Tenho um problema que acontece no Windows, mas no Linux não

Há um tempo atrás, eu instalei Windows na minha máquina junto com o Arch Linux para poder jogar Battlefield. Porém, eu estava tendo um problema MUITO chato com o Windows; meu pc simplesmente dava tela azul quando eu fazia algo, como por exemplo: jogar. Qualquer jogo, eu jogava uns 10 minutos e o pc simplesmente dava tela azul, não importa se o jogo era leve ou pesado, até com vídeos no YouTube isso acontecia às vezes. Porém, no meu Arch isso não acontece, rodo vários jogos pesados no Arch e meu pc não tem esse tipo de problema, nunca aconteceu. Alguém sabe o que pode ser? Já baixei várias versões diferentes do W10 para bootar no pendrive e sempre acontece esse problema (ou pode até ser o pendrive que não instala o Windows corretamente?). Pode ser algum problema de hardware? Acho improvável pelo motivo de que no Arch Linux isso não acontecer.

Provavelmente e a funçao de “inicializaçao rapida” , geralmente fica muita coisa pre-carregada no pagefile do sistema… e quando inicia e usa vira um caos, desative a opçao e faça um teste pra conferir, mas ajudaria mais se vc tirasse um print da BSOD com o bluescreenviewer pra ter uma ideia do que possa estar realmente causando o problema

Problema de tela azul é padrão do pacote Windows, independente da versão.

Mas talvez seja problema físico, talvez na memória que esteja gerando isso.

1 curtida

Eu desfiz o dual-boot, mas vou fazer novamente e testar, aí depois eu dou um retorno aqui. Eu tô com peso na consciência de ser problema de hardware, é estranho no Linux eu conseguir rodar jogos pesados sem o mínimo de problema, e no Windows isso acontecer constantemente. Eu tenho o código do erro que apresentava na tela azul, que é BAD_SYSTEM_CONFIG_INFO, aparecia outro código também só que não lembro o que era.

Como você disse que ocorre no Win e não no Arch, eu iria mais para a investigação de causa no software, assim como drivers.

A melhor opção é visualizar o que está havendo pelo visualizador de eventos, você terá em detalhes o que causou e porquê.

1 curtida

É normal que aconteça no Windows e no Linux não? Mesmo sendo problema físico? Nunca me ocorreu do pc desligar sozinho ou apresentar até mesmo problemas de desempenho em jogos pesados (no Linux).

Então o problema pode ser por causa do driver de vídeo? Vou refazer o dual-boot e ver o que o visualizador de eventos mostra, valeu.

Sim, não descarto. Já tive um problema equivalente por causa de um drive de impressora matricial.

Pelo codigo de erro provavelmente pode ter configuração problematica, Drivers e programas de terceiros… Dependendo do que vc usou junto ou ate uma configuração no registro pode esta causando isso

“Tela azul” é na verdade “Tela da morte” o GNU/Linux também tem “tela da morte” é o “Kernel Panic”.
Se o GNU/Linux não esta dando problema é porque o problema é no Windows a sua maquina esta bem.

2 curtidas

A memória do meu note estava com problema físico, no W7 dava tela azul, mas no Linux rodava por dias sem nenhum problema.

Pode ser drivers desatualizado ou até mesmo um driver mais novo faz com que de esse problema.

Não é (ou pelo menos deveria) ser causado por drivers e nem hardware, mexeu no registro? Nas configurações de inicialização?

Nunca mexi nos registros. Só uso o Windows pra jogar os jogos da Origin. Já formatei a partição que contém o Windows várias vezes pra ver se resolve o problema e não adianta, sempre continua dando tela azul.

Já checo a integridade do disco as vezes você esteja instalando o Windows em uma parte fisicamente danificada do disco rígido e o Linux esteja em partição diferente.
Sendo assim o Linux não percebe o problema no disco rígido porque onde ele esta instalado não tem já o Windows sofre com o defeito.
Você tem 2 HD ?

Uso/tenho apenas 1 hd. Acho que está longe de ser um problema de partições, porque antes não estava assim, começou a dar bastante tela azul simplesmente do nada.

Tela azul normalmente a causa Nº1 é problema com a memoria, depois placa de video ou arquivos corrompidos que as vezes pode ser causado com o HD morrendo.

1 curtida

sim esse erro costuma ser causado por memorias,hd morrendo ou registro corrompido. a melhor soluçao é verificar os arquivos do pc ,e faz um diagnostico de memoria e usar cristal disk info para verficar o HD

Se o comportamento persistir, execute o Verificador de Arquivos do Sistema (SFC.exe) para procurar e corrigir arquivos corrompidos:

  1. Clique simultaneamente nas teclas Windows + X;
  2. Nas opções que se apresentam cliquem em Prompt de Comando (Admin);
  3. Na tela Prompt de Comando digite SFC /SCANNOW e pressione Enter (esse procedimento levará alguns minutos).

Após a execução dessa ferramenta, será apresentado um relatório com os arquivos corrigidos ou não.

Execute também o comando CHKDSK que é uma ferramenta de linha de comando que verifica volumes no disco rígido em busca de problemas. Para executa-la siga os passos abaixo:

  1. Clique simultaneamente nas teclas Windows + X;
  2. Nas opções que se apresentam cliquem em Prompt de Comando (Admin);
  3. Na tela Prompt de Comando digite CHKDSK /F /R e pressione Enter (esse procedimento levará alguns minutos).

Pode ser placa de video, tenho um laptop dell com video dedicado, o chipset está ruin, para rodar o windows 10 tive que desabilitar o video dedicado chipset AMD, e todas as atulizações automáticas do windows para não dar tela azul, já no Linux ele já desabilita o drive por padrão.