Timeout on locking authority file

Após instalar o arch Linux no meu pc com uma partição /home separada usada numa distro anterior, a interface gráfica simplesmente não inicia, usando o comando “startx”, dá o erro do título, eu já removi o arquivo .Xauthority, já tentei gerar um novo com comandos do xauth mas nada adianta.
Alguém sabe o que tem dentro de um arquivo .Xauthority, para que eu possa usar de base para criar um novo? Eu também não me importo de fazer um fresh install

De qual ambiente de desktop se trata? Veja na Arch Wiki as instruções de como instalar e iniciar o ambiente de desktop que você deseja.

https://wiki.archlinux.org/title/Desktop_environment_(Português)

Pode ser também que você queira instalar um display manager, a menos que você queira iniciar a sessão da área de trabalho pelo terminal mesmo. O padrão do GNOME é o GDM, o do Plasma é o SDDM, o XFCE fica muito bem com o LightDM…

https://wiki.archlinux.org/title/Display_manager_(Português)

Opa, eu já tinha instalado o LightDM com o xfce e o xorg, mas o xfce não inicia por conta desse bug, a distro anterior que eu usava era o artix Linux com XFCE e agora estou no arch

Consegui entrar no xfce, porém apenas na conta root, logo o problema está no meu usuário.
Tentei copiar o conteúdo dentro do arquivo .Xauthority do /root e coloquei no .Xauthority do /home, mas não deu certo.

Olá @yHeitorX tudo bem contigo?

Tente criar um usuário “comum” usando um novo diretório no “/home” - provavelmente você conseguirá logar normalmente e então poderá comparar o diretório desse usuário com o seu para encontrar qual é a configuração que está atrapalhando o seu login.

:vulcan_salute:

Usei o comando useradd teste e depois coloquei a senha com o passwd, mas o usuário não entra

Confirmou se o diretório do usuário foi criado e está com as permissões corretas?

:vulcan_salute:

Acabei de fazer os comandos mais certinho e o usuário entrou , agora vou ver as configurações.

1 curtida

@eddiecsilva no arquivo .Xauthority do usuario teste, esta escrito ^A^@^@ archlinux^@^A0^@^RMIT-MAGIC-COOKIE-1^@^P^^{^Dxm��AIV^F�?�_h.
ja tentei colocar isso no arquivo do meu usuario padrao mas nao da em nada.

Esse arquivo é único para cada usuário, você tem certeza que as permissões da home do usuário estão corretas? Lembre de alterar as permissões de forma recursiva.

Já tentou remover o arquivo totalmente? Grandes chances do sistema simplesmente criar um arquivo novo com as permissões corretas.

:vulcan_salute:

eu ja usei o comando rm -rf para remover o arquivos algumas vezes, e quando eu instalei o arch, eu usei os comandos de adicionar usuarios citados no post de instalacao do arch linux do diolinux, mas eles n’ao funcionaram, ja que a pasta do meu usuario ja existia no /home.

Quando algum “manual” não pode ser seguido à risca, o diagnóstico do que deu errado fica bastante complicado. Eu não tenho experiência em Arch, mas existe a chance que o “skel” do usuário, ou seja, o modelo que ele usa ao criar um usuário novo tenha diversas peculiaridades.

Minha sugestão no momento é mover seus dados para o novo usuário que você criou até você ter familiaridade suficiente com o sistema para poder diagnosticar o que ocorreu. :wink:

:vulcan_salute:

Para iniciar a sessão do XFCE manualmente, basta digitar startxfce4.

Quanto ao LightDM, você deve instalar os pacotes lightdm e lightdm-gtk-greeter e executar o comando systemctl enable lightdm, para que ele seja iniciado automaticamente no boot.

Dê uma olhada nestes artigos da ArchWiki:

https://wiki.archlinux.org/title/Xfce_(Português)

https://wiki.archlinux.org/title/LightDM

os pacotes do lightdm ja estao instalados, o erro nesete caso acontece apenas no meu usuario, o usuario root e um usuario para o teste que criei entram no xfce normalmente

Certo, então eu sugiro você excluir esse usuário e criar um novo.

E quanto ao LightDM, já executou o comando que eu mencionei acima, para ativá-lo na inicialização do sistema?

O serviço do lightdm está ativado, sem nenhum erro.
Eu só acho estranho que uma vez que eu fui instalar o fedora, a sessão também não entrou, irei criar o usuário novo e também passarei os dados pro mesmo.

1 curtida