Terraria abre e crasha

Galera, eu instalei a steam no meu Arch Linux, ontem, e , meu Terraria abre, fica em tela preta por alguns segundos, e crasha, eu uso o Steam Linux Runtime como compatibilidade no Terraria

A̶q̶u̶i̶ ̶t̶a̶m̶b̶é̶m̶ ̶a̶c̶o̶n̶t̶e̶c̶e̶ ̶o̶ ̶m̶e̶s̶m̶o̶ ̶d̶e̶s̶d̶e̶ ̶q̶u̶a̶n̶d̶o̶ ̶i̶n̶s̶t̶a̶l̶e̶i̶ ̶p̶e̶l̶a̶ ̶p̶r̶i̶m̶e̶i̶r̶a̶ ̶v̶e̶z̶,̶ ̶d̶o̶i̶s̶ ̶a̶n̶o̶s̶ ̶a̶t̶r̶á̶s̶.̶
Desculpe, informação errada. Pensei que era o jogo TerraTech

já tentei com o Proton tambem, fica a mesma coisa, se ninguem que jogar tiver a solução, o jeito vai ser abrir um tópico com o pessoal do Terraria, e se de toda forma não der certo o jeito vai ser desistir, ou usar o Windows :cold_face:

Você sabe que Terraria possui versão nativa de Linux, né? Porque diabos vocês está usando ele via camada de compatibilidade?

Já vi alguns relatos de gente jogando a versão de GOG no Arch Linux que teve que mexer as opções de inicialização (Botão direito no jogo → Propriedades → Opções de Inicialização) do Terraria para TERM=xterm %command% .

Mas isso foi na versão de GOG. Eu também jogo Terraria de Steam no Arch Linux e nunca precisei mexer nas opções de inicialização para jogar.

Como notou o @Yofiel, tente a versão nativa. Ela tem inclusive pega em multiplayer com a versão de Windows, se é a sua preocupação.

Gente migrei pro Linux mais o mesmo acontece, eu abri o Terraria com o Lutris e tambem deu tela preta, mais eu copiei os logs do game, segue aí:

Talvez só esteja demorando um tempão pra inicializar o Terraria mesmo. Eu já lidei com essa “tela preta” aparentemente interminável vez ou outra, deixei rodando e depois o jogo iniciou normalmente.

Acontece que depois de alguns minutos o game crasha

Olá, eu jogo terraria no linux inclusive em servidor com amigos tenho 2 hipoteses:

  1. No linux o terraria consome mais memoria ram. Inicialmente isso não é um problema se vc estiver usando uma distro leve porque meio que compensa. Mas coloque ai uns 3 GB de ram livre pra jogar bem no offiline.
  2. A steam precisa de binarios 32 bits. Bom, aqui podemos supor q ta faltando algo pra tua steam rodar direito, mas, por via das duvidas tu pode tentar usar a steam dos repositorios do Arch e flatpak… Não sei se tem snap mas se tiver tenta também. :sweat_smile:

Ou seja: tenta deixar teu arch o mais leve possivel (jwm, i3, lxde, lxqt, xfce) e com poucos serviços rodando, instala a steam de formas diferentes e testa pra ver o resultado… Como ultima tentativa tu pode testar no xubuntu ou steam os… Mano, se não pegar nestas distros pode ser falta de hardware mesmo, a versão nova do terraria veio mais pesada :frowning_face:

O drive onde o jogo foi instalado está em Ext4?

Sim, está instalado em ext4

Instalei e testei aqui e rodou perfeitamente a versão nativa, sua máquina tem mais de 4 gigas ?

Tem dois gigas, mais no Windows rodava perfeitamente

Bom aqui na empresa eu tenho acesso a algumas máquinas antigas, então peguei um celeron com 4 gigas rodando o Xubuntu, e tirei um pente deixando ele com 2 gigas, instalei o Steam e baixei o terraria, na primeira tentativa apareceu a janela do jogo e depois ele fechou, então entrei na bios e reduzi ao máximo a quantidade de memória de vídeo que o sistema separa da ram, e testei novamente, aí rodou, tente fazer isso e ver se funciona.

3 curtidas

A solução que encontrei, foi diminuir a memória gráfica, mas não ao máximo pois dá uns glitchs bem malucos na tela, e aumentar a swap para pelo menos 4gb, assim consegui jogar tranquilo. Depois de 7 meses sem respostas, ao menos encontrei uma solução, aliada ao que o @ving2004 disse XD.

1 curtida