Temperatura no Ubuntu "alta"

Alguém já passo por isso?
Eu tenho um Dual Boot do Windows 10 (Está atualizado)
E ubuntu 20.04 (Está atualizado)

E após um tempo reparei na temperatura de cada sistema, no Windows 10 é bem mais baixo já no Ubuntu eu tenho uns 20°C a mais.
Como eu fiz o teste pra sabe isso?
Liguei o notebook e entrei no sistema e deixa uns 10 minutos parado com o programa aberto até a temperatura estabiliza e comparei.
Windows 10:
53°C

Ubuntu 20.04:

(Usei o psensor e algumas coisas ele é bem bugado e não marca a temperatura)

No ubuntu não tinha literalmente nada aberto a não ser o flameshot, no Windows 10 tinha algumas coisas mas estava sem uso e parado.

Notebook:
Dell Inspiron 3421:
i5 3337u 2.70GHz
Onboard
8GB DDR3
SSD 240GB + HD secundário 500GB

Windows 10: 50 ~ 55°C
Ubuntu 20.04: 70 ~ 75°C

Sei que ainda é a média da temperatura de trabalho do meu processador, mas tem muita diferença entra um sistema e o outro.

Não tirei print mas no meu maior uso aqui que eu faço que no meu caso é com o Android Studio e piora mais ainda:
Windows 10: 70~75 (Android Studio + VSCode)
Ubuntu 20.04: 85~90 (Já chego até mais, pois meu notebook chego a desliga várias vezes e a temperatura máxima de trabalho do meu processador é de 105 e o Ubuntu está chegando fácil nisso com o Android Studio + VSCode)

Também enfrento isso em base Debian em um note antigo que tenho (Dell D630) porém isso não ocorre na base Arch, logo deduzo que pode ser o gerenciamento do kernel. Com Ubuntu/Pop chego a 90° só em abrir o navegador com uma aba, no Arch e Manjaro fica na base dos 35~45.

1 curtida

Eu tava querendo ir para algo com base Arch, sei lá o Manjaro talvez só que o problema é o Ubuntu eu uso para desenvolvimento RN e geralmente é um saco pra configura o ambiente mas to vendo que não vai ter jeito, to pensando em ir para o Manjaro xfce e manter o Dual boot entre o Windows 10 e o Manjaro.

1 curtida

Esse FDS vou baixa o Manjaro xfce e instala ele kkk pior não deve fica eu espero.

1 curtida

Manjaro tem meu respeito, sempre está no meu top 3, a minha dúvida é qual interface gosto mais, sempre fico na dúvida de qual usar. Atualmente gosto mais da i3.

Eu meio que fico na dúvida de qual interface também mas pra mim evita isso eu entrei na página download do Manjaro e decidi baixa a ISO que estivesse em primeiro lugar que no caso foi o xfce kkkkk

1 curtida

Eu chutaria alguma questão do sistema de preservação de energia na versão do kernel que você está usando.

Tem o TLP instalado?

Se puder me passa ai os possíveis problemas, quem sabe não preciso formata kkk

Não D: (xxxxxx)

O Manjaro tem CPU Freq (extensão CPU Power Manager do Gnome) e o Slimbook no PAMAC, com eles vc controla o uso da CPU e impede o aquecimento. O primeiro só serve no Gnome, mas acho que seu sistema roda essa DE lisa… aí troca essa ISO pra Manjaro Gnome e testa

Eu não quero controla o uso da CPU, eu uso o Android Studio eu quero que ela fique em 100% se possível mesmo kkk o problema é que em alto uso no Windows 10 não tem esse aquecimento ao ponto do notebook desliga já no Ubuntu ele desliga com facilidade, então reduzi o uso do meu processador não é uma opção isso basicamente só vai faze eu perde desempenho e isso com as atividades que faço não é nem um pouco uma opção.

Posso tentar adivinhar que o kernel não está colocando o núcleo em espera, o chamado C-state.

Se quiser saber um pouco mais sobre os C-States: What are CPU "C-states" and how to disable them if needed? · GitHub

Mas os tutoriais que eu achei são pra desativá-los para performance! Se for esse o caso o seu kernel “quentão” está chamando parametro processor.max_cstate=X onde 0 desabilitaria todo o sistema de economia de energia até o valor 6 que pode desligar o processador completamente (casos de suspensão). O seu computador entra em suspensão?

Aqui tem um pdf da DELL com bastante informação, também em inglês. Nele tem umas dicas pra checar os C-states atraves do acpitool ou i7z (que talvez não estejam no repositório). Não posso verificar porque meu cpu é amd e o funcionamento é diferente.

Eu migrei da base Ubuntu pro Manjaro e não me arrependi. Mudou minha vida :sweat_smile:
vale a pena testar

1 curtida

Note que mesmo usando o Chrome a temperatura do processador não ultrapassa 42°. Fica em 50 quando abro emulador e fico jogando:

1 curtida

configurar os seus planos de energia ajuda bastante.
a maioria destas distros vem configurado para alta performance
e vc pode reduzir isso para economia de energia ou baixa performance.

ainda, no windows os softwares fazem algum tipo de configuração
automática, e no linux vc tem que fazer uma customização.

no meu sistema do arhc linux eu instalei o TLP, que é um pacote de gerenciamento
de energia. pois veja, o XFCE4 puro nem tem um gerenciador de energia!

Isso não é uma opção, eu quero fica em modo desempenho eu uso o Android Studio + vscode e deixa em modo economia de energia vai só me faze perde desempenho.

Eu não tenho placa nvidia.

putz observei mal kkk eh graphics da intel entao.
ou vc quer desempenho ou vc quer resfriar o chip?
tenho um laptop bem parecido com o seu, mas enfim, eu sempre deixo em maxima performance e os coolers quase nunca param, é verdade…
essa página do clear linux é muito boa: https://docs.01.org/clearlinux/latest/guides/maintenance/cpu-performance.html
lá diz:

thermald is a Linux thermal management daemon used to prevent platforms from overheating. thermald forces a C-state by inserting CPU sleep cycles and adjusting any available cooling methods. This can be especially desirable for laptops.

só é ligado automaticamente quando tu está usando a bateria, portanto se estiver com o cabo conectado vai entrar em modo de máxima performance etc. boa sorte

Eu quero que ele mantenha a mesma temperatura que no Windows em desempenho alto assim como está no Windows.
Como eu informei em ambos sistemas eu faço o mesmo trabalho:
Android Studio + VSCode (React Native)
Em ambos sistema rodando em modo desempenho só que no Ubuntu meu notebook chega a desliga de tão quente que ele fica (105°C), já no Windows 10 fazendo a mesma coisa o máximo que ele chega é 75°C isso os dois sistemas com o meu maior uso.
Outra coisa é a temperatura minima do sistema, Windows 10 é de 50°C no ubuntu é de 70°C.
Ou seja, tem uma diferença de 20°C pra cada sistema fazendo as mesmas atividades e em uso extremo essa diferença sobe mais ainda e faz meu notebook desliga sozinho.

Saberia me dizer se tem como eu faze dual boot entre o Windows 10 e o Manjaro em modo uefi?
Em todo vídeo/artigo que acabei vendo eles obrigam a usa o modo legacy para poder instala o grub e o meu Windows 10 já está instalado em modo uefi desde que fiz o dual boot com o ubuntu e acabei bootando o pen drive por curiosidade e a opção para seleciona a partição de instalação do grub só aparece em modo legacy.

1 curtida