • Quem adora fazer coisas avançadas, difíceis e perigosas e aventurar-se com o terminal:

    • Atergos
    • Arch Linux
    • Kali Linux
    • Manjaro Architect
    • Manjaro (awesome)
    • Manjaro (bspwn)
    • Manjaro (i3)
    • Manjaro (openBox)
    • openSUSE
    • Parriot OS
    • Solus
    • Zorin OS
  • Quem quer trabalhar como arquitecto, engenheiro civil, designer gráfico e web designer:

    • Ubuntu (MATE)
    • Ubuntu Studio
  • Quem é cantor, guitarrista e músico:

    • Ubuntu Studio
  • Quem quer trabalhar nas áreas de TI:

    • Arch Linux
    • Fedora
    • FreeBSD
    • Manjaro
    • openSUSE
    • RedHat
    • Ubuntu
    • Zorin OS
  • Quem é um jogador hardcore:

    • Linux Mint
    • Manjaro
    • Pop OS
    • Steam OS
    • Ubuntu
  • Quem quer manter a sua adaptação ao Windows:

    • Endless OS
    • Linux Mint
    • MX Linux
    • Zorin OS
  • Quem quer manter a sua adaptação ao macOS:

    • elementary OS
    • KDE neon
    • Ubuntu
6 curtidas

Excluindo os fatores desempenho, funcionalidade e beleza, a escolha passa a ser uma opção pessoal. Independente desses fatores minhas DEs preferidas são, na ordem, XFCE, LXDE e, recentemente, a Cinnamon, ou o Lxqt. Ainda estou na dúvida.

Beleza é relativa, é um critério pessoal. mas como vc pede uma indicação pessoal, se for pensar por beleza, minhas escolhas seriam.
1- KDE Plasma
2- XFCE do Mint
3- Gnome Ubuntu, ou DDE Deepin…

Se for pensando em leveza. Existem DEs mais leves? Existem, mas para mim essas atendem ao compromisso entre leveza e funcionalidade.
1- IceWM do AntiX
2- LXDE do Lubuntu
3- XFCE do Xubuntu

Pensando em Funcionalidade… Funcionalidade, de certa forma, também pode ser uma variável pessoal. Para algumas pessoas ou atividades, a simplicidade pode interferir na funcionalidade, para outros a funcionalidade está relacionada com as ferramentas disponibilizadas, ou mesmo com a simplicidade e facilidade de uso. ou tudo isso junto e de alguma forma equalizado. para mim seria o seguinte:
1- XFCE do Mint
2- Cinnamon do Mint
3- KDE do Kubuntu

Essas escolhas atendem aos meus critérios pessoais, cada pessoa terá suas escolhas. Minha sugestão é que cada um identifique suas prioridades e teste a opções que melhor se adequem aos critérios definidos/identificados. No mundo Linux exitem opções para todos os gostos e necessidades. Ainda bem!

3 curtidas

Nessa sua relação eu colocaria o POP_OS pelo suporte a placas de vídeo hibridas da Nvidia.

2 curtidas

Por gentileza, qual dos dois Ubuntu seria recomendado para designer gráfico, Mate ou Studio?
Obrigado por compartilhar seu conhecimento e opinião. :wink::+1:
Aproveito também pra perguntar, qual seria a melhor forma de mudar de distro, pra ficar trocando pra conhecer, uso dual boot com Win 10, sou iniciante.

1 curtida

@tnsampa, verdade, esqueci-me dela! Vou actualizá-lo.

@Guimoreira, MATE é para os designers que querem adaptação e usabilidade baseada no macOS e no Windows e vem com Steam. Ubuntu Studio vem com muitos programas prontos voltados para arquitectura, design, engenharia civil e música, pois os artistas e os engenheiros não terão de instalar manualmente.

Se teu computador não for poderoso, escolhe qualquer distribuição que atenda às suas necessidades, aos seus critérios, aos seus gostos e às suas habilidades profissionais. Como acima, utiliza Ubuntu MATE ou Ubuntu Studio, ao lado do Windows 10.

Se teu computador for muito poderoso com mais de 16GB, não precisas ter dual boot, tu podes executar uma máquina virtual de Windows 10 ou até de Hackintosh com 8GB (vê a minha imagem de captura de ecrã no Linux no mac mini late 2012 - #8 by gusbemacbe).

2 curtidas

Obrigado pelo retorno.
Meu Notebook é um Samsung Ativ Book 2, 8 GB de Ram, 1 T de HD, i7 CPU 2.000 x4
Já usei a VBox mas ficou muito lenta, não sei se foi alguma configuração mal feita.
No caso de usar uma partição, seria indicado ficar deletando ela pra instalar outra distro? Ou basta instalar por cima, nem sei se tem essa opção. Não quero danificar o HD.
Obrigado.

Oi @Guimoreira, não tens um SSD? Não dá para colocar o SSD no lugar do leitor de CD do teu computador portátil?

Meu computador portátil vinha só com um HDD, era lento demais e demorava uns minutos para iniciar o Manjaro. Comprei o SSD e removi o leitor de CD para colocar o SSD. Agora meu computador portátil ficou maravilhoso, levou apenas 3 segundos ao iniciar o Manjaro e os aplicativos ficaram suaves. Também apliquei a pasta térmica para evitar o esquentamento.

Recomendo a comparar um SSD da última geração. Recomendo o Samsung Evo 860 (tenho-o no meu computador portátil). Deixa o SSD para o sistema operativo e o HDD para /home, /op, as pastas de Flatpak e Snapcraft e para backup.

Como pretendes criar, apagar e preservar as partições, segue meu tutorial que preparei para @ianfilipe no tópico Mudei a /home para outro HDD. Como posso restaurar o espaço do SDD? - #14 by gusbemacbe.

2 curtidas

Obrigado.
SSD no momento não posso investir, mas estou de olho nisso. Posso esperar alguns segundos a mais sem problema, por enquanto, só quero conhecer o ambiente Linux e tentar ver se consigo usar para trabalhar, mas acho que ainda será difícil, pois uso Photoshop, Illustrator, InDesign e Corel, o que não tem equivalente a altura no Linux. Mas acho que em breve teremos algo melhor que Gimp e Inkscape. Tô suave nessa iniciação, são muitas coisas pra eu conhecer. Mas já me ajudou muito suas dicas. Valeu mesmo.

Corel comprou o Gravit Designer, que era disponível no Linux, no ano passado e transformou Gravit Designer num CorelDraw.app, que vem incluída no CorelDraw Suite. Na próxima versão mais distante do Gravit Designer, CorelDraw.app virá ao mundo de Linux.

Apenas C4, C5 e C6 funcionam via Wine. Como possuo um novo super computador, estudarei como instalar os aplicativos do Adobe da última geração e Affinity Designer e actualizarei o meu repositório Wine Desktop Files.

Mas não posso testar agora porque não posso levar meu novo super computador para a minha casa, porque meu tio se separou e veio viver no meu quarto, encheu-o de suas coisas, aí não sobra o espaço para meu novo computador. Ele irá embora só no meio ou no fim de maio ou de junho.

Akira é um novo aplicativo de vector, escrito em GTK e Vala, alternativo ao Sketch do macOS, após os utilizadores do Linux ficaram com desgosto de Corel ter comprado o Gravit Designer.

Boxy-SVG veio recentemente ao Linux. É um aplicativo multiplataforma que utiliza SVG como formato padrão e respeita perfeitamente os padrões SVG. Figma também veio ao Linux.

Uma dica: Affinity Designer é uma unificação de Illustrator e Photoshop. É mais completo e rico do que Illustrator e Photoshop juntos.

2 curtidas

Muito bom saber disso, porque estou indo “brincar” em outro parque com venda nos olhos, enquanto que no que eu estava, eu brincava até de olhos fechados, mas isso é normal, por isso não tenho pressa, o importante é a ponte para ir e vir de um pro outro em segurança. Vou me familiarizar bem no ambiente novo, para as coisas novas ficarem mais normais. Ontem eu não sabia o que era uma distro, rsssss. Agradeço muito a boa vontade comigo. Também sou de ajudar quem precisa, espero em breve poder fazer algo também. Obrigado.

1 curtida

Quem tem mais de 8GB e busca completude:

  • CINNAMON
  • KDE
  • MATE

Na minha experiência com linux percebi que a maioria das distros não tem problemas com memória RAM. 4GB de ram sobra pra maior parte das atividades normais: Navegação de internet e Edição de arquivos Office.

O Gargalo mesmo pras distro linux é o processador.

Tenho um pc antigo com processador Amd 965 de 4 núcleos, e 4gb de ram. No uso diário uso o Mint cinnamon x64. Raramente uso mais que 3GB de ram. Mas é comum o processamento ficar em 85%.

E instalei o Mint Mate x64 para um amigo, com processador de dois núcleos e 2 gb de ram. O que deixa o pc dele com desempenho baixo é a falta de um processador com mais núcleos. A memória ram não fica no gargalo nas atividades corriqueiras.

1 curtida

GNOME

  1. Fedora
  2. Debian
  3. Ubuntu

KDE

  1. Manjaro
  2. OpenSuse
  3. Arch

Mas se você mesmo quiser ver, tem esse site que faz essas comparações por voto
[https://www.slant.co/]

1 curtida

Respondeu de maneira exemplar. rsrs
Entendeu a proposta do tópico. E valeu pela dica.

Acho interessante este tópico para aqueles que já conhecem a interface e busca a distro que trata melhor a interface que ele tem interesse! :slight_smile:

Obrigado @leanlcgz

1 curtida

Ubuntu - Gnome

Manjaro - KDE

Peppermint - XFCE/LXDE

Vlw… Gosto desses top alguma coisa. Fica melhor pra escolher a distro principal. Só não falei do XFCE porque ela é boa em qualquer distro. Já as outras nunca usei.

2 curtidas

Sempre escutei bem do xfce tbm…

Mas dizem que no Linux Mint é expetacular!!! :smiley:

2 curtidas