[RESOLVIDO] Tema Escuro interferindo em aplicações

Olá a todos!!! Estou tendo um problema com a utilização de temas escuros no Linux Mint 19.2. Alguns aplicativos que utilizo muito (mais especificamente, o Iramuteq) acompanham as alterações do tema do sistema e dificultam a utilização. Como faço para que um determinado aplicativo não siga o tema escuro do sistema?

PS.: Encontrei essa solução para o WPS Office mas não conseguir aplicá-lo ao Iramuteq. Na mesma página também há uma segunda sugestão de um outro usuário, mas também não consegui seguir os passos indicados.

[Resolvido] Tema Dark do Mint 19.1 afetando a interface do WPS Office]([Resolvido] Tema Dark do Mint 19.1 afetando a interface do WPS Office

3 curtidas

O tema dark faz com que os dados da tabela dentro do software fiquem ilegíveis…

@ThiagoVR, também tenho esse problema no Inkscape com o tema que utilizo, veja:

Os ícones nas barras de ferramentas são do mesmo tom de cinza do efeito de ferramenta selecionada (backgroud) do tema que utilizo!

Para contornar esse problema só conheço o método manual de alterar o tema para o padrão, quando for utilizar no programa em questão!

Infelizmente temas de terceiro nunca são perfeitos!
No Deepin pelo menos nas aplicações nativas você pode escolher um tema especifico para cada aplicação!

[RESOLVIDO] A quem interessar, um usuário do grupo do facebook do Linux Mint Brasil me ajudou a resolver esse problema. Fiz o teste em dois notebooks com Linux Mint 19.2 e nos dois casos o problema foi resolvido. Segue abaixo a solução que me foi sugerida:

Marcelo Roder Ferreira Não sei até que ponto minha maneira de resolver é segura, mas foi a única que encontrei.
1: definir uma senha para o usuário root

Para fazer isso: abra o terminal, digite o comando “sudo passwd root” e digite sua senha de usuário e tecle enter, depois digite a senha nova de root e tecle enter, e depois digite novamente a senha nova de root e tecle enter. É normal a senha não aparecer na tela e não aparecer os “*”.

2: Mover todas as pastas do tema escuro que estava usando (Mint-Y Dark) para a pasta de temas do meu usuário ( /home/[Usuário - no meu caso “marcelo”]/.themes ) usando superusuário

Para fazer isso: digite “sudo caja” no terminal e na janela que se abriu, vá para /usr/share/themes, selecione as pastas de todos os temas segurando Ctrl e clicando em cada um deles, clique com o botão direito e em recortar. Vá para /home/[Seu Usuário]/.themes, clique com o botão direito e em colar.

3: Para executar, abra o terminal, digite “su root” depois digite a senha de root. Depois digite “iramuteq”

Thiago, essa solução tem alguns problemas bem críticos.
O primeiro é mover todos os temas para o diretório do seu usuário. Isso vai fazer com que outros usuário, incluindo o root, não tenha acesso aos temas. Por isso que quando você roda o programa como root o tema fica diferente, provavelmente usando o tema adwaita que sobrou no diretório /usr/share/themes.

A outra, que é a mais grave, é rodar o programa como root. Isso é a regra de ouro nº1 e nº2 (citando clube da luta, hahaha) para qualquer um que use Linux: Nunca rodar um programa como root, a não ser em casos extremos. Qualquer bug ou brecha no programa e o seu sistema já era.

Uma solução um pouco melhor seria criar um outro usuário comum apenas para rodar o programa em si, e nele configurar um tema claro.

Edit:
Testei essa solução de usar um outro usuário comum e o programa acaba usando o mesmo tema do usuário principal. De qualquer forma, não recomendo usar essa solução que você disse. No fim, é melhor trocar para um tema claro enquanto usa o programa.

1 curtida