Tirando erro pcspkr da inicialização

Algumas pessoas já se depararam com este erro durante o boot?

Error: Driver 'pcspkr' is already registered, aborting...

Essa mensagem é referente ao módulo responsável por executar "bips" no sistema, talvez o sistema esteja carregando o mesmo módulo duas vezes. O sistema continua funcionando normalmente, apesar do aviso do erro, mas se quiser tirar este erro da inicialização, basta adicionar o seguinte parâmetro no arquivo /etc/modprobe.d/blacklist.conf:

blacklist pcspkr

Se procurar o arquivo mas notar que o mesmo não existe, é só criar o mesmo e adicionar o parâmetro lá, que funciona normalmente.
Mas, se não quiser criar o arquivo, pode-se também adicionar o blacklist no grub. Basta editar o grub e onde está a linha:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"

Deixe assim:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="modprobe.blacklist=pcspkr quiet splash"

Dependendo da distribuição, esta linha pode ter algumas opções a mais por padrão, é recomendável não tirar estas opções padrões da Distro, a não ser que saiba o que está fazendo.

Após editar o grub, faça o comando update-grub e reinicie para ver se deu certo.

Observação: Para editar os arquivos aqui citados, deve estar como super usuário, para isto pode usar o sudo ou o su e usar seu editor de textos favorito.

Até a próxima pessoal :wink: :+1:

2 Curtidas

No Manjaro eu recomendo a primeira opção, já que depois de um tempo a pessoa possa esquecer da alteração no arquivo do grub, e quando a equipe do Manjaro fizer alguma alteração necessária para o grub, elas não serão aplicadas durante o processo de atualização.

As alterações nos arquivos originais da distribuição (nesse exemplo o Manjaro) são na maioria das vezes, a razão pelo sistema não iniciar após uma atualização, e você acaba vendo a pessoa culpando a distribuição por um problema que ela mesmo causou.

Saudações.

2 Curtidas

Correto, o recomendado é criar o arquivo blacklist, pois evita problemas futuros.
Distros com base Debian mantém a configuração mesmo instalando um GRUB novo.
Mas Distros base Arch normalmente cria um arquivo com o final do nome como “New”, daí usa se houver algum problema mas não esquecendo das customizações feitas

1 Curtida