Tocar teclado controlador MIDI no Linux

Gente!! Uso o Linux Mint já faz um tempo. A pouco mais de 12 meses comprei o teclado controlador SAMSON Graphite 49 (toco a algum tempo tb). Eu costumava usar ele no Windows com o Kontakt, porém o Windows é meu S.O secundário e é mto chato ter que reiniciar o computador sempre que for tocar.

Já tentei usar o LMMS, o Ardour e outros softwares, contudo não consegui fazer funcionar o teclado como no Kontakt - usando as bibliotecas(library) e diversos timbres.

Algum de vcs podem me ajudar recomendando algum software que possa me ajudar a substituir o Kontakt? Em um link inglês foi recomendado o Rosengarden ele tem o msm propósito que o Kontakt?

obs: Instalei o JACK para fazer o Ardour funcionar, porém, por meio do JACK o meu teclado não é reconhecido e com o ALSA é.

Edit1: Meus drivers MIDI do ALSA são: raw e seq;
Edit2: estou usando o seq;
Edit3: Não sou músico, sou programador, mas gosto de tocar e criar uns sons as vezes.

1 curtida

Eu tenho um teclado controlador, e o utilizo com o Ardour+Jack (qJackctl).

Realmente, precisei de bastante pesquisa para fazer ele ser reconhecido, mas uma vez que aprendi, se tornou fácil.

Fiz um tutorial detalhando o passo a passo para fazer o meu teclado ser reconhecido pelo Ardour, e mais alguns detalhes. O tutorial ja tem algum tempo, mas acredito ainda ser funcional.

Estou planejando fazer um tutorial atualizado sobre o assunto para publicar no Diolinux, ou talvez algumas vídeo aulas, enfim… Mas acredito que por hora o tutorial possa te ajudar. Tente segui=í-lo com muita atenção, e qualquer coisa publique aqui.

ARTIGO/TUTORIAL

Qualquer coisa chama no PV aqui no fórum que te passo meu contato e vamos dar um jeito para isso funcionar.