Tela preta no Linux TV

Boa tarde! Já uso Linux há um tempo, mas no momento estou usando na TV 4K da sala porque estou sem monitor. O monitor que eu tinha só funcionava via VGA, e por algum motivo o Linux não dava imagem nele. Além disso, tenho uma TV Panasonic de 32" que, ao conectar via HDMI, também não dá imagem em sistema linux nenhum (Zorin, Pop!_OS ou Mint). Só aparece a tela da placa-mãe (BIOS), mas o logo do sistema e a interface não carregam. Testei em outra TV de 32" e o problema se não se repete mais. Alguém sabe o que pode ser? Tenho placa mãe asrock fm2a68m-hd+ e cpu amd a6 com radeon r5 integrada

Não entendi se o computador chegou a funcionar com alguma configuração e em algum passado.

• Ele estava funcionando e parou?
  • Quando foi a última vez que funcionou corretamente? Qual era a ligação dele: VGA ou hdmi?
  • Tentaram instalar o sistema recentemente? Conseguiram iniciar o sistema no modo de instalação com inicialização pelo pendrive?
1 curtida

Quando eu usava o monitor só funcionava no HDMI, porém a entrada do HDMI do monitor estava defeituosa, nem tenho mais ele tbm. O VGA não funcionava no monitor usando o Zorin, demais sistemas não sei. Eu até consegui fazer gerar imagem na tv do meu quarto uma Panasonic TC32FS600B mas com o “nomodeset” ativado no GRUB. Porém é inviável usar com ele ativado. Na outra TV 32” funcionou o PopOS sem precisar do “nomodet” ativado no GRUB. Eu testei o PearOS NiceCore, ele funcionou nessa Panasonic sem “nomodeset” mas a distro é muito mal otimizado, cheio de bug e falta muita coisa, ficando inviável de usá-lo no dia a dia. Então tive que ir testando outras distros. O único que não testei até agora foi o fedora, eu não curto a ideia de usar dnf pois já me acostumei com apt.

Atualizações: Eu consegui fazer funcionar sem nomodeset. Reinstalei o Pop_OS em EFI ainda dava o problema de tela preta. Porém na tv da sala eu entrei no Systemd-boot que só tem na instalação EFI, na Legacy é o GRUB. E entrando no systemd-boot coloquei o “amdgpu.dc=0” no lugar do que seria o “nomodeset” e boom, está funcionando na Panasonic

2 curtidas

Legal! Esse modelo de placa (R5) funciona com dois drivers diferentes no Linux, o radeon era padrão antigamente, e o amdgpu (melhor e mais recente) passou a suportar o hardware antigo recentemente.

1 curtida

Agora eu tenho outro problema. Kkkkkkkk ai mds. O Aspect Radio em 1920x1080 fica cortando as partes de cima e baixo da tela. E se eu mudo a resolução para 1366x768 por exemplo. Aplicações como o Chrome bugam o mouse, ele não está onde o cursor aparece. E nas configurações da TV não tem o que fazer, está em 16:9

Essa TV Panasonic é parecida com uma que eu tinha; se não me engano tem uma configuração para ajustar a imagem, “Overscan” eu acho..

Tente adicionar na linha do kernel

amdgpu.sg_display=0

Coloquei o cmd mas quando altero a resolução para 1920x1080 a tela apaga e reverte para 1336x768

Bom dia

Tente adicionar na linha do kernel

video=HDMI-A-0:1920x1080@60

Veja com xrandr qual o vídeo de saída

Boa sorte