Terminal Travado Programa

Boa madrugada! Antes eu lembro que conseguia abrir programas pelo terminal e o programa não ficava preso no terminal (o prompt abria o programa e me permitia colocar mais comandos), agora se eu quiser continuar a utilizar o terminal tenho que colocar o nome do programa + &, alguém tem alguma pista do que eu possa ter feito?

Esse é o comportamento normal de um programa modo CLI, quando executado ele toma controle do /dev/stdin, /dev/stdout e /dev/stderr e somente quando termina passa o controle para o SO (salvo as chamadas do sistema em modo kernel para executar alguma tarefa do SO). Porém se o programa for implementado pra rodar em um processo paralelo sem bloqueio ele logo devolverá o controle para o terminal, o bash cria esse tipo de instância quando o comando tem um & na frente.
Eu não conheço nenhum interpretador de comando que faça isso por padrão, se achar algum me avise!
Acredito que você devia estar usando determinados apps que tem era característica. Por exemplo o subl (Sublime Text) e code (VS Code) não bloqueiam o terminal, já o leafpad (Editor de texto) bloqueia.

Uma alternativa é criar um excutável com & na pasta de binários.
Exemplo, no Lubuntu crie o arquivo sudo nano /usr/bin/leafpad-nonblocking:

#!/bin/bash 
leafpad &

Salve e adicione permissão de execução sudo chmod +x /usr/bin/leafpad-nonblocking.
Agora no terminal se você digitar leafpad-nonblocking ele não vai bloquear.

1 curtida

É o comportamento normal.
Se estava diferente antes agora o problema foi resolvido.