Throttle Intel Macbook Pro

Olá pessoal, sou novo aqui e gostaria de pedir ajuda com um pequeno problema de Throttle, antes de continuar deixe-me colocar-los a par do que está acontecendo.

Meu macbook pro de 2012 (9,2) estufou a bateria e a retirei do equipamento ainda quando estava na faculdade, mas na correria não percebi o quão lento ele estava (fiz alguns upgrades atualmente é um i5 3210, 16GB DDR3 1600Mhz e um SSD 240GB), descobri que o MacOS quando não tem bateria limita muito o sistema porque ele compreende que a bateria está sendo carregada então baixa as frequencias do processador, okay, resolvi isso removendo alguns arquivos e o notebook voltou a ser usável, entretanto descobri em seguida que o i5 está constante travado a 1.2Ghz, com o windows instalado na maquina resolvi o problema usando ThrottleStop, no macos não achei uma ferramenta viável, então deixei por assim mesmo, entretanto com o update para o catalina a apple “lacrou” o volume e não consigo mais deletar os arquivos de configs da bateria, ou seja dois problemas que não dão pra ser resolvidos no macos, não quero usar windows pois ja uso no meu pc principal, e sempre tive uma quedinha por linux e então encontrei o momento perfeito para migrar de vez uma máquina minha para o Linux Mint, está tudo funcionando perfeitamente, exceto o throttle, instalei o macfanctld para gerenciar o aquecimento, adicionei o intel_pstate=disable no grub, entretanto o msrtools não funcionou para resolver o throttle e não sei se o TLP resolveria a o problema de forma eficaz, no windows testei o NOX Player e consegui rodar tranquilamente meus games de android usando o ThrottleStop, e gostaria de rodar alguns outros jogos aqui nesse notebook porque sei que ele dá conta, por exemplo diablo 3, stardew valley, dont starve togheter, enfim, joguinhos simples que ficam quase injogaveis por causa do throttle.

Desculpem o texto gigantesco, mas venho pedir encarecidamente ajuda para poder resolver esse problema, tenho adorado usar o Mint, ficaria ainda melhor se conseguisse rodar meus joguinhos, voltar a ver vídeos 4k (por incrivel que possa parecer, antes com a bateria ele rodava vídeos em 4k) ou conseguir ver youtube e dar um alt-tab sem travar os vídeos haha.

jean@MBP:~$ sudo lscpu | grep MHz
CPU MHz: 1197.227
CPU max MHz: 2501,0000
CPU min MHz: 1200,0000

Ele nunca chega a 2.5Ghz, na teoria esse é o clock normal dele e o turbo boost é 3.2Ghz, atualmente ele fica travado a 1.2Ghz e nunca da um boost pra 2.5Ghz.

Desde já agradeco (não consegui configurar o teclado pra por cedilha)

1 curtida

Lendo outros tópicos de gente que teve o mesmo problema em Macs, creio que a solução seja a solução:

Etapa 1:

Etapa 2:
sudo cpupower frequency-set -g performance

1 curtida

Chegando em casa irei tentar, obrigado desde já :blush:

PS: eu procurei por Mac e vi um monte de postagens, mas nenhuma sobre isso, desculpe se ela foi repetida

2 curtidas

Infelizmente ainda continua travado, reiniciei e testei de novo (no caso a print) e ainda travado em 1.2GHz mesmo com um video rodando em 4k.

o frequency-set remove a limitacão do BD PROCHOT? É esse comando que está mantendo o frequency lock a 1.2Ghz.

1 curtida

Achei esse vídeo:

Resumo:

  1. Entre no terminal root com sudo su
  2. Instale a ferramenta da Intel com apt install msr-tools
  3. Carregue na memória com modprobe msr
  4. Veja o a saída de rdmsr 0x1FC. Anote a parte que vem antes da letra.
  5. Escreva wrmsr 0x1FC (número da etapa 4, menos 1)(letra da etapa 4)

Confira se deu com os comandos aí.

1 curtida

Antes de instalar o Mint, eu havia testado no ubuntu o msr-tools (mencionei no primeiro post) e não funcionou, talvez porque não tinha instalado o macfanctld e a temperatura manteve os clocks baixos. Vou tentar criar um script e coloca-lo pra rodar na inicializacão todas as vezes pra desativar o PROCHOT no startup.
bateu 2.9GHz de frequencia, muito obrigado pela ajuda, acho que não teria tentado mais uma vez o msr-tools por ter falhado antes.

Vou fazer mais alguns testes pra ver se mantém estabilidade, mais uma vez obrigado.

Modelo do Script:

#!/bin/bash

echo “Desabilitando DB PROCHOT”

sudo modprobe msr

sudo wrmsr 0x1FC 300044

1 curtida