Tem como emular Android no Ubuntu para acessar app de câmera veicular?

Mas é que eu preciso. Na verdade isso é um “malabarismo” que estou tentando fazer para resolver um problema.

Não sei se abro um novo post ou deixo aqui. Mas o problema que tenho é:

Eu tenho um celular com pouca espaço de armazenamento e utilizo um app para fazer download de vídeos de uma câmera celular. Esse app é da própria fabricante, baixado pela play store.

O que tenho que fazer é abrir o app e me conectar na rede wifi criada pela câmera e via o app, baixar os vídeos.

Então eu pensei em utilizar um algo como “um celular emulado no PC”. Mas para isso dar certo eu preciso que:

  1. Consiga me conectar à rede wifi da câmera

  2. Consiga baixar o app da play store.

Você pode reformular o seu problema? Não entedi muito bem o que está dizendo, e, que app é esse?

1 curtida

Eu possuo uma câmera veicular. Essa câmera grava vídeos no cartão microSD dela. Para acessar os vídeos e/ou baixá-los eu preciso de ter o app do fabricante instalado no meu celular Android.

O acesso é feito da seguinte forma: Eu abro o app da fabricante e ele se conecta à rede Wi-fi criada pela própria câmera veicular. Ao fazer a conexão, eu consigo ver os vídeos e /ou baixá-los para o meu celular.

O app é baixado pelaPlay Store. É da fabricante 70mai.

Como o meu celular tem pouquíssimo armazenamento disponível, gostaria de fazer um “malabarismo” utilizando alguma solução no computador. Mas para isso, essa solução deverá, obrigatoriamente:

  1. Conseguir baixar o app pela play store

  2. Se conectar à rede wifi da câmera veicular.

Obrigado.

Não, a não ser que você tenha duas placas (uma usada pelo SO real e outra reservada para a VM). Poucas placas domésticas tem a capacidade de se conectar a mais de uma rede Wi-Fi ao mesmo tempo (e eu não conheço nenhuma).

De qualquer forma, conectar à rede da câmera pelo SO real não bastaria?

2 curtidas

Acho que não, pois precisa ter o app que acessa os arquivos. Estar conectado à rede apenas, não manda nenhum comando para acessá-los, a meu ver.

Agora, pra quem sabe muito como essas coisas funcionam, deve haver uma forma de “requisitar” os arquivos do armazenamento da câmera.

O modo Bridge não funcionaria? Precisa ter 2 placas? A única, sendo wifi, já não bastaria?

1 curtida

O que você pode tentar é se conectar ao hotspot gerado pela câmera, e escanear as portas usando um utilitário como nmap, para saber a porta e o protocolo usado, permitindo acessar através do S.O. * Acredito que saiu do tema deste Tópico.

1 curtida

Então, conectar à rede da câmera antes de iniciar o aplicativo.

Ausência (ou desconhecimento por parte dos fabricantes) de padrões abertos complica bastante as coisas.

Que eu saiba, colocar uma bridge só permitiria acessar a rede que à qual o PC já está conectado, e não o que ele quer (máquina real numa rede e máquina virtual em outra).

Eu também já estou com vontade de fazer engenharia reversa dessa câmera.

2 curtidas

Vou seguir a dica de vocês. Acho que, como o colega disse, fugiu do escopo do post.

Vou encerrar por aqui e abrir outro.

Por sinal, além dessa tentativa, eu tenho outra, que é comprar outro celular, mas para isso há também um problema. Acho que vou abrir dois tópicos separados.

Obrigado.

Eu encontrei um vídeo que mostra como usar uma rede wifi específica dentro da VM, mas é necessário ter um adaptador USB. Como disse, o Genymotion depende do VirtualBox, e nisso a VM Android do Genymotion aparece no Virtualbox, basta editá-la:


Enfim, dá pra fazer, só precisar de um adaptador wifi USB.

E eu consigo usar a Play Store também?

Sim, como disse:

1 curtida

Vi o post e respostas.

Penso que do modo que você esta querendo será mais difícil. Mas há boas dicas e caminhos já dispostos anteriormente.

Pergunta boba, essa camera tem conector usb? Ja tentou plugar ela direto no pc e abrir imagens e vídeos como se fossem um “mass storage”?

Eu tenho uma action camera que tbm gera sinal wifi pra conectar e etc, mas plugando ela direto consigo acessar os arquivos assim como consigo até usar ela como webcam uma vez que trabalha com protocolo USB aúdio e vídeo (UVC e talz).

2 curtidas

Eu pensei nisso mas fico com receio de ficar removendo e conectando ela do conector de alimentação. Com o tempo pode ficar folgado. Ela vem com um cabo USB que liga em um adaptador naquela tomada de 12V do carro.

Outra coisa que me fez nem sequer testar isso é o fato de eu achar que esse cabo USB deve ter apenas ± 5V, não o par de dados, já que é um cabo de uns 3 m de comprimento.

Mas irei testar hoje e aviso a vocês. Caso dê certo, eu vou ver se compro algum tipo de “benjamim-USB” para evitar o problema.

Entendo! A questão de conector é chato mesmo se vir a folgar.

Aqui, outro caminho, caso tenha TV Box e HD externo tbm é um caminho mais rápido ao invés de fazer todo o rolê de VM e etc. TV Box já usa android e normalmente rola a playstore dai é ligar nele via wifi e enviar pra um hd plugado nele, ou então até plugar via cabo USB no tv box e fazer mesmo processo como se faria no pc.

É só mais uma sugestão.

1 curtida

Boa sugestão.

O que faço atualmente é utilizar um celular para baixar apenas os vídeos que quero, mas é complicado ficar procurando. A ideia era baixar tudo do dia e deixar guardado como um backup, caso precise no futuro.

Para isso eu também pensei em adquirir um celular novo, com mais memória. Mas aí esbarra em outra questão: limite de vídeos no Youtube.

Bom, é uma situação meio daquelas: você tenta ir por um caminho e esbarra em outro problema.

Inclusive, deixo como pedido, darem uma olhada nesse meu outro post: App You Cut editor e edição de vídeos em 4K

1 curtida

Outra sugestão, seria criar um servidor com a extensão WebDAV do protocolo HTTP, no seu linux, e então através de um APP, para gerenciar arquivos com suporte, como o Cx File Explorer, configurar ao armazenamento de rede (WebDAV), assim permitindo você copiar os videos para o armazenamento remoto, a qual estará disponível para qualquer dispositivo na rede, e esses videos não ficarão armazenados no seu celular e sim no seu pc, resolvendo o problema de armazenamento, e depois que estiver no seu linux, poderá criar um backup da maneira que quiser…

Como que faço isso? Estou testando me conectar a ela. Já estou no Wifi dela em outro PC.

Hehe, isso realmente pode ser simples, e se resolver com algumas etapas à qual, poderia te auxiliar, ou acabar se estendendo, o que levaria em uma analise mais aprofundada, talvez envolvendo algo a qual, eu precisaria deter algum modelo desta câmera para testes e afins… O que levaria tempo e sairia totalmente fora do escopo deste tópico. Mas sobre o uso de ferramentas como o nmap, você encontra facilmente em uma busca rápida na internet. Espero que não me interprete mal! :v:

Talvez o @Capezotte que se mostrou animado, possa querer participar dessa “brincadeira”. :male_detective:

1 curtida