Tem como fazer uma instalação "minimal" do debian?

Pessoal, migrei do arch para o debian recentemente, e não está sendo ruim, mas o arch é uma distro minimalista, que vem com poucos pacotes e só instala o que você quer. Mas o debian é diferente, ele já vem com bastante coisa. Por isso queria saber se dá pra fazer a insalação do debian no estilo do arch pra não vir cheio assim, e também já queria saber se tem como ativar rede wireless, porque uso adaptador de internet.

Acho que a ISO pronta mais perto do que você está pedindo é netinst-nonfree

Outra opção é instalar estilo Arch mesmo: pegar um sistema live ou já instalado, nele instalar o comando debootstrap (wiki do Debian) (equivalente ao pacstrap, instala o mínimo para fazer o chroot funcionar) e daí em diante fazer como se estivesse no Arch.

3 Curtidas

mano, netinst-nonfree é exatamente a que eu quero! sabe onde tem?

1 Curtida

mas esse já testei, disse que faltou um driver do firmware, e que tem que carregar por uma mídia. :confused:

É só colocar o arquivo de firmware no outro pendrive, aí conecta no computador na hora de pedir de mídia. Já fiz isso.

Só baixar um desses arquivo compactado e extrai a pasta firmware para pendrive. Este aqui é na versão Buster.

Se quiser a versão Sid, está aqui.

:thinking: vou ver sobre isso

deu certo sobre a net, mas quando fui ver os espelhos deu erro, melhor voltar pro arch mesmo.

Pelo que ja pesquisei o Debian já é de fato um sistema minimo , pois qualquer interface que Voçê escolher vem apenas com os softwares basicos da mesma , ja testei Debian e diferente dos outros sistemas ele vem bem magro , tive que instalar muitos softwares que no Ubuntu já vem por padrão.

Sobre instalação mínima:

Sobre a ISO netinstall nonfree com firmware (391M):

Mas infelizmente vai ter que instalar , a não ser que o objetivo seja apenas testes , ou instalar o sistema e um navegador e pronto.

Tranquilo cara, eu não quero fazer exatamente igual. :smile:

1 Curtida

Se ainda não desistiu:

Não desmarque todas as opções no tasksel. Deixe ferramentas do sistema marcado. Feito isso, no pós-instalação vai ser quase igual ao Arch. Com a diferença de que o disco, o grub e o sistema base já estão instalados. Ai você vai cair em modo texto e pode instalar o que quiser. Uma boa prática, se quiser tudo mínimo, é usar o parâmetro “–no-install-recommends” junto com o apt.

Se estiver em dificuldade com o netinstall, baixa um DVD e tenta fazer a instalação por ele. A instalação do Debian é bem simples. Não tem dificuldade não. E, problemas com firmware, se estiver usando a iso non-free, são bem raros.

Valeu pela dica! Instalei num hd secundário e tô usando tranquilo, no meu principal uso o arch mesmo.

1 Curtida