Tem como mudar a distribuição Android de uma Tv Box?

Por aqui na minha região tem várias pessoas que possuem Tv box e pelo que entendi o que um tv box faz é emular o sistema Android em uma tv (me corrijam se eu estiver errado), percebo que um montão dessas tvs box travam demais (reconheço que o hardware pode ser precário) e possuem versões Android desatuializadissimas e já percebi aplicativos do sistema muito estranhos e com nome em chinês nelas (o que me soou bem estranho mesmo), o Android é um sistema livre então já existem distribuições especificas para tvs box? E se houverem como faço para instalar? (Não precisa escrever aqui se não quiser, deixar links com algum artigos explicando como fazer já será uma ajuda)…

Em uma tv box de um amigo por exemplo, a laucher dela muitas vezes não inicia (e é a launcher do sistema ou seja desinstala-la não é tão fácil) e a play store travava horroroes e parava de abrir (apresenta falhas continuamente) obrigando a todo momento limpar os dados da mesma para ela funcionar, há distribuições Android mais otimizadas que poderiam solucionar esses problemas?

Um exemplo: É possível instalar Lineage OS no tv box?

Quem souber de sites e artigos que explicam mais sobre os assuntos envolvidos aqui e quiser deixar o link aqui também estará ajudando…

Se alguém quiser explicar também será ajuda…

Enfim, aguardo respostas espero que tenham compreendido e se alguma coisa não ficou muito clara podem perguntar que tentarei explicar melhor…

1 curtida

Olá.
Sim, é possível você fazer “flash” de builds diferentes de android. O maior porém nisso é conseguir builds bem específicas para o conjunto SoC e periféricos (BT, Wifi) que embarcam juntos os drivers corretos. Para isso precisa pesquisar bem essas informações, bem como o método de flash a ser utilizado.
O caminho é pesquisa mesmo. Primeiro sabendo exato qual é o processador, controladoras wifi e demais para ai pesquisar.
Exemplo: Tv Box X96+ Mini usa o o SoC Amlogic S905W daí já tem que ser builds que trabalham com esse SoC, depois verificar nas builds as informações que dizem se funciona os periféricos e tal.

1 curtida

Antes de mais nada, como faço para preservar a versão que veio de fábrica para que caso haja qualquer problema seja possível retornar a inicial?

Ai você deve procurar pela a StockROM original do seu TV Box. Ao mesmo tempo que encontrar imagens otimizadas, pesquisar pela versão original. Além disso, verificar se encontra uma ferramenta que copia a ROM atual fazendo backup.

1 curtida