[Resolvido] Tema Dark do Mint 19.1 afetando a interface do WPS Office

Boa noite à todos.

Quando coloco o tema dark (qualquer um deles) no meu Mint 19.1, ele afeta a interface do WPS Office, deixando as células com fundo preto, e quando entro em opções, ele também deixa quase tudo ilegível. Vou postar uma imagem para ficar mais fácil a compreensão.
Tem como corrigir isso direto no WPS, sem ter que tirar o tema dark? (lembrando que em temas comuns, isso não acontece)

5 curtidas

Como não obtive respostas aqui, e após uma longa pesquisa acabei descobrindo como solucionar o problema, vou postar a solução.

Abra o terminal e digite:

xed admin:///usr/bin/et

No documento que irá abrir, encontre a linha:

${gInstallPath}/office6/${gApp} ${gOptExt} ${gOpt} "$@"

comente-a, e adicione uma nova logo abaixo:

${gInstallPath}/office6/${gApp} -style motif ${gOptExt} ${gOpt} "$@"

Fazer isso funcionou para mim, e espero que ajude quem estiver tendo o mesmo problema.

Obrigado.

15 curtidas

Muito bom colega. Tive o mesmo problema que você no Mint Cinnamon 19.1 e isso ajudará bastante. Obrigado pela colaboração.

2 curtidas

Cara que bacana! Você postou uma dúvida, conseguiu resolver e ainda postou a solução.
Certamente vai ajudar mais pessoas, excelente atitude! :clap:

Por aqui, não estou enfrentando este tipo de problema com o WPS Office. Utilizo o Debian Stable com o Cinnamon, entretanto, enfrento com outros programas. Talvez esta outra dica que vou deixar aqui também servirá para você.

Não estou dizendo que a sua solução não é válida, longe disto, só acredito que se por ventura esta minha dica funcionar, talvez ajude a solucionar com outros programas que bugam com o tema escuro. :+1:

A solução que tenho é modificar o atalho .desktop do software.
Basicamente basta acrescentar isto env GTK_THEME=Adwaita:light no Exec=.
**Note que este comando seta o tema GTK, somente para essa aplicação, para o tema Adwaita versão clara.

Exemplo de uso:

Exec=/usr/share/dbeaver/dbeaver

Exec=env GTK_THEME=Adwaita:light /usr/share/dbeaver/dbeaver

Obs.: Se você alterar o .destkop “padrão” do software, sempre que o pacote for atualizado, deverá ser inserido novamente este fix.

Forte abraço.

3 curtidas

Eu tenho esse problema, tive que mudar os .desktop pra usarem um tema light pra poder funcionar, mas pode fazer de outras formas, como foi a que vc conseguiu. Infelizmente esse é um problema de integração do WPS Office, é o preço a se pagar pra ter uma compatibilidade boa com arquivos da Microsoft, o LibreOffice tá melhorando mas o WPS ainda é melhor…

Você é o cara!!! Espero que em breve eu possa colaborar com o fórum!!!

Funcionou no Ubuntu 20.04.1 LTS também… Obrigado! :slight_smile:

No Ubuntu 20.04 tem que editar assim -syle=TextoQualquer

Fica assim:

${gInstallPath}/office6/${gApp} -syle=TextoQualquer ${gOptExt} ${gOpt} “$@”

No wps flatpak no kde não deu certo. Vocês sabem resolver neste caso?

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.