O Google Assistant Unofficial Desktop Client, é um cliente de código aberto e não oficial da ferramenta do Google para macOS, Windows e Linux desenvolvido por Melvin Abraham.
A solução ainda em desenvolvimento, possui um passa-a-passo de instalação bastante complexo, o que pode desencorajar à primeira vista. Mas, após vencer esta barreira a solução funciona muito bem e se integra aos sistemas operacionais, conseguindo realizar uma boa quantidade de ações.
O desenvolvedor destaca que o visual foi baseado na aplicação oficial do Chrome OS e que são esperados bugs, por isso, todos são convidados a reportar problemas e colaborar com o desenvolvimento.
O que achou deste projeto? Pretende testar o cliente não oficial do Google Assistant?
Como o projeto está utilizando ferramentas oficiais e códigos complementares, acho bastante difícil que alguma reclamação de copyright ocorra. Mas, o Google ainda tem muitas outras formas de remover o projeto do ar, direta ou indiretamente.
Por exemplo, as ferramentas não são oficialmente disponibilizadas para plataformas que não pertençam ao Google, então, é possível que alguma letrinha miúda na licença de uso das API’s enquadre este projeto em uma “violação da licença” e o torne inviável. Vamos torcer para que isso não ocorra.
Isso não tiraria o projeto do ar, basta renomear e segue o baile. Mas, conforme eu havia comentado, recursos não faltam para o Google atacar o projeto se ele quiser.
Eu fiz uma pesquisa profunda, li o Readme e o License do projeto, a Apache License bem explicada. O projeto é bem feito, bem trabalhado, atualizado e está sendo bem comentado no mundo da internet. Androidpolice, Windowscentral, Xda developers, está no Snapcraft da Canonical, tem appimage, deb e rpm, está aqui no Diolinux Plus, Canaltech, enfim o projeto dele tem mais de 19k de downloads.
Vai que a Google autorizou ele a fazer tamanho projeto, será? Ou ela está fazendo “vista grossa” para depois pegar o projeto para ela, fechar e comercializa-lo nestas plataformas, um palpite. “Ganhei tempo melhor que processar pois irá render muito mais…” A lá Counter Strike strategies da época, até onde me lembro ele foi desenvolvido em cima do Half Life por pessoas que não eram da Valve ainda… Onde a Valve está hoje com este jogo.