Tempo de suporte de alguns hardwares no linux

Complementando a resposta do drakofrost. Mesmo que você (por “você” me refiro a @ruanelivelton18) instale um sistema operacional moderno, mesmo programas que teoricamente poderiam ser rodados na sua máquina (você tem memória RAM e capacidade de processador), podem não funcionar. Vou citar o meu caso com o meu notebook antigo SiS como exemplo.

No Lubuntu 18.04 (na época que eu testei essa era a versão mais nova da distro da Canonical) eu instalei o Tor, mesmo com minha máquina tendo 4GB de RAM e rodando o Chrome e o Firefox relativamente bem, não consegui por o Tor para rodar, o navegador Tor apresentou algumas possíveis causas do erro, uma delas era um “faulty hardware”. Posso estar completamente equivocado no que vou dizer, mas acredito que o Tor exigia um procedimento de processador que o meu hardware não poderia oferecer não por falta de capacidade, mas por ser velho demais e não ser capaz de realizar determinada instrução que não existia quando ele foi criado.

1 curtida

Já tem muitos hardwares que ficaram fraco com o Windows 10. Aliás não tenho certeza se existe um Windows 10 i386. Se você pegar um computador muito velho terá de usar um Windows desatualizado como XP ou algo que irá perder o suporte logo como o Windows 7. Se for pra usar sistema desatualizado você pode por um Linux antigo. Como falei acima tenho um micro do final da década de 90 que só funciona com Windows 98. Ele tem uns 20 anos e faz um bom tempo que não tem como usar. Pra ser mais exato desde o Windows XP que surgiu no começo dos ano 2000, ou seja ele não teve nem 10 anos de suporte pela Microsoft porque o hardware ficou obsoleto. Isso era comum naquela época, os hardwares ficavam obsoletos muito rápido. Dependo do hardware que você pegar, algo que seja entre 2000 e 2005, não vai ter driver para rodar com o Windows 7 e você vai ter de por um XP. Resumindo os hardwares ficam ultrapassados e nenhuma empresa irá dar suporte. As únicas pessoas que gostam de mexer em hardware obsoleto é o pessoal da retrocomputaria. Eles conseguiram até criar meios de computadores da década de 80 se comunicarem por wifi. Se você quer usar um computador por 20 anos ou mais considere a hipótese de se juntar a esse time.

2 curtidas

Isso se o sistema for usável, o que pode não acontecer. Sou um tipo de pessoa que gosta da ideia de de ter apenas o Linux instalado, mas no meu notebook antigo com placa de vídeo SiS o suporte ao vídeo era muito limitado, até para assistir a um vídeo em tela cheia era inviável.

No meu notebook antigo eu tenho o Windows XP para jogos (não porque o Wine não os roda, mas porque o sistema não consegue dar suporte gráfico a eles!) e para assistir a séries e vídeos. E também tenho instalado nele o Lubuntu porque gosto do Linux e para ter acesso a programas atualizados, como o Firefox.

2 curtidas

Bom acredito q eu va muito longe com uma maquina mais modesta kkkkk mas o seu pensamento nao esta fora da realidade… Mas o maximo q eu mude pode ser o HDD para SSD
Mas esse negocio do kernel matar hardware antigo me desanimou de ficar no linux… Acreditava q poderia dar uma certa longevidade a maquinas bem fora de linha

Pelas peças q eu tenho guardado ja me considero um retrocomputaria kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

1 curtida

No meu caso em específico o que pega é a placa de vídeo SiS (que é uma bomba até no Windows!). Como você já deve ter visto em outros meus posts anteriores neste tópico, eu consegui instalar o driver dessa placa numa versão recente do Ubuntu. Mas sou obrigado a usar Windows XP justamente porque o suporte a placa de vídeo é ruim desde o início, se eu tivesse um bom suporte, eu poderia manter esse notebook antigo apenas com versões atualizadas do Linux.

Você só terá problemas mesmo se você estiver mantendo um hardware demasiadamente esotérico, do contrário há grandes chances que drivers genéricos do Linux deem conta do recado. Para você ter uma ideia, como eu já disse aqui, no meu notebook antigo eu tive sérios problemas com o audio em versões mais novas do Windows (do 7 pra mais recente), no Linux eu não tive absolutamente nenhum problema com áudio (desde o Mandriva 2009 até o Ubuntu mais recente eu nunca tive problemas!). O que tinha me ferrado mesmo foi exclusivamente a placa de vídeo, fico feliz que tudo hoje é na base das Intel Graphics (que é o que o pessoal tem em computadores mais populares), NVIDIA e AMD.

2 curtidas

Tentei dar mais uma chance ao meu Positivo Mobile V21. Eu comecei a questionar qual é o driver de video que ele usa. Nesse site descobri que a placa de video é uma VIA UniChrome Pro IGP. Resolvi então olhar na pasta usr/lib/xorg/modules/drivers/ do Xubuntu 10.10 que funciona para descobrir qual é o driver que a placa deveria estar usando. O único com nome parecido com a placa era o openchrome_drv.so, então fui ao log /var/log/Xorg.0.log e confirmei que é esse o driver. Dando uma pesquisada sobre o openchrome descobri nesse site que esse driver pode ser instalado dando:

sudo apt-get install xserver-xorg-video-openchrome

Instalei então o Lubunto 18.04 e fiz a instalação desse driver. Após reiniciar apareceu imagem porém a barra de programas fica fora da tela. Pensei em mudar a resolução e o único jeito que eu encontrei foi usar os comandos cvt e xrandr. Segui as instruções desse site e criei a resolução de 1280x768. Apesar de fazer isso a barra de aplicativos continua fora da tela. Resumindo eu consegui obter a imagem na tela e fazer funcionar o meu antigo positivo mas a imagem não fica do tamanho da tela.

Segue uma imagem de como ficou a tela:

1 curtida

Nossa, me sinto de volta a 2010 quando eu lia muito sobre essas placas. Era justamente essa a dupla da desgraça, SiS e VIA, elas já eram muito mal faladas naquela época.

.

Mesmo com uma resolução de tela menor, como 800x600, continua com esse mesmo problema?

Não sou um usuário avançado do Linux, a única dica que posso lhe dar é criar um novo painel (“painel” é o que você chama de “barra de programas”) na parte superior da tela – igual a como era no GNOME 2. É óbvio que continuarás numa situação ruim, mas ao menos terás um sistema um pouquinho mais usável.

Outra ideia que me ocorreu agora é de você testar o PCLinuxOS (seria interessante você testar ambas as versões de 2017 e a mais atual), espero que ele ainda já venha por padrão com o driver openchrome.

2 curtidas

Eu tentei 800x600 e não funcionou. O que eu fiz foi transferir o painel para cima e adicionei um painel vazio na parte que fica fora da tela. Assim quando maximiza um programa ele fica dentro do espaço visível. Já dá pra usar esse computador mas ele é tão ruim que eu joguei ele de volta em um canto. Não tenho coragem de doar ele pra alguém porque ele é tão ruim que mais iria atrapalhar do que ajudar. Quem recebesse esse computador ia desenvolver um ódio mortal por computadores.

1 curtida

Se você morasse perto de mim, iriamos entrar num acordo, eu usaria ele justamente para criar um tutorial do como instalar a distro que eu utilizo (Manjaro).

Claro que poderiam se basear e utilizar em outras distros com base Deb.

Saudações.

2 curtidas

Estou na mesma situação com meu velho notebook com placa de vídeo SiS. Pra você ter noção, ele pena para abrir a página do YouTube (repare, não estou falando em abrir um vídeo, estou falando da página em si!). Ele também não consegue mais rodar muitos dos jogos que ele rodava na juventude, com Halo 1 e até mesmo jogos de Nintendo 64. Até o botão que destrava a tampa quebrou, de forma que para abrir o notebook preciso pegar o estilete para destravar a tampa. Resumindo: não daria nem pra doar pra uma pessoa que só quer usar o computador para acessar redes sociais e e-mail!

E o único sistema operacional que funciona bem nele é o Windows XP (teoricamente também o Windows Vista, mas tive dificuldades com esse SO, não sei porque).

Mas ele ainda está sendo bastante útil pra mim (eu inclusive estou escrevendo este texto usando ele, rsrsrs) porque como transito entre duas cidades no início e fim da semana por conta da universidade, deixo meu notebook novo em casa e o antigo na outra cidade, assim não tenho que carregar um notebook na van (não posso me dar ao luxo de perder um aparelho caro desse num eventual assalto). Problema é que quando o curso acabar, o notebook velho ficará literalmente sem utilidade, de forma que deixarei um notebook funcional esquecido por toda a eternidade num canto do guarda-roupa.

Se bem que ele tem leitor de DVDs e tenho vários DVDs aqui (eu tinha uma locadora de DVDs). Vou ver o que farei.

1 curtida

Dá para reutilizar como um servidor htpc, ou tentar uma distro Linux que tem suporte a placa de video SIS lembro que tinha uma distro que tem suporte a essas placa de video só não me lembro se era o PCLinuxOS ou o BigLinux

1 curtida

É o PCLinuxOS e também o Mageia (até a versão 5.1, a partir da sexta versão o sistema nem dá o boot gráfico).

Hoje tenho o Lubuntu instalado no meu antigo notebook com os drivers pegos do PCLinuxOS.

2 curtidas