Saudações,
Estou tentando fazer dual boot com o Linux, ajeitei a ordem de boot na placa mãe (Asus TUF H310-M), mas quando reinicio esperando o grub, a tela toda “quebra”, os caracteres nem inteiros ficam, tudo fica bugado. Já aconteceu isso com Ubuntu e Mint, que foram as distros que testei. O que fazer?
Ps.: Não consigo usar o terminal quando isso ocorre
Pode ter alguma falha na BIOS do seu computador que detona o Framebuffer EFI. Tente iniciar o instalador do sistema operacional em modo Legacy.
Indicar o seu hardware também pode ajudar na solução do problema.
Meu hardware: Intel i3 9100F, Nvidia GTX 1650, Memória RAM 8GB Geil Evo Potenza, Placa-Mãe Asus TUF H310-M.
No erro dá um Initramfs unpacking failed: Decoding failed
e os caracteres ficam bugados embaixo, mas eu consigo ouvir o som do Mint iniciando
ATT: aconteceu algo interessante, consegui instalar o Mint pelo modo de compatibilidade com 64-bits, mas quando fui rodar o sistema depois de instalado, deu o mesmo erro
Vc sabe dizer se foi instalado o driver proprietário da nvidia? Ou se está em uso o driver opensource, conhecido como nouveau?
Quando o computador inicia, se vc apertar Ctrl+Shift+F2 aparece o terminal? Ao apertar Ctrl+Shift+F7 (ou F1) volta para tela gráfica bugada?
Vc tem acesso ao menu do grub para escolher opções avançada? (as vezes eh necessário ficar apertando o shift ou ficar apertando ESC durante o início do sistema)
Assim, no fim das contas consegui rodar ativando o CSM na placa-mãe. Até aí, tudo bem. Rodou certinho.
Mas descobri que certas motherboards não são compatíveis com o Ubuntu. Nas listas, a minha placa nunca é citada. Será por isso que o Ubuntu/Mint rodam tão mal? Porque do nada deu um bug no meu Ubuntu ao definir uma imagem de papel de parede e o OS deu uma reiniciada leve, umas 2~3 vezes.
Então, quanto aos drivers: na instalação do Ubuntu, instalei o recomendado pelo sistema, que era da própria Nvidia. Tinha o Nouveau, que era opensource também. Mas mesmo assim umas horas mais tarde deu pau. O OS deu umas reiniciadas leves e o áudio não funcionava mais
A placa mãe é recente. Confira se está com a BIOS mais recente. As vezes as primeiras versões das placas podem apresentar uns bugs que são corrigidos só depois delas serem fabricadas.