Tiling Window Manager, uma maneira diferente de gerenciar janelas que vem ganhando adeptos

E nem todos estão dispostos a aprender. A grande vantagem de não depender de uma interface gráfica é que independe de um ambiente gráfico. Vc pode usar Gnome, KDE, XFCE ou qq outro, e a configuração é a mesma. Por isso mesmo a maioria dos tutoriais usam o terminal por base.

2 curtidas

Acredito que o motivo do por que muitos preferem arquivos de configuração em texto, seja por causa da facilidade na hora de instalar o sistema em uma nova máquina, já que com arquivo em texto, eu posso colocar nos meus dotfiles e sincronizar com o git e da push no repositório remoto. Na nova máquina eu simplismente posso da pull e já vai estar tudo instalado.

3 curtidas

Os mesmo vale para arquivos de textos gerados por uma GUI (o finado compositor Compton tinha uma GUI para configurá-lo, por exemplo).

É simplesmente preguiça dos desenvolvedores (ou seja, a complexidade de criar uma ferramenta fácil para o usuário). Pegando um exemplo como a Polybar, a maneira mais user-friendly de mexer nela com GUI seria arrastar e soltar (estilo KDE, Cinnamon ou Mate), mas é um código bastante complexo de ser feito.

Ainda há o fato que mesmo módulos bastante simples da Polybar tem muitas opções, e especialmente, opções mutuamente exclusivas. Representar fielmente as possibilidades dadas iria exigir uma GUI que faria as Configurações do Sistema do KDE parecer a coisa mais simples do mundo.

2 curtidas