TLP em um notebook com Linux Deepin

Por padrão o Deepin traz o laptop-mode-tools para gerenciar o consumo de energia pela bateria do notebook.

Acontece que ao ler algumas matérias, vi que o programa mais indicado seria o TLP - que hoje já conta com uma interface gráfica (TLPUI), já que é bem mais atualizado.

O Synaptic traz o programa para instalação, mas indica ser necessário a desinstalação do laptop-mode-tools.

Captura%20de%20Tela_selecionar%20%C3%A1rea_20190325215823

Gostaria de saber se alguém já realizou essa substituição; se realmente o TLP é muito melhor para o gerenciamento da bateria do notebook; se é comum aparecerem “problemas” pós instalação; se há riscos - e quais são - e se tem como ser instalado facilmente o TLPUI no Deepin.

Caso alguém tenha mais “dicas interessantes” sobre melhoria do consumo de bateria, seria de grande ajuda também.

Só sei que o Linux perde feio para o Windows em economia de bateria!

Aqui mesmo - no fórum, falaram que o Pop!_OS é quem se aproxima de uma autonomia satisfatória (mas mesmo assim, atrás do sistema da Microsoft).

Quando sair o Deepin 15.10 nas próximas semanas, irei fazer os testes sobre isso - é válido esses questionamentos; se o TLP se comportar melhor (economizar mais bateria) que o LMT, não há pq o Deepin usar uma ferramenta “ruim” - pois, estarei pedindo análise para a troca deste gerenciador.

2 Curtidas

Não tenho problema de economia de bateria. Só uso na tomada. rsrs

4 Curtidas

Show de bola. Na verdade eu não estou com problemas. O note é novo, a bateria está ótima e durando bastante tempo com o Deepin.

Só fiquei curioso mesmo. Se dizem que o TLP é melhor e com uma simples substituição podemos melhorar o que já está bom, por que não substituir, então?!

Qualquer outra dica de melhoria também é bem-vinda!

1 Curtida

Retomando o assunto…

Alguém aqui usa, ou já usou, o Slimbook Baterry 3 para gerenciar a bateria de notebook no Deepin? (Vem por padrão no Pop! _OS).

Vi em um artigo do Diolinux - indicado para o Ubuntu e Mint - e fiquei curioso.

Seria uma boa opção ou o gerenciador usado pelo Deepin ainda é melhor?

3 Curtidas

Depois de tanto tempo, eu que te pergunto, chegou a testar? Fiquei curioso também.

O Slimbook Baterry 3 não.

Mas o TLP sim (inclusive com o TLPUI - uma interface gráfica feita por terceiros para o programa). Mas como ele foi atualizado recentemente, a interface gráfica ainda não foi adaptada, deixando de aparecer no meu Mint Cinnamon. :neutral_face:

O programa não faz milagres, mas percebi uma melhora substancial na carga da bateria. Notei também uma pequena queda no desempenho do processador quando o notebook está por conta da bateria (muito provavelmente uma configuração padrão do TLP para economizar bateria). “Problema” que provavelmente seria facilmente contornado com as opções de configuração na TLPUI.

Mas minha curiosidade quanto ao Slimbook Baterry 3 continua, principalmente em comparação ao TLP.

1 Curtida

Agora que a curiosidade bateu, resolvi substituir o TLP pelo Slimbook Baterry 3 e fazer uns testes. :sweat_smile:

1 Curtida

Eu já utilizei o Slimbook Battery 3, não no Deepin mas no Ubuntu. No modo economia ele utiliza estratégias como desativação de animações, baixar brilho da tela ou outros recursos que consomem e necessitam de mais energia para serem executados, coisas que é possível fazer manualmente.