TLP em um notebook com Linux Deepin

#1

Por padrão o Deepin traz o laptop-mode-tools para gerenciar o consumo de energia pela bateria do notebook.

Acontece que ao ler algumas matérias, vi que o programa mais indicado seria o TLP - que hoje já conta com uma interface gráfica (TLPUI), já que é bem mais atualizado.

O Synaptic traz o programa para instalação, mas indica ser necessário a desinstalação do laptop-mode-tools.

Captura%20de%20Tela_selecionar%20%C3%A1rea_20190325215823

Gostaria de saber se alguém já realizou essa substituição; se realmente o TLP é muito melhor para o gerenciamento da bateria do notebook; se é comum aparecerem “problemas” pós instalação; se há riscos - e quais são - e se tem como ser instalado facilmente o TLPUI no Deepin.

Caso alguém tenha mais “dicas interessantes” sobre melhoria do consumo de bateria, seria de grande ajuda também.

0 Likes

#2

Só sei que o Linux perde feio para o Windows em economia de bateria!

Aqui mesmo - no fórum, falaram que o Pop!_OS é quem se aproxima de uma autonomia satisfatória (mas mesmo assim, atrás do sistema da Microsoft).

Quando sair o Deepin 15.10 nas próximas semanas, irei fazer os testes sobre isso - é válido esses questionamentos; se o TLP se comportar melhor (economizar mais bateria) que o LMT, não há pq o Deepin usar uma ferramenta “ruim” - pois, estarei pedindo análise para a troca deste gerenciador.

2 Likes

#3

Não tenho problema de economia de bateria. Só uso na tomada. rsrs

2 Likes

#4

Show de bola. Na verdade eu não estou com problemas. O note é novo, a bateria está ótima e durando bastante tempo com o Deepin.

Só fiquei curioso mesmo. Se dizem que o TLP é melhor e com uma simples substituição podemos melhorar o que já está bom, por que não substituir, então?!

Qualquer outra dica de melhoria também é bem-vinda!

0 Likes