Testar tamanho de HD no linux

Olá, comprei um HD de procedência duvidosa e gostaria de testa-lo para saber se ele realmente tem o tamanho que tem. Existe alguma ferramenta que faça isso no linux (uso ubuntu)?
Obrigado

Para gnome gome-disks

https://www.gnulinuxbrasil.com.br/2019/07/04/gnome-disk-utility/

Mas como vou testar? Nem sempre o que aparece nas propriedades é o real

Um exemplo do windows: Pendrive/Memoria USB 2 TB Si Son Reales? - YouTube

Se vc conseguir criar um sistema de arquivos ext4 no dispositivo, ele tem tamanho da partição que vc criou.

Se der “input/output error” é porque o pendrive acaba antes do informado pela firmware.

Depois de criar o sistema de arquivos ext4, apaga ele e cria o fat32 pra usar normalmente tanto no linux quanto no windows.

Qual a lógica?
É que o sistema ext4 cria inodes com informações ao longo do disco, então ele vai fazer várias pequenas escritas até próximo do fim do dispositivo. Isso garante que o disco vai até o fim. O fat32 cria apenas uma tabela no início do disco, então vc só descobriria que não tem espaço quando desse erro ao copiar arquivos quando encher até o ponto que o pendrive existe fisicamente.

3 curtidas

Obrigado @Deleterium, explicação perfeita!

Mais importante que verificar o tamanho é verificar as informações do S.M.A.R.T. Isso porque existem inúmeros HDs usados (de servidores) sendo vendidos como novos no mercado, e o S.M.A.R.T. muitas vezes pode ser usado para verificar se um HD é realmente novo ou não… Embora, em alguns casos, os picaretas consigam também apagar as informações do S.M.A.R.T. para mascarar o golpe.

Você pode usar o já mencionado GNOME Disks para verificar as informações do S.M.A.R.T.

HDs precisam ser adquiridos necessariamente de lojas confiáveis, como a Kabum! (a própria Kabum!, não o marketplace), a Terabyte, a WAZ, a Oficina dos Bits e a Pichau. Comprar de procedência duvidosa (por exemplo Mercado Livre ou marketplace do Magazine Luiza) significa correr um risco bem alto de comprar um HD no final da vida útil como novo.

Certa vez comprei um HD na loja física de informática aqui do bairro… Abri o S.M.A.R.T. e verifiquei que indicava quatro anos de funcionamento. Precisei voltar lá e chamar a polícia para devolverem meu dinheiro.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.