Tempo de suporte de alguns hardwares no linux

Boa tarde a todos!
Bom queria saber sobre o suporte dos drivers no kernel e quanto tempo q eles se mantem ali ate pq dizem que rola um suporte a maquinas mais antigas? sendo q por exemplo ja nao existe suporte a uma MX4000 da nvidia no linux… E no windows ja funciona em sistemas mais novos

Os drivers da Nvidia são proprietários, quem decide por quanto tempo os drivers serão mantidos é a a própria Nvidia.

3 curtidas

Mas e o resto? fica permanente?

1 curtida

Acredito que fica desde que tenha alguém dando manutenção.

Link interessante: Linux Kernel Release Model -

2 curtidas

Depende do hardware. Alguns vão sendo suportados por longo tempo, principalmente quando são padrão de mercado. Há hardwares que perdem o suporte, por exemplo, eu tenho um notebook positivo de 2007 que só funciona com o Xubunto 10.10 que é de 2010. Ele usa hardwares que eram mais barato na época mas caíram em desuso. Quem dava suporte era a mandriva que já não existe mais. Se eu quisesse colocar um Linux mais moderno nesse note eu teria de pegar o código fonte dos drivers e atualizar mas nem preciso dizer que é bem mais vantagem comprar um notebook novo. Até um usado seria mais vantajoso. Resumindo, se você tem um hardware muito específico pode ser que ele pare de ter suporte por ter caído em desuso. Já se você tem algo que virou padrão de mercado é provável que você possa usar por um bom tempo.

3 curtidas

da uma olhada nesse poste Computador e Placas Antigas Nvidia em Pleno 2019 [Artigo] talvez essa placa de video tenha suporte no kernel lowlatency.

2 curtidas

Depende o hardware, acredito que com discos rígidos, placas de som, outras peças básicas e até impressoras você não terá problemas, mas o bicho pega quando falamos de placas de vídeo.

Vou citar o meu caso como exemplo, tenho dois notebooks, um antigo Philco e um novo SAMSUNG.

  1. O notebook Philco vem com a placa de vídeo SiS, quem conhece sabe a bomba que ela é (será que o notebook Positivo do @axel vem também com placa de vídeo SiS?). Quando eu o comprei em 2009, somente o Mandriva funcionava nele e depois somente as distribuições Mageia e PCLinuxOS (ambas derivadas do Mandriva), até hoje nenhuma outra distribuição suportou essa placa de vídeo, não é só uma questão temporal como também de distribuição. Hoje eu tenho o Lubuntu 18.04 instalado nele no qual eu uso os drivers de vídeo pegos do PCLinuxOS. O mais curioso é que lá por volta de 2011 até o início de 2017 o suporte a essa placa de vídeo (que já era paupérrimo!) ficou muito bugado ou até mesmo inexistente. Não sei se hoje até mesmo o PCLinuxOS suporta essa placa de vídeo (até porque uso os drivers do PCLinuxOS de 2017 no Lubuntu) e a partir do Mageia 6 que eu nem sequer consigo dar boot gráfico no sistema.

  2. O notebook SAMSUNG vem com uma Intel HD Graphics 620 cujo suporte no Linux é muito bom ao meu ver. Mas trazendo isso para a sua questão, desde quando a Intel suporta o Linux no que diz respeito à placas de vídeo? Na verdade eu não sei a resposta para esta pergunta, deixo para os demais usuários daqui do fórum responderem se alguém se dispor.

2 curtidas

Os drivers só são removidos quando se tornam extremamente ultrapassados e o trabalho de mantê-los não justifica o baixíssimo número de usuários. É o caso da arquitetura de 32-bits, que está sendo removida da maioria das distros, uma vez que processadores de 64-bits estão disponíveis no mercado a mais de 10 anos.

2 curtidas

@rasolar se não me engano o problema é exatamente placa SIS. Como que você fez para pegar os drivers e por no Lubuntu. Acho que posso tentar isso pra ver se funciona. Para poder dar boot gráfico eu uso uma TV sansung antiga como monitor. Ao contrário dos outros monitores ela suporta essa placa.

1 curtida

O Kernel Linux tem telemetria? Como que eles vão julgar que determinado hardware tem baixo número de usuários?

Tinha que se dar 10 anos de suporte… Nem que o Kernel ocupe 1GB.

1 curtida

Não tem sentido manter um driver obsoleto no kernel para ocupar espaço. O kernel é otimizado a cada versão e manter um driver obsoleto vai contra esse princípio.

2 curtidas

Encontrei dois links ensinando a instalar o driver SIS. São eles:

Como instalar o driver da placa de vídeo SiS 771/671 no Ubuntu 18.04

e

Instalar o driver da placa de vídeo Sis 671/771 no Linux Mint 11

Como meu positivo é 32 Bits (positivo mobile V21) usei o segundo link, mas em um Lubuntu 18.04 ao invés do mint. A primeira coisa que me chamou a atenção foi que não existia um xorg.conf na pasta /etc/X11 , mas mesmo assim segui o procedimento. Tentei primeiro sem instalar o pacote deb e depois instalando o pacote deb. Sem o pacote não mudou nada, a imagem continuava saindo só na TV. Com o pacote o notebook passou a desligar quando iniciado. Resumindo, não funcionou para meu positivo mobile V21.

1 curtida

Não tem telemetria (que eu saiba). Acho que essa análise é feita de acordo com os voluntários para manter o driver. Se não tem ninguém querendo manter, é porque muito provavelmente é obsoleto e um número mínimo de usuários utilizam.

1 curtida

Outro motivo é que no passado havia várias empresas tentando emplacar hardwares diferentes. Muitas delas faliram e deixaram de existir. Esses hardwares que as vezes tem de 10 a 15 anos e já eram ruins quando foram lançados não tem porque continuar dando suporte. O suporte na época era feito em parceria com alguma empresa como era o caso da positivo com a mandriva. A verdade era que esses hardwares eram tentativas de baratear custo e já não prestavam naquela época. Quando o hardware é bom ele se torna padrão de mercado e continua tendo suporte. Meu atual computador é um dual core i386 de 2009. Ele ainda funciona bem com um Xubunto. Outros hardwares eram padrão de mercado antigamente mas se tornaram tão velhos e sem recursos que se tornaram obsoleto. Por exemplo, eu tenho um computador da decada de 90 que o sistema mais novo que roda nele é o Windows 98. Eu consegui instalar nele um puppy linux mais antigo que até funcionou. Esse computador possui uma arquitetura que não existe mais(pré i386). Apesar desse puppy funcionar relativamente bem nele a rede não funciona porque naquela época você tinha que instalar uma placa de rede e eu não sei se a driver linux para essa placa. Vale ressaltar que essa era a época que poucos hardwares funcionam no Linux e muitas das vezes você tinha que escrever o próprio driver. Claramente não vale a pena dar suporte a uma máquina dessas, a não ser que você seja fã de retrocomputaria e queira fazer isso. Já comercialmente é desperdiço de tempo e dinheiro.

1 curtida

Rapaz, se não me falha a memória, no PCLinuxOS, peguei os arquivos do driver lá da pasta /usr/lib/xorg/modules/drivers e também o arquivo /etc/X11/xorg.conf e joguei direto esses arquivos no Lubuntu em suas respectivas pastas, deu tudo certinho, não precisei fazer mais nada.

Procurei aqui por esses arquivos no meu HD Externo, mas parece que eles só estão no meu notebook antigo. Se você me mandar uma mensagem privada na terça-feira (que é quando eu estarei na outra cidade onde se encontra meu notebook antigo), posso tentar conseguir os drivers para você.

Ou você pode tentar a opção mais viável, você instala o PCLinuxOS no seu notebook. Tente o máximo possível conseguir uma versão de 2017 ou entre 2010 e 2017, não posso lhe garantir que esse driver ainda é suportado no PCLinuxOS. Como a distro é rolling release, teoricamente você não precisará formatar a máquina, basta mandar atualizar. Mas como eu achei esta distro um pouco instável, eu preferiria pegar os drivers, instalar uma variação do Ubuntu 18.04 e jogar os drivers nele.

Para não precisar baixar e instalar a distro, você pode tentar achar o link dos repositórios do PCLinuxOS, de forma que você possa baixar qualquer pacote desse sistema pelo seu navegador e procure pelo pacote que tenha parte do nome sismedia. Você baixa o pacote .rpm e então extrai os arquivos dele com qualquer descompressor de arquivo.

1 curtida

Então se eu quiser me manter num unico hardware por mais de 20 anos então teria q manter o windows por exemplo? Nao seria mais viavel manter esses firmwares separados do kernel em vez de colocar tudo ali pra dps tirar ? kkkkkkkk

O Windows também não é suportado por tanto tempo, o Windows XP foi descontinuado anos atrás e o Windows 7 será descontinuado no início do ano que vem. Sem contar que um computador de 20 anos de idade seria completamente inutilizável com software moderno.

2 curtidas

O windows 10 da suporte a retrocompatibilidade de hardware kkkkkkk mas eu tenho uma MX4000 aq em outro pc com win10… E funciona ate entao so q e bem fraco pra algumas besteiras, alem de eu tbm ter um sempron +3000 com 768RAM tbm com win10… So nao me pergunte como instalei kkkkk so digo q nao foi facil

A Microsoft também remove suporte a hardwares antigos do sistema.

2 curtidas

Geralmente tira os do winupdate… ja a fabricante custuma deixar o arquivo do driver no archive kkkkkkk