Tem como usar etiquetas no Nautilus?

O Dolphin tem um recurso que é colocar uma etiqueta em arquivos. Isso é útil, a meu ver, quando você, por exemplo, quer apontar para um arquivo no qual pertença a duas categorias.

Imagine um rádio-relógio. Você colocaria na pasta de rádios ou de relógios? Com o etiquetas você pode colocar uma etiqueta para rádio e outra para relógio…

Existe a função etiquetas no Nautilus?

Obrigado.

1 curtida

Não temos esse recurso no Nautilus e possível nunca teremos.
Um desenvolvedor chegou a trabalhar nisso, mas acabou virando aquele recurso de arquivos favoritos.

:vulcan_salute:

1 curtida

Você pode testar o gerenciador de arquivos do Elementary, ele tem um recurso de etiquetas. Mas, não sei o quanto ele ficaria estável utilizando em um ambiente GNOME.

Não conheço outros gerenciadores de arquivos que tenham esse recurso no Linux, mas, deve haver algum.

1 curtida

No Files, do Deepin, também tem essa feature, baseado em cores (mas que podem ser renomeadas) e funciona muito bem. O do Elementary é muito ruim. Ele só faz “colorir” a pasta, não sendo possível (até onde sei) fazer nenhum tipo de busca.

1 curtida

Oie! No POP_OS 2204 LTS tem sim! É mais um quebra galhos e tem video no canal do @Dio .

I. Abra o Nautilus e crie POR ELE uma pasta (ou reultilize uma) com o nome do marcador.

II. Arraste até a barra lateral e vai aparecer em verde (depende de seu tema) “adicionar marcador”. Pode soltar em cima da escrita em verde.

III. Pronto! Agora você tem um marcador. Pode fazer quantos quiser. Use e abuse deste recurso.

Extras:

I.Eu geralmente crio uma pasta na “Documentos” com o todos as pastas usadas de marcadores. Com isso deixa mais “clean” seu explorador de arquivos.

II. Você pode trocar o icone da pasta para ficar como se fosse os marcadores de cor do macOS. Mas lembre-se de deixar o fundo transparente.
-Se preferir, use a aplicação Gnome Caracteres para adicionar Emojis no nome da pasta para ficar mais legal.

Um forte abraço.

São dois recursos diferentes:

• O tópico original pergunta sobre adicionar etiquetas que funcionam como metadados adicionais para catalogar e pesquisar arquivos de forma mais eficiente. E isso ainda não existe no Nautilus de forma nativa.
  • Este recurso de marcadores que o Dio demonstrou e você explicou aqui, funcionam como atalhos para acessar
    diretórios de forma mais rápida, eles não adicionam metadados nos arquivos.

Não entendi? O do topico original seria como a do macOS? Que tem as bolinhas?

Isso mesmo. É um recurso similar as tags no MacOS.

Ata! Agora entendi. Desculpe a confusão.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.