Tempo de inicialização do Linux

Qual o tempo aproximado de inicialização do Linux de vocês? Ate entrar na interface gráfica.

6 curtidas

Acabei de cronometrar aqui, do momento em que eu apertei o botão power, até exibir a área de trabalho, exatamente 22 segundos.

OS: Fedora 30
Processador: Pentium Gold G5500T
RAM: 8GB (2x4GB)
SSD M.2 Sata: 128GB

Meu Raspberry Pi 3 com LibreELEC levou 16 segundos, hardware não é documento :joy:

4 curtidas
  • No meu novo super computador, entre 10 e 15 segundos.
  • No meu computador portátil, 5 segundos.
3 curtidas

Num HD de teste aki o Fedora demora quase 5 minutos e no mesmo HD o ArchLinux demora apaixonadamente 2 minutos

Processador: i3 3geração
RAM : 8GB 2x4

Uso USB no HD externo, queria saber essa diferença? Fedora demora demais e quando o ArchLinux inicia rápido, queria saber o porque.

1 curtida

No meu PC não tem nenhuma diferença no tempo de inicialização do Arch Linux e do Fedora, eu acho que o Ubuntu leva alguns segundos a mais.

3 curtidas

Você usa HD?
Quando inicia o Arch ou o Fedora ele aparece algumas mensagens de erro?
mostre um print do seu fstab

PS: O arquivo fica no diretório /etc

2 curtidas

Arch ~13 s
SSD 120 GB

2 curtidas

Por causa do HD. Como HDs pertencem à antiga geração, eles demoram mais. Com um SSD, reduz-se em segundos.

3 curtidas

Quando usava o Arch com XFCE no HD o boot demorava 40~50 segundos no máximo, apesar de HDs serem lentos com o Arch não devia ser assim (exceção se ele estiver usando uma interface gráfica “pesada” como o Gnome, Cinnamon e que tenha vários aplicativos iniciando com o sistema ou subindo com a interface gráfica)

2 curtidas

Arch Linux, 15 segundos.

2 curtidas

Duvida a SWAP vai no SSD ou HD?

2 curtidas

Também tenho SSD para teste via USB com o KDE Neon e a inicialização é muito rápida!
Alguns pontos que poderão impactar essa experiência:

  1. Velocidade de leitura do SSD: apesar da classificação geral, existem diversas diferentes velocidades de leitura/gravação dos SSDs;
  2. A saída USB por onde você conecta o drive externo poderá ser 2.0 ou 3.0 e isso também pode ser uma “gargalo” de velocidade;
  3. Serviços de inicialização - vale observar quais os softwares você tem para carregamento no momento da subida da interface gráfica. Quanto mais houve, maior o tempo necessário.
    Espero ter ajudado a responder.
    Abraço,
2 curtidas

No SSD da minha máquina leva uns 5 segundos.

2 curtidas

Entre apertar o botão do power e entrar o sistema para uso, ou entre o grub e a tela de login? Só de grub, por padrão, a espera é de 10 segundos… e ainda tem o tempo de reação entre aparecer a tela de login, digitar a senha e dar o “enter”… só esse processo deve consumir uns 15 segundos.

Medi aqui no notebook e, entre o grub e a tela de login foram 26 segundos.

2 curtidas

Isso ai e muito relativo depende do seu hardware o meu é:
I3 com 8gb de ram e um sshd demora uns 2min.

1 curtida

Linux mint 18 ~ 1 Minunto

2 curtidas

1 minuto e 9 segundos no Linux Mint, e 1 minuto e 52 segundos no Fedora 30 Gnome, cronometrado desde o momento que pressionei o botão de power até o momento em que carregou a Área de Trabalho

Hardware:
Processador Intel Celeron 1.10GHz (x2)
Memória RAM 4GB
HDD

3 curtidas

Void Linux > 23.5 s
HD

3 curtidas

O Deepin levou 22 segundos para iniciar; segundo o “systemd-analyze”.

Tenho um i5 (de quarta geração) e um SSD.

3 curtidas

Aqui é muito rápido no Manjaro Linux:

3 curtidas