Temas Gnome - Arch Linux

E aí pessoal
Eu resolvi sair do meu Ubuntu para me aventurar no lado Arch da força. Como estou acostumado e realmente gosto da proposta de workflow que o Gnome proporciona eu penso em permanecer com ele nessa nova instalação.
Eu acho o tema Yaru do Ubuntu lindo e com uma integração gigante com os aplicativos, sem que os ícones pareçam “fora de lugar” com o tema do sistema. Em compensação acho o adwaita padrão do Gnome horrível ahahahahaah
Então me veio na cabeça a pergunta: Qual o tema que vocês costumam utilizar no Gnome de vocês? Possui uma integração visual legal?

2 Curtidas

Adwaita :scream: normalmente por ser consistente, as vezes modifico, mas qualquer detalhe fora do lugar eu volto para o Adwaita, experimento diversos e acabo sempre voltando, é um tema feito como os desenvolvedores gostariam de ver suas aplicações, sei que não tem nada a ver, mas você define um design “vide macos” e as modificações fazem o tema bugar, a culpa é jogada no programa que não tem nada a ver com isto, lógico que existem temas bem feitos, mas tem que garimpar, eu já ví bugs chatos que foram introduzidos por temas mau-feitos.

1 Curtida

Pior que fui testar agora o Adwaita. Eles atualizaram os ícones :open_mouth: Ficou mil vezes melhor do que era ahahahaha
Mas por algum motivo eu estou sem o tema de ícones para o adwaita dark para ver como está, então os ícones ficaram pretos no cinza escuro (not good )
Temas claros cansam meus olhos ahahaha

Eu ainda espero um conjunto melhor de ícones, como é um pacote novo eu tenho utilizado o Suru++ do nosso amigo @gusbemacbe aqui do fórum.

1 Curtida

@gusbemacbe, alterei um ícone para pacotes RPM, se estiver do seu agrado envio o .SVG.
Senti falta aqui.
Não está perfeito, mas já melhorou meus mimes.

Estou utilizando os temas padrões do Gnome, gostei da repaginada do Adwaita na versão 3.32, e os ícones ficaram bem mais bonitos e modernos.

2 Curtidas

Pelo jeito o pessoal aqui é bastante fã do gnome vanilla :stuck_out_tongue:

Eu não actualizei o meu tema há 3 meses porque eu estava ocupado focando-se em corrigir milhares de bugs no GNOME++. Já falei para o autor do tema GNOME++ não copiar do Suru++ Ubuntu cujo ficheiro de configuração do tema é totalmente mal configurada para qualquer tema de ícones. Ainda estou a trabalhar, tentando resolver o problema de dois ícones (menu e estrela) ainda ficarem escuros no tema designado para ambientes gráficos escuros, embora os autores dos temas Breeze e do Kdenlive não me respondessem há 2 dias.

Podes fazer um PR (pull request) lá no repositório do GNOME++ se tu és experiente com o git.

2 Curtidas

Eu não utilizo nenhuma extensão, 100% vanilla.

1 Curtida

No momento, estou a tentar construir o Git descentralizado e e escrever os tutorais alternativos de instalação do Arch Linux para utilizadores com diferentes detalhes. Assim que eu terminar, focar-mei-ei em corrigir os dois ícones e em fazer um upgrade do Suru++ e criar um novo tema alternativo de Suru++.

1 Curtida

Eu uso quase vanilla.
Acho a extensão de sound input necessária ainda, pois to sempre mudando a saída de áudio.

Tranquilo, não consumo utilizar muito git, e quando preciso eu acabo baixando o tar.xz do repositório e compilando localmente, isto só em caso de algum programa específico ter uma correção disponível via git e a distro demorar para disponibilizar.
Espero novidades do Suru++, infelizmente no dash tem um pequeno problema pois acabam ficando ícones simbólicos e coloridos dependendo da quantidade de apps, mas isto é uma coisa do dash mesmo, e creio que logo será resolvido pois fizeram uma pesquisa de quantas aplicações costumamos deixar no dash, com exceção a este detalhe o Suru++ está ótimo.
https://twitter.com/gnome/status/1147549975003271168

Os ícones de 16px e 22px são monocromáticos. Qual o tamanho do ícone você escolheu para a doca/dash?

Os temas GNOME++, que criei do zero, desfazendo todos os erros do autor do tema, e Suru++, seguem a hierarquia do Papirus cujos autores seguem as regras de FreeDesktop. Mas o tema padrão do Adwaita deu-me uma ideia — tenho de estudar a hierarquia do tema padrão do Adwaita, acho que isto poderá resolver os problemas de ícones simbólicos.

O Dash do gnome-shell não é fixo como o dash-to-dock, a medida que adicionamos ou abrimos programas ele redimensiona de forma dinâmica, teoricamente ficaria tudo monocromático, mas não acontece isto, no dash-to-dock você pode definir um tamanho fixo para os ícones então não ocorre este problema se forem definidos a partir de 24px.

Em qual Dash você está a utilizar que os temas GNOME++ e Suru++ não funcionam?

Dash padrão do gnome-shell do panorama de atividades, no dash-to-dock sem problemas, o GNOME++ Colorful mantém os ícons mesmo abaixo de 24px.
Aqui o Suru++ na extensão dash-to-dock

Aqui o Suru ++ no dash (original) do overview que é dinâmico.

Só lembrando o gnome-shell não utiliza dash-to-dock seu dash está lá desde o início do desenvolvimento sendo acessado pelo modo overview.
Isso é só pra galera que acha que o gnome do Ubuntu é o padrão :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:
Não parei para observar, mas talvez só falte alguns links simbólicos, para deixar tudo no mesmo padrão.
Como mencionei anteriormente, isto é um problema do dash e não do tema de ícones, pois ele vai adicinando as aplicações e expandindo até um momento que não tem mais pra onde ir.

Então concluo que os problemas estão nos ícones de 16px e 22px de aplicativos que são monocromáticos. Por isso, Papirus é totalmente colorido em todos os ícones de aplicativos, categorias, places e tipos de ficheiros (mimetypes), por isto, funciona totalmente em qualquer ambiente. Então tenho de criar temas alternativos de Suru++, seguindo a hierarquia do Papirus e do Adwaita.

Quanto ao GNOME++, você ainda tem problemas?

O GNOME++ Colorful, até a quantidade de aplicações que costumo abrir simultaneamente, funciona sem problemas, nas outras variantes acontece o mesmo que o Suru++

Só ressaltando que o problema ocorre geralmente em telas pequenas, em uma tela full-hd é mais difícil de ocorrer.

Queres dizer “retina” (@2x)?