E aí pessoal
Eu resolvi sair do meu Ubuntu para me aventurar no lado Arch da força. Como estou acostumado e realmente gosto da proposta de workflow que o Gnome proporciona eu penso em permanecer com ele nessa nova instalação.
Eu acho o tema Yaru do Ubuntu lindo e com uma integração gigante com os aplicativos, sem que os ícones pareçam “fora de lugar” com o tema do sistema. Em compensação acho o adwaita padrão do Gnome horrível ahahahahaah
Então me veio na cabeça a pergunta: Qual o tema que vocês costumam utilizar no Gnome de vocês? Possui uma integração visual legal?
Adwaita normalmente por ser consistente, as vezes modifico, mas qualquer detalhe fora do lugar eu volto para o Adwaita, experimento diversos e acabo sempre voltando, é um tema feito como os desenvolvedores gostariam de ver suas aplicações, sei que não tem nada a ver, mas você define um design “vide macos” e as modificações fazem o tema bugar, a culpa é jogada no programa que não tem nada a ver com isto, lógico que existem temas bem feitos, mas tem que garimpar, eu já ví bugs chatos que foram introduzidos por temas mau-feitos.
Pior que fui testar agora o Adwaita. Eles atualizaram os ícones Ficou mil vezes melhor do que era ahahahaha
Mas por algum motivo eu estou sem o tema de ícones para o adwaita dark para ver como está, então os ícones ficaram pretos no cinza escuro (not good )
Temas claros cansam meus olhos ahahaha
Eu ainda espero um conjunto melhor de ícones, como é um pacote novo eu tenho utilizado o Suru++ do nosso amigo @gusbemacbe aqui do fórum.
@gusbemacbe, alterei um ícone para pacotes RPM, se estiver do seu agrado envio o .SVG.
Senti falta aqui.
Não está perfeito, mas já melhorou meus mimes.
Estou utilizando os temas padrões do Gnome, gostei da repaginada do Adwaita na versão 3.32, e os ícones ficaram bem mais bonitos e modernos.
Pelo jeito o pessoal aqui é bastante fã do gnome vanilla
Eu não actualizei o meu tema há 3 meses porque eu estava ocupado focando-se em corrigir milhares de bugs no GNOME++. Já falei para o autor do tema GNOME++ não copiar do Suru++ Ubuntu cujo ficheiro de configuração do tema é totalmente mal configurada para qualquer tema de ícones. Ainda estou a trabalhar, tentando resolver o problema de dois ícones (menu e estrela) ainda ficarem escuros no tema designado para ambientes gráficos escuros, embora os autores dos temas Breeze e do Kdenlive não me respondessem há 2 dias.
Podes fazer um PR (pull request) lá no repositório do GNOME++ se tu és experiente com o git.
Eu não utilizo nenhuma extensão, 100% vanilla.
No momento, estou a tentar construir o Git descentralizado e e escrever os tutorais alternativos de instalação do Arch Linux para utilizadores com diferentes detalhes. Assim que eu terminar, focar-mei-ei em corrigir os dois ícones e em fazer um upgrade do Suru++ e criar um novo tema alternativo de Suru++.
Eu uso quase vanilla.
Acho a extensão de sound input necessária ainda, pois to sempre mudando a saída de áudio.
Tranquilo, não consumo utilizar muito git, e quando preciso eu acabo baixando o tar.xz do repositório e compilando localmente, isto só em caso de algum programa específico ter uma correção disponível via git e a distro demorar para disponibilizar.
Espero novidades do Suru++, infelizmente no dash tem um pequeno problema pois acabam ficando ícones simbólicos e coloridos dependendo da quantidade de apps, mas isto é uma coisa do dash mesmo, e creio que logo será resolvido pois fizeram uma pesquisa de quantas aplicações costumamos deixar no dash, com exceção a este detalhe o Suru++ está ótimo.
https://twitter.com/gnome/status/1147549975003271168
Os ícones de 16px e 22px são monocromáticos. Qual o tamanho do ícone você escolheu para a doca/dash?
Os temas GNOME++, que criei do zero, desfazendo todos os erros do autor do tema, e Suru++, seguem a hierarquia do Papirus cujos autores seguem as regras de FreeDesktop. Mas o tema padrão do Adwaita deu-me uma ideia — tenho de estudar a hierarquia do tema padrão do Adwaita, acho que isto poderá resolver os problemas de ícones simbólicos.
O Dash do gnome-shell não é fixo como o dash-to-dock, a medida que adicionamos ou abrimos programas ele redimensiona de forma dinâmica, teoricamente ficaria tudo monocromático, mas não acontece isto, no dash-to-dock você pode definir um tamanho fixo para os ícones então não ocorre este problema se forem definidos a partir de 24px.
Em qual Dash você está a utilizar que os temas GNOME++ e Suru++ não funcionam?
Dash padrão do gnome-shell do panorama de atividades, no dash-to-dock sem problemas, o GNOME++ Colorful mantém os ícons mesmo abaixo de 24px.
Aqui o Suru++ na extensão dash-to-dock
Aqui o Suru ++ no dash (original) do overview que é dinâmico.
Só lembrando o gnome-shell não utiliza dash-to-dock seu dash está lá desde o início do desenvolvimento sendo acessado pelo modo overview.
Isso é só pra galera que acha que o gnome do Ubuntu é o padrão

Não parei para observar, mas talvez só falte alguns links simbólicos, para deixar tudo no mesmo padrão.
Como mencionei anteriormente, isto é um problema do dash e não do tema de ícones, pois ele vai adicinando as aplicações e expandindo até um momento que não tem mais pra onde ir.
Então concluo que os problemas estão nos ícones de 16px e 22px de aplicativos que são monocromáticos. Por isso, Papirus é totalmente colorido em todos os ícones de aplicativos, categorias, places e tipos de ficheiros (mimetypes), por isto, funciona totalmente em qualquer ambiente. Então tenho de criar temas alternativos de Suru++, seguindo a hierarquia do Papirus e do Adwaita.
Quanto ao GNOME++, você ainda tem problemas?
O GNOME++ Colorful, até a quantidade de aplicações que costumo abrir simultaneamente, funciona sem problemas, nas outras variantes acontece o mesmo que o Suru++
Só ressaltando que o problema ocorre geralmente em telas pequenas, em uma tela full-hd é mais difícil de ocorrer.
Queres dizer “retina” (@2x)?