Tela preta em videos em tela cheia deepin 20

sempre que assisto a um vídeo na tela cheia em qualquer aplicativo (como vlc ou deepin video) ou mesmo no navegador, (firefox ou chrome) ao usar tela inteira a tela fica preta entre 1-3 segundos aleatoriamente durante a reprodução de vídeos. Eu não sei o que fazer…

(obs: tenho dual boot e no windows tudo funciona normal o que descarta o monitor ou placa gráfica com defeito)

(obs 2: fiz a atualização de kernel achando que poderia resolver mas tbm não resolveu e está tudo atualizado)

meu PC:
deepin 20

AMD RX 470 4gb
Ryzen 5 3500x
16gb DDR4 2666mhz RAM
SSD 240 bx500 crucial
HDD 500gb WD
B450M GAMING Gigabyte motherboard
acer monitor (1336x768)

configuração de ENERGIA OK (nunca desligar a tela)

Tente não usar os gráficos da AMD e veja se é esse o problema.

Outra: se estava funcionando bem antes, revise todos os pacotes que você instalou de lá para cá…

eu só tenho a amd é o gráfico é escolhido automaticamente no deepin quando se está com placa amd o amdgpu já é o padrão, não há como alterar (pelo menos não oficialmente) e o problema existe desde que eu instalei o deepin 20.

No VLC, tente mudar a saída de vídeo para, por exemplo, “Saída de vídeo X11” ou “Saída de vídeo XVideo”:

Caso esse “piloto” dê certo, podemos partir para fazer operações equivalentes no browser.

agradeço a ajuda, eu tentei as 2 opção XVideo (XCB) e X11(XCB) mas infelizmente o problema persiste ainda.