Tenho que cotar um servidor novo mas não tenho muita ideia sobre

Na empresa que eu estou trabalhando pediram pra cotar um servidor novo que vai rodar um servidor IIS (webglass), um servidor SMB e um servidor MySQL.

O servidor atual é esse:

esse servidor tá em RAID10 (eu acho) e mais ou menos umas 60 computadores fazem requisições pra ele. Estavamos usando um servidor provisório anterior até que o sistema empresarial que a gente tá usando (webglass) fizesse a migração pra esse servidor. O servidor provisório anterior tinha essas configurações:

Minha pergunta é, alguma sugestão de servidor pra comprar que é superior ao atual? (DELL PowerEdge R530)

Fazendo essa pergunta por aqui porque pra mim esse servidor tá de bom tamanho, o problema é só o Windows Server mesmo e eu não tenho muita ideia de como servidores funcionam, eu to parado no entendimento de que i9 > i7 > i5 > i3 > pentium, ryzen 7 > 5 > 3 SSD > HDD

Você está tendo algum problema de lentidão no servidor atual? Talvez seria interessante falar com algum consultor da Dell e explicar a situação.

Veja com o desenvolvedor do software que vocês usam quais os requisitos de sistema dele.

Este server já está um pouco antigo, te deram uma base de quanto teria para gastar?

O E5-2620 v3 é um processador de 2014, com 6 núcleos e 12 threads

Com 20 a 30 mil de budget inicial dá para pegar um Xeon Silver (talvez gold), lançado em 2021, com 16 núcleos, 32 threads e mais atualizado “em tudo”:
https://www.dell.com/pt-br/shop/servidores-armazenamento-rede/servidor-rack-poweredge-r550-com-windows-server/spd/poweredge-r550/pe_r550_15128_bcc_3?gacd=9690632-15008-5761040-276815260-0&dgc=ST&cid=71700000081455915&gclsrc=aw.ds&nclid=QQ_mS1x-N79SB2l5TKRYvw1ilpYfwPR24xDE9-u5U4Niiuuy59uGJsS-w2RrGHLo

A questão é ver exatamente o que você precisa. Server é um domínio que tem que saber muito bem o padrão do que está comprando para não fazer besteira. Se esquece algo importante, pode ficar caro/inviável arrumar depois. E se colocar o que não precisa, paga caro e joga dinheiro fora.

Pior que sim, os funcionários notaram uma lentidão (em comparação ao servidor provisório), dependendo do departamento eles esperam coisa de meia hora pra algo acontecer.

esse servidor é muito antigo, nem deve ter suporte por parte deles mais.

Interessante essa pergunta, nunca fui atrás de saber com o pessoal do sistema se eles tem requísitos recomendados/mínimos, vou perguntar a eles

Não, não me deram uma base de quando eles aceitariam pagar, porém achei alguns servidores a 15k e quem pediu pra cotar disse que está barato, fiz essa mesma pergunta que eu fiz no fórum em um subreddit e o servidor que estão recomendando vai sair por 50k, que eu imagino que seja o padrão (?)

Não me parece que vai ter mais que 4 servidores (o IIS, o SMB, o MySQL e pro futuro o AD), o máximo que pode acontecer é aumentar as requisições, claro. Aumentar os vendedores, aumentar funcionários na produção, etc…

Este está barato indica que pode estar faltando algum requisito importante.
É como você cotar substituir um caminhão e pegar um carro compacto.
Pode ser até alguma coisa relacionada a licença do Windows Server.
Por estas “chatices” sou muito mais software livre.

1 curtida

O ideal seria deixar o serviço SAMBA em um servidor separado do Mysql e do IIS, (se bobiar da para aproveitar esses dois servidores) na verdade depois da onda ransonware que teve anos atrás a galera começo a separar o servidor de arquivos dos demais serviços.

Precisaria analisar o que de fato está acontecendo no seu ambiente. Se está tendo algum tipo de lentidão precisa ver se é por falta de RAM, Processador, muito acessos ao disco assim por diante para que você ja tenha base para um novo servidor.

Só lembrando que o problema não é nem o preço do servidor, mais é o preço das licenças do Windows Server além de serem caras são muitas, tem a Licença do propário Windows, licença dos núcleos do processador, licenças de acesso que no seu caso são 60 e se tiver mais algum outro serviço. Você consegui tirar essas duvidas com a Dell a HP na hora de cotar.

3 curtidas

Uma coisa interessante de fazer, não sei se já foi feito, é fazer um laudo de performance.

Analisando o que está “em falta” nesse server, dá para você ter uma ideia de quais características estão afetando mais a performance. Posso estar enganado, mas é possível que esse CPU, mesmo já antiguinho, ainda dê conta do recado, mas falte um pouco de RAM. Isso uma análise de performance, especialmente em momentos de pico (quando o pessoal reclama que está lento) pode te ajudar a entender, assim como o uso de disco/SSD, para entender se está precisando de mais velocidade de leitura/escrita. :slight_smile:

Tem várias dicas boas da galera aqui :slight_smile:

2 curtidas

Oi, @leoteodoro,

Sou consultor de TI em um canal Platinum da Dell e acho que posso ajudá-lo.
Este servidor é realmente antigo. A Dell já está com a família 15G recém-lançada.

A Dell possui uma ferramenta (LiveOptics) para análise de ambiente - Free -, mas utilizamos mais para ambientes mais complexos, com storages, vários servidores e serviços variados. Penso que não seria necessário neste ambiente, que me parece bastante simples.
Seria interessante, sem dúvidas, saber do fornecedor do webglass os requisitos recomendados para rodar o software satisfatoriamente.

Se tiver interesse, me manda uma mensagem no privado.

Eu entrei em contato com eles hoje e me passaram isso:

Estão abaixo os requisitos mínimos SERVIDOR:
Industria:

• INTEL(R) XEON(R);
  • RAM 16GB (Giga Byte);
    SSD 480GB (Giga Byte);
  • Windows server 2016 R2 SP2 64bit;

Distribuidora/Vidraçaria:
-INTEL(R) XEON(R);
-RAM 16GB (Giga Byte);
-SSD 480GB (Giga Byte);
-Windows server 2016 R2 SP2 64bit;

Requisitos minimos:

• INTEL(R) CORE I5(R) CPU 9400F 2.9GHz (Giga Hertz);
  • RAM 8GB (Giga Byte) (DDR3 ou DDR4);
  • HD 500GB ou SSD de tamanho equivalente;
  • Windows Server 2012 R2 64bits ou Superior;

Pronto, agora você tem uma base para orçar um servidor novo. E, como foi dito anteriormente, seria interessante separar esses serviços em ao menos 2 servidores para evitar problemas com ransomware.

2 curtidas