Estou à procura de uma Distro Linux pra utlizar em meu pc e netbook antigos (se alguém quiser sugerir algumas fique a vontade, o processador infelizmente é Celeron e só tem 2 GB de ram e claro, são de 32 Bits😿 ), pesquisando sobre o Tiny Core vi que essa distro é tão compacta e leve que pode rodar até de um Pen drive ou cd ou outra mídia de armazenamento (CD etc…), sendo assim surge a pergunta:
Optar por utilizar o Tiny Core via pen drive ao invés do Hd pode ser melhor seja em quesitos de velocidade/leitura ou outra coisa?
Em termos de praticidade sei que pode ser melhor sim, mas como o hd de meu pc é de notebook basta um adaptador sata/usb e pronto e assim já aproveito pra perguntar se é possível dar boot em um hd conectado via adaptador sata/usb.
O Tiny Core ele não roda em pendrive, ele pode ser instalado no pendrive mas tudo é carregado na memoria RAM e ele roda a partir dali.
Muitas distros rodam em pendrive, não é exclusividade do tiny core, mas a sua capacidade em reduzir o armazenamento e poucos aplicativos de consome memoria, ele faz o que poucos consegue.
Mas será isso mesmo que vou fazer… mas é possível dar boot em um hd conectado assim?
Mas meu foco não é apenas em praticidade, fiz esse post pra tentar descobrir se o tiny core via usb será mais rápido ou terá uma melhor performance do que via hd…
Foi isso que eu quis dizer, também vi que esse sistema como um todo consegue ser carregado na ram…
Então, aparentemente as versões atuais do tinycore não usam instalador, aparentemente roda a partir do live e salva as modificação da live no dispositivo de armazenamento, mantendo assim tudo que estava antes de reiniciar.
Eu achava o instalador do tinycore um tanto inútil na verdade, já que ele vai esta no pendrive não faz diferença ele tem uma função de instalar de ter uma função de salvar as configuração(percistence). Mas eu nunca usei o instalador para saber.
Ai o tinycore rodando em um SSD virtual de 3GB particionado com 2GB de partição SWAP e 1GB particionado para receber a percistence.
Consegui instalar o Chromium em apenas 1GB de persistence e ainda salvei um arquivo de texto chamado de /home/tc/teste.txt na HOME para testar se salvava a home.
Ao reiniciar o Chromim permanece e o “teste.txt” também.