Tela touch não é reconhecida. Como resolver

Não gostaria de retirar o Windows, já que da última vez que retirei, o touch não funcionou no Linux

Será que eu poderia adicionar um dispositivo na pasta input no Fedora?

Faz o seguinte: coloca o Puppy Linux em um pendrive ou cartão de memória e testa em modo live. Teste tanto o FossaPup64 e o ScPup:
https://puppylinux.com/download.html

@Yofiel @fastos2016 @lfmoreno
Sabem de algum modo dele forçar o reconhecimento da tela touch screen manualmente no Fedora?

Vou testar. Mas ele é responsivo no touch?

Em geral é um sistema bem rápido e responsivo (é feito para ser assim), o problema que vejo aqui, que é o que imagino que aconteceu com as outras distros, é ele reconhecer a tela touch screen de seu equipamento, porque uma tela touchscreen de modo geral deveria ter suporte via kernel em qualquer distribuição Linux de propósito geral atual, acontece que a Positivo monta equipamento white label que por vezes dado sua origem não são identificados durante a instalação, por isso, o único jeito é ir testando algumas distros diferentes ou identificar o hardware e procurar uma solução em cima disso, a parte do hardware está difícil de saber qual é, então tem que tentar diferentes distros.

Pelo que pesquisei baseado no report, o notebook usa um protocolo proprietário da Microsoft chamado HID I2C que dependendo da implementação e equipamento, traz complicações para o modulo i2c-hid do kernel Linux.

https://github.com/torvalds/linux/blob/master/Documentation/devicetree/bindings/input/hid-over-i2c.txt

1 curtida

Então, deve ser um caso semelhante ao do PowerVR desse equipamento do outro tópico:

Com essa sua informação, dando uma pesquisada aqui, penso que talvez fosse uma boa idéia dar uma chance e instalar o Debian com suporte a drivers proprietários:

http://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/

Gente, obrigado pela informações. Eu testo o que me disseram. Mas, para os drivers no Debian funcionarem, preciso instalar ou funciona no modo live? O Debian tem uma ISO específica para o modo live?

Você não previsa necessariamente instalar por uma imagem live, a dica do live é que, através dessa forma de uso, você pode testar previamente um sistema operacional sem ter que instalá-lo em seu disco local, assim, se funcionar dentro do esperado, basta você fazer uma instalação normal e completa depois, se notar que o sistema não está legal, basta mudar de sistema operacional (testar outro sistema) sem ter que formatar ou apagar o disco, já que nada estará realmente instalado em seu computador.

Aqui tem versões live do Debian para você testar primeiro:
https://cdimage.debian.org/debian-cd/current-live/amd64/bt-hybrid/
https://cdimage.debian.org/debian-cd/current-live/i386/bt-hybrid/

Se tudo der certo com a versão live, a recomendação depois, no caso específico do Debian, seria instalar a partir de uma dessas versões com pacotes não-livres, porque seu notebook trabalha com componentes proprietários, como o usado na tela touchscreen:
https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/current-live/

Vou baixar a ISO agora mesmo. Então baixo de qualquer um dos links que me mandou ou baixo a do último link?

Como seu processador é de 64 bits, baixe uma destas 3 imagens a sua preferência (veja qual das 3 interfaces gráficas te agradam mais):
https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/11.0.0-live+nonfree/amd64/bt-hybrid/debian-live-11.0.0-amd64-xfce+nonfree.iso.torrent
https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/11.0.0-live+nonfree/amd64/bt-hybrid/debian-live-11.0.0-amd64-lxde+nonfree.iso.torrent
https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/11.0.0-live+nonfree/amd64/bt-hybrid/debian-live-11.0.0-amd64-lxqt+nonfree.iso.torrent

Ou se quiser algo mais sofisticado, as outras opções são mais pesadas, mas, devem rodar em sua máquina também, seriam o Mate e o Cinnamon:
https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/11.0.0-live+nonfree/amd64/bt-hybrid/debian-live-11.0.0-amd64-mate+nonfree.iso.torrent
https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/11.0.0-live+nonfree/amd64/bt-hybrid/debian-live-11.0.0-amd64-cinnamon+nonfree.iso.torrent

Escolha a que mais te agrada, salve em um pendrive ou cartão de memória e teste o sistema sem instalar. Teste a tela de toque, som, wifi, veja a resolução, etc.
Se tudo der certo, depois é só instalar de verdade na máquina.
Poste os resultados aqui para que os colegas do fórum possam ajudar, mesmo se não der certo, temos outras distribuições que podem funcionar.

1 curtida

Eu prefiro totalmente o GNOME. Poderia ser o GNOME não? Eu já usei o Ubuntu e o Pop!_OS neste hardware e rodo normalmente

O Gnome rodou bem em sua máquina? Se sim, então, a imagem com Gnome é essa:
https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/11.0.0-live+nonfree/amd64/bt-hybrid/debian-live-11.0.0-amd64-gnome+nonfree.iso.torrent

Você não comentou se usou, mas, já que você curte o Gnome, o Zorin também tem um bom suporte a hardware:
Download - Zorin OS (pode tentar depois)

1 curtida

Não consegui dar boot no micro sd, então nem dá. Vou baixar a ISO com GNOME. Obrigado!

2 curtidas

Tentou o mesmo por um pendrive? Você está usando qual programa para injetar a imagem no cartão de memória? Tem que ver também a ordem de boot, se o cartão de memória está em 1º lugar (no topo) no caso.

1 curtida

Como tá dando para ver, não sou experiente nisso. Usei o app que vem no próprio Pop!_OS ou o app de discos do GNOME, onde posso restaurar a imagem do micro sd. E não aparece o micro sd na ordem de boot não. Mas não problema, vou deixar no pendrive mesmo

Uso Pop!_OS no meu PC

Mas, o pendrive aparece né?
Para sistemas operacionais que não têm um criador de pendrive bootável próprio, você pode usar programas de terceiros, uma boa opção em minha opinião é o BalenaEtcher que é bem intuitivo e tem versões para Windows e Linux:

(Dê uma olhadinha, vai ser útil não apenas agora, mas, será no futuro).

1 curtida

Não sabia que tinha um app pra tornar um pendrive bootável e outro para micro SD. Tá baixando a ISO agora. Quando eu for testar, falo se funcionou ou não

1 curtida

Sim, além dele, inclusive tem outros como:
Rufus - Crie drives USB bootaveis facilmente (apenas para Windows)
https://unetbootin.github.io/ (cria pendrive bootável de várias distros famosas)
https://www.pendrivelinux.com/yumi-multiboot-usb-creator/ (mesma coisa do anterior)
Ventoy

Sugeri o Etcher, porque acho que será o melhor para o seu caso, como você pode ver até mesmo nesses vídeos mais curtos ou na animação em gif do site oficial, é super simples:
Você baixa o programa, executa, clica em escolher a imagem que vai ser instalada no pendrive ou cartão de memória, clica em “flashar” (gravar a imagem na memória flash) e aguarda a conclusão.
Depois você pluga o pendrive ou cartão de memória e reinicia o computador com ele plugado (na tela de boot você deve escolher para iniciar pelo pendrive ou cartão de memória, se já não estiver configurado assim, mas, imagino que já está configurado, pois, você conseguiu instalar o Mint, Fedora, Pop!_OS, etc).

1 curtida

Eu sei criar um pendrive bootável. Tenho vários aqui. Eu já criei o cartão de memória também, mas quando entro na BIOS pra escolher simplesmente não aparece

1 curtida

Entendo, então deve ser alguma trava da bios usada pela Positivo, provavelmente tem que entrar em alguma configuração avançada para habilitar o boot por cartão de memória. O que poderia ser feito é você enviar uma imagem com a tela de boot para vermos o que pode ser configurado, mas, como você disse que pelo pendrive está funcionando, recomendo ir por esse método mesmo.