Tela preta piscando "Grub Minimal Bash Like" em dual boot

Olá a todos, estou passando por uma situação um pouco peculiar. Tenho um notebook de 2012 (a bios é UEFI) em dual boot do Mint 19.2 e W10. Assim que finalizei a instalação do Mint, funcionou tudo perfeito. Reiniciei algumas vezes ao longo dos dias e deixei o sistema do jeitinho que queria. No entanto, ao deixar umas 2 semanas parado, resolvi ligar o notebook e me deparei com a tela normal de lista dos SO no grub piscando rapidamente e sendo substituída por uma tela com a seguinte mensagem:

“grub minimal bash-like line editing is supported”

A frase é mais longa, caso seja relevante tentarei reproduzir o problema para tirar uma foto. Enfim, logo abaixo da frase aparece um “grub/” saltando linhas sozinho como se alguém estivesse apertando a tecla Enter.

Até aí okay, já passei por coisa semelhante e tem tutoriais na internet. Mas, por casualidade, apertei rapidamente a tecla de seta em uma inicialização. Isso antes da tela de grub piscar e dar o problema. Ao fazer isto, consigo permanecer nesta tela normalmente. Inclusive escolher a opção W10 e dar boot. Mas ao escolher a opção Mint dessa forma, ele só dá boot com sucesso quando quer. Na maioria das vezes ficando preso na tela da logo Mint piscando. Por enquanto apenas tentei usar a ferramenta Boot Repair para reinstalar o Grub e também no modo automático de reparo.

Alguém poderia me ajudar, mesmo que solucionando essa curiosidade?

Olá @CsarBrasil tudo beleza?

É possível que sua instalação do Mint esteja corrompida ou que a partição onde ela está instalada esteja com bad-blocks (falha física no disco) .

Minha sugestão é dar boot por um live pendrive e rodar um “fsck” que seria o equivalente ao scandisk no Linux e ver se ele indica algum problema na partição onde o Mint está instalado.

Aqui tem umas dicas de como usar o FSCK, apesar de antigo o processo é o mesmo.
Apenas fique atento para usar o comando certo do FSCK de acordo com o sistema de arquivos que você escolheu para a partição do Mint.

:vulcan_salute:

Por acaso, quando você acessou o W10, você trabalhou com ele?
Teclados de note/net (Esses teclados de películas que não me lembro o nome no momento! rs) são bem sensíveis e chatos as vezes.
Pode ser que esteja com a trilhas de contato de alguma tecla presas e por isso esteja acontecendo isso. O que pode causar isso é poeira, umidade, idade do teclado…

Acesse o Notepad pelo W10 e faça alguns testes de digitação para tirar a certeza de que não seja problema físico do teclado.

1 curtida

Olá @eddiecsilva tudo sim.

Estou no processo de tentar fazer isto. Porém já encontro outros problemas. O live-usb está preso numa tela de boot onde as linhas se repetem indefinidamente. Pensei que poderia ser erro do pen drive, mas testei em outro notebook e funcionou normalmente. Inclusive usei outro pen drive com outra ISO para testar e deu o mesmo problema. Que viagem viu

Olá @Miura, utilizei sim o W10. Assisti episódios de séries e fiz navegação normal na internet por algumas poucas horas, inclusive bate-papo (digitação cotidiana). Não notei nada de estranho no teclado além dele nao reconhecer o atalho Alt+tab apesar de reconhecer as teclas individualmente.