Tempo de suporte KDE Neon

Olá pessoal, eu tenho utilizado o Kubuntu faz um certo tempo e gostei bastante do KDE Plasma como DE. Mas faz uns meses que tenho pensado em utilizar o KDE Neon como meu sistema principal em substituição ao Kubuntu. Não que eu tenha problemas com o Kubuntu, mas gostei da proposta do KDE Neon, em manter super atualizado o ambiente KDE, mas com a base estável do Ubuntu LTS.

Contudo, não consegui encontrar em nenhum local o tempo de suporte oficial para a versão atual do KDE Neon, baseada no Ubuntu 20.04. Seria o mesmo tempo de suporte dos flavors do Ubuntu? Por exemplo o Kubuntu 20.04 terá suporte até abril/ 2023, conforme o site da distro.

Se os usuários e conhecedores do Neon puderem me ajudar nessa dúvida agradeço.

Não tenho certeza se esta dúvida já foi respondida em outro tópico, caso tenha sido e puderem me indicar.

1 Curtida

Pelo que eu entendi dos FAQs, o suporte do Neon acaba assim que uma LTS do Ubuntu é lançada (mas isso não é exatamente claro, e eu também não tenho experiência prolongada com a distro para dizer).

Apesar disso, não é que o Neon fique inseguro/inutilizável - removendo o repositório personalizado deles, passa a ser basicamente um Kubuntu.

3 Curtidas

O KDE Neon é baseado no Kubuntu LTS atual (20.04). Acho que o tempo de suporte do KDE Neon deve coincidir com o do Kubuntu LTS na qual ele se baseia.

1 Curtida

Também cheguei a pensar nisso, mas parece que a equipe do KDE Neon só compila o KDE atualizado para a última LTS do Ubuntu. O repositório do KDE Neon para Ubuntu 16.04 nem existe mais, o para Ubuntu 18.04 existe, mas tem os pacotes do KDE mais velhos (KDE 20.04). Já o do Ubuntu 20.04, tem os pacotes KDE 20.12.

1 Curtida

Eu uso KDE Neon desde 2016.

Quando mudou para base 18.04, logo depois deixou de manter o 16.04, então tive de fazer upgrade para continuar recebendo atualizações do KDE.

Quando mudou para base 20.04, também fiquei sem atualizações do KDE, e tive de fazer upgrade para 20.04

4 Curtidas

Entendi, então ele funciona quase como um flavor do Ubuntu mesmo, quando sai uma LTS nova eles atualizam junto.

Vlw pelas respostas galera. Já deu para entender como funciona o ciclo de att do Neon. Agora vou criar coragem para formatar o pc e instalar ele no lugar do Kubuntu e configurar o sistema de novo XD.

1 Curtida