Timeshift - Devorador de Disco?

Estava usando o sistema normalmente quando me deparei com uma mensagem de pouco espaço em disco… dado o fato, fui em busca do maior vilão, ao qual descobri que era o Timeshift ocupando mais de 55GB de espaço em disco.

Nisso, excluí todos os snapshots, verifiquei o espaço e comprovei que os 55GB tinham retornado como espaço livre… nisso resolvi fazer um Snapshot manualmente e comprovei que um único backup está ocupando esse tamanho…

Deepin%20Screenshot_file_properties_20190928131234

Obs: 1 - A configuração está no padrão do Timeshift, ou seja, não estão inclusos documentos pessoais, videos e etc
2 - Nesta máquina em questão tenho apenas 1 HD, impossibilitando assim o backup em HD secundário

Enfim, é mais uma questão de curiosidade, porque se realmente ocupa isso em um único Snapshot, vou passar a deixar a criação automática desabilitada e fazer isso manualmente de tempos em tempos…

Nunca usei um programa desse tipo, mas pelo o que sei ele faz um backup de todos os arquivos e configurações presentes na partição raiz (e partição \home se você configurar para isso).

Será que não é porque você não tem muito programa instalado?

Pode ser… embora que a maioria são programas pequenos tipo Kazam, Audacity, Handbrake e etc
Só pra ter uma idéia, minha pasta raiz “/” , não chega nem a 20GB utilizados e a “/Home” pouco mais de 100GB

Mas o que me chamou a atenção além do tamanho do backup do Timeshift, foram a quantidade de arquivos, que se multiplicados por + 2 ou 3 backups, ultrapassam 1 milhão de arquivos, que ao meu ver, compromete e muito o desempenho do disco, mesmo no formato EXT4 que tende a ter uma fragmentação mínima…

Faz sentido um backup ocupar bastante espaço, pois a filosofia de backup é ter cópia de todos os arquivos. Alguns programas no segundo backup fazem eles incrementais, ou seja, verificam todos os arquivos e salvam apenas os diferentes. Não sei como funciona o timeshift nesse quesito.

Não confunda backup com os snapshots dos sistemas de arquivos mais modernos, eles tem filosofia de funcionamento diferentes.

2 curtidas

Basta configurar. Não lembro como é o padrão, mas eu deixava configurado para manter dois backups diários e um semanal, assim ele sempre ficava com três backups e ia excluindo os mais antigos automaticamente. Não me recordo o tamanho que ficava, mas nunca tive problemas com falta de espaço de armazenamento (SSD de 120gb).
Você pode deixar um backup semanal por exemplo ou até mesmo apenas um mensal se quiser.

1 curtida

Aqui além de ir somando e consumindo espaço, às vezes ele resolvia criar os snapshots nas horas mais inoportunas, prejudicando o que eu estava fazendo no momento.

Pra evitar isso, acabei desativando a criação automática e fiz um snapshot manual e deixei lá… caso eu for fazer alguma mudança significativa no sistema, eu crio um novo manualmente e excluo o antigo

Backup de arquivos pessoais é no velho copiar / colar em alguma unidade externa

1 curtida