TigerOS 21 - vídeo mostra leque de launchers

Interessante analisar o quanto o “Menu Iniciar” tornou-se parte obrigatória de um sistema operacional, desde seu surgimento no Windows 95.

As pessoas gostaram tanto dele, que modificações mais drásticas, são sempre criticadas, seja no XPirata, inclusive no mundo Linux, que usuários do KDE 3.5 ficarem bastante incomodados com sua reformulação no KDE 4. Acreditem: isso se repetiu na reformulação gráfica do Gnome 3.X e com o Unity.
Inclusive a ausência do menu Iniciar, é apontado como o principal fracasso do Windows 8.

Porém, quando uma pessoa se sente confortável em usar uma distro Linux, a chance de ela procurar por customizações, com o objetivo de deixar a distro visualmente distante do outro sistema é grande.
Embora o foco do TigerOS sejam empresas, o home office já é realidade e a adoção dele também por usuários domésticos é plausível. Pensando em colaborar com quem desejar testar outros tipos de launchers, inclui no TigerOS 21, em fase de finalização, outros 3 launchers além daqueles padrões do XFCE.

Você pode conferir um tutorial nesse vídeo:

Já reparou o quanto os “Menus Iniciar”, ou launchers da maioria dos DEs das distros Linux são extremamente parecidos com o do Windows (destaque para o 7)? Isso é justamente para evitar a rejeição por parte do público, principalmente os novatos. Basta dar uma conferida no Cinnamon, tanto o original, como Cinnamenu, Plasma 5, Mate, XFCE tem isso tanto em seu menu padrão, como no Whysker Menu.

6 curtidas

Estou desenvolvendo-a junto ao @Natanael.755 e o @eltonff

1 curtida

Sim, na descrição do vídeo.

Viu minha mensagem? Te mandei uns ícones bons pro menu.

1 curtida

Vi sim, mas acabei não comentando com os os demais membros da equipe.

1 curtida

Entendi, mas achou boa? Basicamente fiz no mesmo estilo do ícone do vídeo mas com a logo do sistema.

Vou baixar e enviar para avaliação e votação. Com a opção de ser o ícone de algum dos outros launchers.

2 curtidas

Um dos launchers, o Sligscold, tem problema de tradução, teria de ver como consertar isso (a pesquisa por app está em castelhano e o resto do menu em português). Mandando uma issue no Git deles?

Slingscold foi descontinuado a alguns anos, então duvido q role correção. Coloquei pq era de meu interesse incluir algo próximo ao Gnome e MacOS.

1 curtida

Preciso descobrir como salvar os modelos de perfis que criei para disponibilizá-los aqui:

modelos

Deixei o Xfce no estilo do Unity, mas não consegui salvar, perdendo todo trabalho.