TigerOS 23.1.1 com novo instalador

No dia 5/10 o TigerOS chegou na versão 23.1.1 com novidades importantes.

Com o construtor atualizado e refeito pelo @Natanael.755, pudemos gerar uma ISO com cerca de 900mb a menos, devido ao fato de conseguir instalar um Xfce mais enxuto, e ainda assim, plenamente funcional.

O maior destaque dessa versão está relacionado com o novo instalador. Desde o lançamento da base 22.04, que vários tipos de BIOS com UEFI estavam tendo problemas para instalar o GRUB, não permitindo a inicialização do sistema. Isso depois de dar boot no modo live e instalar corretamente.
Esse instalador também criado pelo @Natanael.755 consegue resolver isso, além de realizar um processo de instalação muito mais rápido que o antigo Ubiquity fazia.
Num primeiro momento, ele exibe apenas o Português do Brasil e de Portugal, mas no ano que vem, deverá incluir inglês e espanhol.

A versão Studio também recebeu o novo instalador!

é possível baixar a ISO diretamente DAQUI

Agora o painel de aulas exibe uma opção extra: Novas Aulas (online), que leva a página de conteúdo complementar do site. O que ajuda um usuário novato a ir direto a esse conteúdo.

Por conta desse novo instalador e da ISO de tamanho reduzido, decidi fazer 3 inclusões importantes:

1 - OnlyOffice
2 - Aula ensinando a instalar o sistema
3 - Kolour Paint

A decisão de ter um pacote office pré-instalado se deu pelo fato de que muitos curiosos têm usado o modo Live para conhecer o sistema. Por mais que o painel de boas-vindas facilite para a instalação de uma opção, ter que fazer isso toda vez que inicia a máquina, acaba consumindo memória e tomando tempo desnecessário. A escolha desse pacote em específico, se deve pela sua alta compatibilidade com os arquivos do MS Office.

Quanto a aula de instalação, se deve ao fato de eu ter recebido comentários de novatos, que ao decidir fazer a instalação, acabavam tendo dificuldades, pois a máquina em que vão instalar o sistema, não tem acesso fácil a internet, para acompanhar o vídeo que ensina o processo de instalação, no site.

E por fim, o Kolour Paint passa a suprir a necessidade de se fazer edição básica de imagens, principalmente no caso de internet limitada.
Sei que existem opções em GTK, como esse em específico sempre foi muito elogiado nos testes que fiz, com usuários leigos.

Vale destacar também que nos próximos dias, novas aulas de uso básico estarão no site oficial, para orientar com qualidade novatos que querem aprender a instalar e usar uma distro Linux.

Essas são as mesmas aulas disponibilizadas a ONGs, que são nossas parceiras e incluíram o ensino do uso do TigerOS como alternativa ao Windows.

Devido ao trabalho, optamos por deixar as versões Educacional, Segurança e Prefeitura para 2024. Inclusive, designers que queiram contribuir com wallpapers sintam-se a vontade pra me contactar.

No dia 28/9 oficializei a abertura de empresa, o que me permitirá participar de licitações, além de fechar contrato com universidades e empresas.

Ainda neste ano lançaremos um curso com foco na certificação LPI1, começando pelas aulas da prova 101. Oferecer um curso de qualidade é nossa forma de monetizar o trabalho e a equipe.

@Dio será que rola 1 review? Te mando uma relação com todas as novidades da série 23.X

13 curtidas

Será que rola? :eyes: Cuidado com o que você deseja :rofl: :ghost::hocho:

6 curtidas

Podia ter uma live no canal Diolinux apresentando a distro.

@Dio apesar do foco específico em empresas e universidades, o fato de ter aulas focadas em quem quer dar os primeiros passos deve interessar sua audiência.

4 curtidas

Queremos melhorar o sistema então manda brasa :slight_smile:

3 curtidas

@Daigo tenho visto algumas pessoas comentando que o OnlyOffice tá melhor que o LibreOffice. No seu caso, que é uma distro voltada para o mercado, o Only tá assim tão melhor que o Libre? Sei que na aparência ele se assemelha bem mais a suíte da MS que o Libre. O que mais você diria que compensa mais no Only que no Libre que fez vocês adotarem ele? É questão de compatibilidade com os formatados da MS?

1 curtida

Rapaz, tem me surpreendido no quesito compatibilidade.
Tempos atrás o @henriquead7 tinha feito um teste comparativo e o OnlyOffice foi o mais fraco. Porém, a situação mudou muito. Mas o que posso dizer é: teste e tire suas conclusões, pois suas necessidades podem fazer exigências superiores ou diferentes ou ambos de meus testes.

2 curtidas

O OnlyOffice tem boa compatibilidade, tem algumas funções legais que não existem no LibreOffice.
Entretanto, falando em termos de aplicativo de desktop, o LibreOffice é mais rápido, carrega documentos bem complexos e possui uma boa quantidade de recursos que nem mesmo o Microsoft Office possui.

Eu usaria o OnlyOffice num ambiente que precisa um grau de compatibilidade maior com o Microsoft Office, porém num ambiente em que isso não importa, LibreOffice sem sombra de dúvidas.

Vale lembrar que o OnlyOffice desktop é idêntico a versão web. O LibreOffice tem a Collabora que desenvolve uma ótima versão web do aplicativo.

4 curtidas

@Daigo e @Rodrigo_Zimmermann1 valeu, bem esclarecedoras as respostas. Perguntei mais de curiosidade mesmo.

1 curtida

Eu acrescento ao comentário do @Rodrigo_Zimmermann1 o fato do corretor gramatical do LibreOffice ser mais completo e preciso.

3 curtidas