Terminal Linux Mint, como customizar cores e comportamento?

Bem, não sei qual o Terminal que vem por padrão no Linux, mas em caso de querer modificar cores específicas e mesmo a forma como os processo são apresentados, é possível?
Por exemplo, deixar ele parecido com o pacman do Arch? Dar uma reorganizada, etc. seja por cores, seja por comportamento.

Primeiro, depende da interface - cada uma vem com um em específico. Mas dá pra instalar outro; eu usava o terminal do MATE no Gnome, o que me permitia colocar fundos etc.

Outra coisa são os temas do terminal - que costumam variar se vc usa bash, zsh, oh-my-zsh, fish. Um exemplo está aqui, mas se aplica ao Manjaro, teria que ver como colocar na base Ubuntu:

2 Curtidas

Olá @Joao_Damasceno!

Desde quando iniciei minha experiência mais a fundo no linux com o Ubuntu (por um período não muito longo) e depois com o Arch, sempre instalei o tilix.

Aqui :point_up_2: mostrei a personalização dele na época da postagem. Inclusive, este tópico tem muitas ideias de aparências legais para o terminal.

E quanto “aos processos”, se eu compreendi corretamente o que você quis dizer, você pode instalar o HTOP, caso ele não venha nativamente em sua distro ou ainda o BASHTOP, que são os que uso no exemplo acima.

1 Curtida

Isso depende de qual terminal você está utilizando no seu sistema. Qual é o terminal? Diga para nós.

O padrão que vem no Linux Mint.

Aí depende se é Cinnamon, XFCE ou MATE

1 Curtida

O Cinnamon por padrão não tem um emulador de terminal. Por isso perguntei, até porque dependendo do terminal utilizado as configurações são realizadas de maneira diferente.

Uso o que vem no XFCE…

As configurações do xfce4-terminal estão, senão me engano, em Editar > Configurações. Não posso te dar certeza porque não estou usando ele agora. Vai abrir essa janela:

Se você alternar entre as abas lá em cima vai conseguir mudar bastante coisa. Inclusive remover a barra de rolagem e os menus.